Carreira

Quais as soft skills mais importantes para crescer na carreira?

Diplomas e outras credenciais objetivas, sem dúvida, são importantes para a construção de uma carreira. Para que uma empresa confie em um funcionário, é preciso que ele demonstre que estudou bem um campo específico e conseguiu completar com sucesso sua graduação.

Para que uma empresa se beneficie de um funcionário, ele precisa possuir habilidades e conhecimentos suficientes para atender às necessidades dela. Mas uma carreira vai muito além das habilidades técnicas e, para conseguir crescer, é essencial desenvolver as chamadas soft skills.

O que são soft skills?

Soft skills são os atributos pessoais, traços de personalidade e outras habilidades pessoais necessárias para o sucesso no trabalhoDe maneira simples, elas seriam como o escopo de habilidades pelas quais uma pessoa interage em seus relacionamentos com os outros.

Enquanto as hard skills (conhecimentos técnicos) podem ser aprendidas em cursos tradicionais, as soft skills são semelhantes às emoções ou percepções que permitem que as pessoas “leiam” umas as outras. Por consequência, isso faz com que elas sejam mais difíceis de aprender em salas de aula comuns.

Soft skills são as habilidades mais procuradas por empresas

O LinkedIn usou bilhões de pontos de dados de seus mais de 500 milhões de membros para determinar quais habilidades hard e soft são mais procuradas pelos empregadores e quais ajudaram os membros dessa plataforma a serem contratados em 2018.

O resultado indicou que dos 2.000 líderes de negócios pesquisados, 57% identificaram as soft skills como as habilidades mais importantes. O número que só tende a aumentar com o a introdução de novas tecnologias no mercado de trabalho.

Foto por Luigi Mengato

Quais soft skills são as mais procuradas?

Existem diversas soft skills que podem ser desenvolvidas, mas certas habilidades se destacam no mercado de trabalho. Bons relacionamentos interpessoais e empatia, pensamento estratégico e capacidade de adaptação são algumas das mais comuns.

Como aprender soft skills pode ser difícil em um ambiente de ensino tradicional, cada uma das habilidades sugeridas está acompanhada de uma sugestão de atividade que pode ajudar no seu desenvolvimento.

Bons relacionamentos interpessoais e empatia

Bom desempenho profissional não é o único critério para progredir na carreira e para progredir é crucial saber se comunicar bem com o chefe e com os diversos colegas no ambiente de trabalho. 

Comunicação não é apenas falar e entender a língua. Ela também envolve habilidades de escuta ativa e ter a capacidade de apresentar informações de forma eficaz. Inclusive, um dos atributos mais procurados no mundo da carreira é a habilidade de conseguir interpretar de maneira correta as emoções das outras pessoas e agir de acordo com elas. 

O poker é uma das melhores maneiras de desenvolver essa habilidade crítica. Para ter sucesso neste esporte mental, um competidor sempre tem de estar ciente das emoções e intenções de seus oponentes. 

Suas partidas são ótimas oportunidades para aprender a ficar em sintonia e até mesmo lidar melhor com as emoções das outras pessoas. Não é difícil entender porque ele se tornou muito popular entre os astros e outras celebridades que lidam com o público.

Pensamento estratégico

O pensamento estratégico é a capacidade de saber o que se quer alcançar e como alcançá-lo. No ambiente de trabalho essa habilidade significa que a pessoa é capaz de elaborar planos efetivos para resolver uma situação ou alcançar a meta de uma empresa.

Esse tipo de pensamento requer uma ampla gama de habilidades que todo bom líder deve possuir. Apesar disso, o pensamento estratégico não é apenas uma qualidade de liderança, ele é uma habilidade e uma ferramenta importante para todos que permite gerenciar melhor a vida pessoal e alcançar diferentes tipos de sucesso.

Um processo de planejamento eficaz requer habilidades e qualidades de pensamento estratégico realmente boas e a melhor maneira de desenvolvê-las é a prática regular de xadrez.

É comprovado que esse esporte melhora a concentração, o raciocínio lógico e a capacidade de simular situações futuras. Todas as habilidades que são parte integral do pensamento estratégico.

Capacidade de Adaptação e aprendizado constante 

Uma das únicas constantes no mundo é que estamos diante de uma grande quantidade de mudanças. No local de trabalho não é diferente e a todo momento surge um fato novo, de novas pessoas contratadas até novos projetos. 

É possível se acostumar com o ambiente de trabalho, mas a empresa sempre passará por alguma mudança ao longo do tempo. Motivo pelo qual é necessário desenvolver a capacidade de se adaptar. 

Não existe uma maneira exata de desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações, mas procurar sempre praticar novas atividades, sair da rotina e procurar sempre estar atualizado de uma maneira geral são algumas das boas maneiras de fazer isso. 

É importante demonstrar essas habilidades

Não adianta ter essas habilidades se o empregador em potencial ou chefe não tiver conhecimento de que elas existem.

Para aqueles que querem ser contratados é possível mencionar essas habilidades na sua carta de apresentação ou nas entrevistas. Para fazer isso é só escolher as duas ou três soft skills que pareçam ser as mais importantes e fornecer evidências que mostrem que elas existem.

Por exemplo, existe a possibilidade de mencionar situações em que elas foram exibidas no passado ou até mesmo demonstrar boas habilidades sociais durante a entrevista.

No caso de pessoas que já estão empregadas, a melhor maneira de mostrar que essas soft skills existem ou estão sendo desenvolvidas é chamar atenção para elas de uma maneira sutil.

Isso pode ser feito ao se comportar sempre de amigável e acessível durante eventos da empresa ou ao prestar atenção especial enquanto o chefe fornece um feedback de alguma avaliação.

Finalmente, existem diversas maneiras de desenvolver e demonstrar que as habilidades humanas e é exatamente isso que fazemos na Profissas. Então se interessar é só clicar aqui para conhecer.

Forte abraço e até mais!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)