Carreira

A importância do mindset empreendedor para conquistar a melhor versão de sua jornada

por Victor Lambertucci – CEO e facilitador na Profissas

Aquele pensamento de apenas esperar acontecer não vai te deixar mais perto de realizar seus planos. Tem que ter paciência e resiliência, sim, mas não dá pra achar que as coisas vão cair do céu. Você precisa se colocar no mundo, como “done” da sua própria caminhada.

É aí que nasce o conceito que tanto defendo sobre ser #empreendedornavida. Há uma restrição do significado dessa palavra tão poderosa, aplicando-a apenas às pessoas que abrem uma loja no bairro, investem em um negócio online, ou se tornam donas de um restaurante sobre rodas. Essas pessoas, claro, são empreendedoras, mas não pelo simples fato de iniciarem uma empresa, mas pela maneira como se posicionam.

Ser empreendedor(a) significa ter espírito de realização, em outras palavras, correr atrás dos seus objetivos, reconhecendo e vencendo os desafios para alcançá-los.

Empreender nada mais é que planejar, executar, colher resultados (e tudo o que vem no meio disso). Quais são seus sonhos e o que você está fazendo pra torná-los realidade? Você é coadjuvante ou assume um papel de protagonismo na sua vida pessoal e profissional?

Essa última pergunta, leva-nos a mais um importante lembrete. O mindset empreendedor não é para ser aplicado somente à carreira, mas na vida como um todo. No trabalho, é possível utilizar, por exemplo, comportamentos e técnicas do empreendedorismo, tanto para otimizar entregas, como para alavancar seu desenvolvimento profissional.

Pessoalmente, pode te proporcionar mais qualidade de vida, mais clareza nas suas escolhas e, portanto, uma vida mais saudável e equilibrada. Em geral, ser empreendedor na vida te possibilita mais oportunidades, mais que isso, mais condições de estar aberto à abraçá-las e de não deixá-las passar.

Em geral, ser empreendedor na vida te possibilita mais oportunidades, mais que isso, mais condições de estar aberto à abraçá-las e de não deixá-las passar.

No dicionário, protagonista é “o principal personagem de uma peça de teatro, um livro, um filme, etc; ou indivíduo que tem papel de destaque num acontecimento.” Neste caso, estamos falando da sua vida e ainda não inventaram um controle para rebobinar, (in)felizmente.

O que nos resta é tirar o melhor proveito do que temos de certo, não é mesmo? Por isso, ficar vendo a vida passar, deixar sempre para depois, ou se contentar com um não como resposta e desistir de tentar não são opções.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *