Carreira

Saiba como se manter estrategicamente relevante para o mercado

Em um cenário de mudanças tão rápidas e que exige que estejamos preparados para enfrentar as alterações do mercado, precisamos ter ciência e chamar para nós a responsabilidade da gestão estratégica das nossas carreiras. Caso contrário, ficaremos para trás no nosso desenvolvimento profissional.

Definitivamente, o protagonismo de nossas carreiras trás grandes responsabilidades. Dentre elas, nos mantermos reciclados e de olho no que acontece ao nosso redor. 

Acho importante começar essa conversa com duas inquietações e, a partir delas, deixar algumas dicas para ficarmos preparades para chamarmos a atenção das empresas que estão, o tempo todo, olhando o mercado atrás dos profissionais que possuem um engajamento de carreiras.

A primeira inquietação é a seguinte: o que você é capaz de lidar é o que te constrói.

Isso pode soar um pouco pragmático, e é.

Se pararmos para pensar com cuidado na nossa evolução de carreira, muitos de nós nos depararemos com algo que está parado, incompleto ou até mesmo obsoleto. Aquele curso que não terminamos, aquela aula que não assistimos, aquele exercício que estamos procrastinando a resolução ou aquele artigo que não lemos e ele já perdeu a validade. 

Isso é uma bagagem pesada que não precisamos carregar na jornada. Lixo que acumulamos e acabamos carregando sem motivos nas nossas carreiras. É preciso uma higienização.

Uma forma simples de começar essa higienização é não nos atolarmos em atividades que não conseguimos lidar. Ás vezes estamos querendo tanto nos manter relevantes que não temos esse cuidado. Acabamos, então, entregando pouco ou quase nada do total de coisas que nos propusemos a fazer. 

Se organize e seja bem crítico com as suas escolhas de demandas para construção de carreira. Você não precisa necessariamente se especializar em algo, mas não precisa ser totalmente generalista. Foque em uma direção e lide com atividades que te ajudem a chegar no destino dessa direção.

Quando você tem uma visão clara do que é capaz e como lida com as suas atividades, isso constrói uma base muito firme, uma espécie de guia de como realizar com sucesso os seus projetos profissionais. 

Isso será um bom começo.

A segunda inquietação é mais voltada para a responsabilidade: o que você está fazendo do pela sua carreira hoje?

Uma pergunta simples e direta e que, muitas vezes, responde o porquê estamos parados no mesmo lugar.

Imagine uma empresa qualquer. Para ela funcionar, crescer e ter lucro, são necessários alguns agentes que trabalham em conjunto: os funcionários, os materiais, os departamentos, as atividades a serem executadas, as metas e objetivos, etc.

Agora imagine que essa empresa é a sua carreira. Quais são os agentes que você agregou á ela para que ela cresça e tenha sucesso. Para que você saia da base e suba até o topo, o que você fez?

Essa responsabilidade é nossa, mas tendemos a transferi-la para agentes externos a nós: o tempo, não ter dinheiro para investir em um curso, não nos informarmos, dentre tantas outras desculpas que normalmente utilizamos para justificar o que não fazemos pelas nossas carreiras.

Agora que já refletimos sobre o que somos capazes de lidar e o que estamos fazendo para construir as nossas carreiras, que tal algumas dicas que podem auxiliar nesse processo da gestão da carreira.

Preparades?

Faça networking

Já ouviu dizer que unidos vamos mais longe? Pois é, isso é verdade. O poder do networking é imenso. Cultive uma rede de relacionamentos que faça sentido, seja útil e eficiente. Pessoas que você possa estabelecer trocas profissionais e de informações e que se ajudem mutuamente. Se um dia aparecer uma oportunidade de trabalho na sua rede, por exemplo, certamente você será lembrado.  

Mantenha-se informade

Não adianta ter uma rede de contatos e não ser uma pessoa com informações. A base do networking é troca e informações são a maior parte dessas trocas. Seja informar uma pessoa sobre um curso grátis, seja falar sobre uma notícia do mercado que você atua, ou uma indicação para uma vaga. Ter as informações e se manter atualizado é um ingrediente de sucesso para manter a sua rede interessada em você.

Aprimore as suas skills

Tudo muda o tempo todo. Tenha isso em mente.

Então não adianta achar que estamos sabendo de tudo pois sempre existe algo novo para aprender com tantas mudanças.

Encare isso como uma oportunidade de se reciclar. Que tal retomar aquele curso de idiomas que você não terminou. Ou porque não aprender algo novo, ler um artigo que traga ideias para, uma reciclagem de um curso que você fez há muito tempo.

Isso sem contar nas soft skills que são aquelas habilidades que não são técnicas. Porque não aprender a se conhecer melhor e entender quais são seus pontos fortes e fracos? Tenha sinceridade com você e analise com cuidado o que precisa ser aperfeiçoado para que você evolua na carreira.

Atualize o seu LinkedIn

Hoje a rede profissional possuí mais de 500 milhões de contas ativas. Dessas, 29 milhões são contas brasileiras.

Grandes esses números não? Ou seja, todo mundo que se preocupa com a carreira está usando o LinkedIn.

Seja para procurar um trabalho ou um profissional, fazer uma conexão com alguém, vender um produto ou serviço ou se informar. Tudo acontece no LinkedIn.

E o melhor de tudo isso é que essa rede é focada no nosso lado profissional. Ela é o melhor lugar para mostrarmos a nossa marca profissional, o que é a nossa carreira.

Faça posts, interaja com as pessoas, conecte-se com pessoas que farão sentido e agregarão ao seu crescimento e mantenha suas informações atualizadas.

Onde arrumar um trabalho?

Hoje existem inúmeras plataformas que possuem vagas legais e que mandam e-mail segmentados para a sua base de contatos.

Vou deixar aqui uma postagem com 31 sites legais para que vocês possam procurar um emprego.  

Espero que essas reflexões e dicas sejam úteis para o planejamento da carreira de vocês e para que se mantenham relevantes num mercado competitivo e que precisamos estar preparades.

Até a próxima!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *