Carreira

Minha jornada no LinkedIn. Quem é você na maior rede social profissional do mundo?

Está em busca de recolocação no mercado de trabalho, quer mudar de empresa ou ganhar autoridade na sua área de atuação? Se a resposta for sim, provavelmente, você já sabe sobre a importância de marcar presença no LinkedIn, tô certa?

Diferente de Facebook e Instagram, focados no entretenimento, o LinkedIn tem um ambiente próprio para ajudar a turbinar a carreira dos profissionais, pois facilita o networking entre profissionais e também o contato com representantes de empresas de interesse. A rede traz ainda uma esfera rica de notícias e conteúdos voltados para o mundo corporativo. Hoje, no Brasil, são mais de 43 milhões de usuários cadastrados.

Há alguns meses, decidi me aventurar nessa rede social encantadora e tenho aprendido bastante. Na minha chegada, ainda em 2011, preenchi os dados básicos, subi uma foto bacana e inseri minhas experiências profissionais, mas não passei daí. Ainda não estava claro pra mim todo o potencial e as possibilidades dessa comunidade.

Sem sombra de dúvidas, com a ausência de publicações e interações, o LinkedIn não poderia fazer milagre sozinho, né? Foram nove anos de poucas conexões e apenas um recrutador havia me achado pela plataforma.

Em junho de 2020, ao me questionar sobre o que queria para o meu futuro profissional, resolvi estudar sobre as funcionalidades do LinkedIn para entender como posso melhorar minha presença e ganhar destaque no mercado de trabalho, construindo a minha marca profissional. Ainda é recente, mas de uma coisa eu tenho certeza: um bom marketing pessoal pode revolucionar a sua carreira.

E é por isso que estou aqui, hoje, para compartilhar algumas dicas bem bacanas que venho aprendendo. Assim, você poderá impulsionar o seu perfil e construir uma boa imagem para potenciais parceiros, clientes, investidores ou até mesmo chamar a atenção dos melhores talentos e headhunters.

OLHA DICA! – Otimizar a foto de perfil, manter o cargo atualizado e escrever um bom resumo, utilizando as palavras-chave corretas, está entre as dicas que o Diego Cidade e outras referências no assunto indicam para quem quer iniciar a trajetória no LinkedIn.

Se você ainda não sabe por onde começar e quer entrar no universo dos LinkedIn, compartilho dicas essenciais do que precisa saber para dar o start na construção de um perfil de sucesso. E a propósito, essas dicas são baseadas em pesquisas pessoais, estudos e também parte de uma experiência bem bacana que tive ao escrever um artigo pro blog da comunidade Profissas. Confira!

Tire uma boa foto

Antes de olhar qualquer informação de um profissional no LinkedIn, o recrutador ou líder vai avaliar a sua imagem de perfil e capa. Saiba que uma foto ruim pode prejudicar um candidato, e muito, no momento de decidir quem contratar. Para isso, é indispensável ter uma foto com aparência profissional no seu perfil. Claro que o contexto da sua área de atuação e do seu perfil profissional contam muito. Já vi uma designer gráfica que aplicou um efeito na foto, pra impactar e mostrar suas skills no Photoshop, e outro usuário que criou um personagem com óculos escuros. Quem trabalha em uma área mais tradicional, talvez deva seguir a linha mais formal. Reflita sobre isso e peça opinião de outros profissionais da sua confiança, vai dar bom!

E se você ainda está sem foto, tire uma agora mesmo! De acordo com o LinkedIn Business, perfis com fotos atraem 6x mais visitantes do que os sem fotos.

Invista no resumo e inclua palavras-chave

Preencher bem a seção “Sobre” é indispensável. Visitantes olham as primeiras palavras, mas recrutadores analisam bem o se resumo, principalmente as palavras-chave, que ajudam a construir uma imagem da sua trajetória e revelam suas principais skills. Inclua palavras relacionada à área de atuação, como “Marketing de Conteúdo”, “Analista de Recursos Humanos”, “Planejamento Estratégico”, entre outros exemplos compatíveis com o cargo desejado. Recrutadores e líderes pesquisam uma combinação de cargos, habilidades e outras palavras-chave para encontrar o candidato perfeito para a vaga. O Victor Lambertucci, CEO da Profissas, contou pra gente que conseguiu aumentar em pelo menos 100% o número de visitas do perfil dele, após fazer uma revisão de palavras-chaves. Na semana anterior às mudanças, ele havia recebido cerca de 250 visitas, na seguinte, foram mais de 500. Realmente funciona!

Compartilhe conteúdos relevantes

Tenha em mente que o seu perfil no LinkedIn é muito mais que um currículo online. Aposte em conteúdos relevantes como notícias relacionadas ao seu segmento, escreva artigos sobre o que você faz e pense em coisas da sua rotina que podem ser associadas ao mundo profissional. Se manter ativo nas postagens é um caminho necessário para ter um perfil campeão.

Sabe o Diego Cidade, LinkedIn Top Voice Mais Novo do Mundo que falei no início desse artigo? Um certo dia, ele estava olhando para a sua meia com estampa de cachorrinhos e resolveu escrever sobre “dress code” em seu perfil. Ele aproveitou o insight para falar sobre estilos de roupa no ambiente de trabalho. Essa foi uma das postagens do Diego com mais sucesso em sua história de publicações no LinkedIn e rendeu boas parcerias para a sua startup Academia do Universitário.

Preencha corretamente a seção Experiência

Saiba que sempre é possível melhorar suas experiências com um bom texto. Em vez de apenas listar cargos e datas, conte cada emprego como uma pequena história: o que a empresa faz, qual foi o motivo da sua contratação, o escopo do seu trabalho, suas principais entregas e resultados em destaque. Lembre-se: as palavras-chave também valem para a seção de experiências. Nesse momento, é importante usar sua bagagem para destacar nos antigos trabalhos algumas características que você está buscando para o seu emprego no futuro.

Personalize a URL

Quando você personaliza a URL do seu perfil, faz com que mais pessoas te encontrem e deixa o link mais “amigável” para usar no seu currículo ou na sua assinatura de e-mail. Assim, quem clicar na sua URL do LinkedIn terá rápido acesso às suas informações profissionais. Coloque o seu nome na URL e associe ao cargo desejado. No meu, por exemplo, usei o sobrenome e coloquei jornalista, minha formação acadêmica (https://www.linkedin.com/in/leticiacarvalhojornalista/).

Mencione para ser notado

Assim como nas outras redes, marcar alguém em uma publicação no LinkedIn não só é comum como te ajuda a se sobressair na rede social. Afinal de contas, se você quer que um usuário veja as suas atualizações, marque ele nas suas publicações. Isso, é claro, se o assunto for relacionado a ele, viu? E o melhor é que a pessoa não precisa estar entre as suas conexões. Se de alguma forma você deseja ser notado por alguém específico, basta digitar o “@” e ampliar seu relacionamento na plataforma.

Solicite recomendações aos colegas

Pense em um colega do seu trabalho ou da faculdade. Você sabe explicar para alguém no que esta pessoa é boa e quais são suas qualidades? É assim que funcionam as recomendações no LinkedIn. Na rede social, você pode deve dar ou receber recomendações e isso pode ser feito de forma espontânea ou induzida – quando você pede para que algum colega ou parceiro de trabalho faça uma recomendação no seu perfil.

Ao analisar as recomendações, o recrutador avalia com quem o profissional já teve contato, como foram suas experiências, o impacto que ele causou em outras pessoas e no local de trabalho por onde passou.

E aí, gostou das dicas? Agora você já sabe como impulsionar o seu LinkedIn para agarrar chances de ouro para o seu próximo emprego. Você também pode seguir redes sociais da Profissas, onde compartilho umas ideias bem interessantes sobre carreira, comportamentos, insights sobre a vida, entre outras experiências pessoais.

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