Carreira

Por que as Soft Skills são tão relevantes quanto o conhecimento técnico?

Quando se trata de entrar no mercado de trabalho, a primeira coisa que vem à mente é ter um bom conhecimento técnico na área de atuação, dominar mais de um idioma e conhecer as ferramentas digitais adequadas. Mas e quanto as Soft Skills? Você as conhece?

Caso não, então saiba que os recrutadores dão muito importância para elas na hora em que vão entrevistar os candidatos para uma vaga na empresa.

Hoje em dia, as Soft Skills são tão importantes quanto os conhecimentos básicos e técnicos a respeito de uma área profissional. E para você saber mais sobre o que são as Soft Skills e por qual motivo elas são tão relevantes atualmente, confira os tópicos desse artigo:

  • “Habilidades suaves” – A importância delas no mercado de trabalho
  • Conheça algumas Soft Skills que vão ajudar a sua carreira 
  • Como desenvolver as Soft Skills

“Habilidades suaves” – A importância delas no mercado de trabalho

Hoje em dia é possível dizer que os gestores levam em conta dois tipos básicos de habilidades para os candidatos a uma vaga na empresa. As hard skills, ou “habilidades técnicas” estão entre elas.

As hard skills consistem basicamente naqueles conhecimentos práticos e de fácil mensuração que você coloca no currículo, como o domínio amplo de uma determinada ferramenta digital, ou o conhecimento avançado de um idioma, por exemplo. 

Já as Soft Skills, ou as “habilidades suaves”, em uma tradução livre para o português, consistem naquelas habilidades voltadas para o lado mais pessoal e comportamental, como, por exemplo, empatia, extroversão e autoconhecimento, só para citar alguns.

No atual contexto das corporações, as Soft Skills estão sendo cada vez mais valorizadas porque conseguem humanizar as atividades da empresa, resultando em vários benefícios para os negócios, como maior produtividade, equipe mais unida e clientes mais satisfeitos.

Além do mais, durante o dia a dia no mercado de trabalho, nem sempre contar a todo instante com um conhecimento racional e técnico é a solução para os problemas. 

Algumas situações podem exigir que o colaborador tenha mais empatia, resiliência, enfim, habilidades que você não aprende por meio de cálculos, mas sim, exercitando diariamente por meio do convívio social.

É por isso que muitos recrutadores direcionam parte dos assuntos das entrevistas para perguntas tais como “me fala mais sobre você”, ou “cite as suas qualidades e virtudes”.

Conheça algumas Soft Skills que vão ajudar a sua carreira 

Empresas (tanto um pequeno empreendimento familiar quanto as grandes corporações) são movidas por pessoas. É o material humano que faz as engrenagens do negócio entrarem em movimento.

Por essa razão, é normal que os gestores em geral procurem valorizar habilidades de cunho mais comportamental, afinal, os colaboradores formam times. É com base nas Soft Skills que o time terá uma boa performance para encontrar soluções como uma equipe coesa e unida.

Portanto, para você ficar atento em relação às Soft Skills que o mercado de trabalho mais procura, conheça a seguir as principais. 

Persuasão

Em uma equipe é normal que surjam divergências a respeito de qual caminho seguir ou qual solução adotar. É aí que entra em cena a habilidade da persuasão.  

Convencer alguém por meio de argumentos válidos, sem denotar arrogância e uma postura ditatorial, é uma Soft Skill bastante valorizada. Graças a ela pode surgir boas lideranças no meio corporativo.

Além disso, algumas profissões voltadas para o comércio e que exigem o contato direto com o cliente precisam de colaboradores com boa capacidade persuasiva. 

Para desenvolver uma boa técnica de persuasão é válido treinar a habilidade de falar em público e exercitar a dicção.

Inteligência emocional

É a habilidade de controlar as próprias emoções. Quem possui essa Soft Skill conta com um bom autocontrole, consegue manter a calma em situações adversas e racionalidade para encontrar as melhores soluções.

Quem tem inteligência emocional também consegue inspirar as outras pessoas ao seu redor a ter uma atitude mais positiva e controlada sobre os seus sentimentos. Isso torna essa Soft Skill um atributo valioso para quem assume importantes cargos de liderança.

Vale salientar que a IE também tem a ver com o autoconhecimento, que é algo também muito valorizado pelos recrutadores durante as entrevistas de emprego.

Conhecer a si mesmo é ter uma noção dos seus sentimentos e motivações, algo que contribui para consolidar a Inteligência Emocional uma parte relevante da sua personalidade.

Empatia

Se a Inteligência Emocional é importante porque permite ter um domínio sobre si e os seus próprios sentimentos. O mesmo vale quando o assunto é compreender o que os seus colegas de equipe estão sentindo.

Nesse contexto, a Soft Skill conhecida como empatia vem bem a calhar. Ela é basicamente a habilidade de se colocar no lugar do outro. Isso facilita a compreender os motivos que fazem uma determinada pessoa a tomar uma decisão.

Essa habilidade, além de ser útil no dia a dia do seu negócio, é uma grande aliada para quem atua no ramo do marketing e necessita entender melhor o público-alvo de uma empresa.

Flexibilidade

Como sobreviver a um mercado que muda constantemente, que a cada dia aponta novidades na tecnologia e ainda traz profissões do futuro exigindo conhecimentos diversos?

A flexibilidade, também outras vezes chamada de resiliência, é uma boa ferramenta para isso. Quem tem essa Soft Skill pode se adaptar com mais facilidade diante das mudanças que são comuns na vida profissional. 

De uma forma geral, a flexibilidade evita que a pessoa se acomode na tão falada – e algumas vezes indesejada – zona de conforto.   

Como desenvolver as Soft Skills? 

Justamente por serem habilidades tão particulares e individuais, o desenvolvimento delas depende muito mais de uma autorreflexão feita pela pessoa. Por isso, vale prestar atenção em algumas dicas básicas. Confira! 

Estabeleça metas

Mensurar o quanto você desenvolve as suas soft skills é um método interessante para você atingir bons resultados. 

Para isso, você deve medir os resultados por meio de números e notas, pois desse modo é possível determinar objetivos baseados no seu comportamento. Isso tornará mais fácil acompanhar o quanto você está evoluindo.

Trabalhe uma Soft Skill de cada vez

Mantenha o foco em uma Soft Skill, de preferência naquela que parece ser mais relevante para a sua atual situação. Sendo assim, você terá condições de obter resultados mais satisfatórios.

Seja autocrítico

Buscar sempre o melhor avaliando constantemente as suas atitudes ajuda a melhorar não apenas o seu autoconhecimento, mas também outras habilidades importantes, como, por exemplo a sua empatia e a sua inteligência emocional.

As Soft Skills são mais importantes do que você imagina

Ter autoconhecimento, desenvolver o controle das suas emoções, falando assim até parece o tipo de assunto que lotam as páginas de livros de autoajuda. Porém, tudo isso está sendo cada vez mais valorizado nas empresas dos mais variados segmentos.

Em um mercado como o atual, mergulhado na era digital em que algumas funções técnicas são feitas pela Inteligência Artificial, cabe ao elemento humano tomar decisões capazes de engajar a marca e aproximar ainda mais o negócio com o cliente.  

É por essa razão que flexibilidade, empatia, liderança e criatividade são algumas das habilidades que os recrutadores querem ver em cada candidato que participa de uma entrevista de emprego.

Portanto, além de se manter atualizado com os conhecimentos técnicos que a sua profissão exige, lembre-se também de olhar para si mesmo e treinar as suas Soft Skills.

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