Gestão

Como cursos online podem dar um boost em sua carreira

Alguém duvida de que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo?

Acho que não.

A globalização e o fácil acesso à internet transformaram o mundo dos negócios em praticamente todos os segmentos, uma vez que é mais fácil, hoje, aprender novas técnicas em pouco tempo do que era há anos atrás.

Para garantir seu “lugar ao sol” tanto as novas empresas quanto as já estabelecidas precisaram, ao longo dos últimos anos, adotar estratégias e tecnologias mais eficientes. Junto a isso, estas mesmas corporações começaram a investir em profissionais atualizados quantos às recentes tendências em cada área de atuação.

Sendo assim, estagiários, trainees e profissionais que apresentam um currículo repleto de capacitações pertinentes não só ao cargo almejado, mas a habilidades complementares e extremamente importantes, como dominar outros idiomas, entender informática básica, saber se comunicar e atender ao cliente com qualidade, por exemplo, têm chances maiores de atrair os recrutadores.

Uma das maneiras mais inteligentes de se qualificar e se destacar entre os competidores é por meio de cursos online, uma modalidade de ensino que desponta como uma das melhores opções do mercado por conta de sua praticidade, economia e qualidade, inclusive de aprendizado.

A pergunta que muita gente se faz antes de investir nisso é: será que um curso online atende às exigências do mercado de trabalho atual? A resposta é “sim”.

E muito.

Cursos online x alto nível de exigência

As empresas estão mais exigentes na hora de escolher os profissionais para integrar suas equipes – e, como as tendências nos mostram, o perfil mais requisitado pelo mercado de trabalho é daquele que possui grande poder de adaptação, dentre outras soft skills importantes. A crise econômica, o aumento do desemprego e as mudanças nas regras da CLT são alguns dos responsáveis por esse fator.

Além de conseguir migrar de um campo a outro e sobreviver diante de períodos difíceis, o profissional que quer chamar a atenção das corporações, das pequenas às grandes, precisa se mostrar pronto para atuar sem demandar muito treinamento prévio. Ou seja: quem dispara à frente nas entrevistas é aquele que possui capacitações no currículo.

Felizmente existem muitas formas práticas de obter conhecimento de qualidade e, ainda, comprovar na prática tudo o que foi aprendido – e uma das opções é o curso online. A busca por este tipo de aperfeiçoamento cresceu muito nos últimos anos e, por isso, nasceram diversos portais que oferecem cursos a distância de excelência, tanto para as demandas técnicas quanto para as habilidades complementares de humanização profissional.

Algumas pessoas preferem fazer cursos online grátis, mas a maioria procura por capacitações que tenham uma procedência mais confiável e uma taxa de matrícula justa. Afinal, para produzir cursos sobre qualquer tema, é preciso dispor de profissionais engajados para atualizar constantemente os conteúdos, uma plataforma digital eficiente e uma equipe disposta a atender às dúvidas dos alunos.

Nesse sentido, podemos afirmar que os cursos online são uma excelente forma de melhorar o currículo e se adequar às exigências das empresas. Contudo, para ter segurança quanto ao material e à certificação, é preciso saber escolher bem a instituição de ensino que vai promover essa facilidade de aprendizado.

Razões para se capacitar em cursos online

Existem vários bons portais especializados em EaD que oferecem vantagens desde o momento da inscrição do aluno até sua avaliação final (no caso de cursos técnicos para obtenção de certificado).

Listamos algumas das principais razões para escolher essa modalidade de ensino para se qualificar profissionalmente:

  • Praticidade: os cursos online podem ser feitos de qualquer lugar que você estiver, basta ter acesso à internet. Esta é uma boa notícia para quem não pode se deslocar para estudar por não ter tempo ou por residir em áreas mais afastadas.
  • Flexibilidade: portais de qualidade disponibilizam cursos a qualquer hora do dia e em todos os dias da semana, uma excelente opção para pessoas que têm uma rotina repleta de compromissos mas querem elevar seu nível de conhecimento para conquistar oportunidades melhores.
  • Autonomia: além de não ter hora nem lugar para estudar, através de um curso online você tem total liberdade para seguir a ordem de estudos que desejar, da melhor forma que conseguir assimilar os conteúdos.
  • Certificados: muitos portais dão a opção para o aluno se certificar após as aulas, o que pode ser interessante para quem visa comprovar seu aprendizado em entrevistas de emprego ou somar pontos em provas de títulos de concursos públicos.

Deu para perceber por que os cursos online têm sido muito requisitados para potencializar resultados acadêmicos e profissionais?

Adquirir conhecimento nunca é demais – e o mercado de trabalho valoriza muito os candidatos que se mantêm ativos e atualizados.

Dicas para escolher bons cursos online

Antes de bater o martelo sobre onde investir seu tempo e dinheiro online nos próximos dias ou meses, veja como ter certeza de que a escolha não foi feita por impulso:

#01 Tome cuidado com grandes ofertas

No mercado EaD existem tanto cursos online grátis quanto os que possuem taxas de inscrição. Em relação à primeira alternativa, recomendamos extrema atenção: o curso gratuito pode não possuir (ou não ter rigor em) um acompanhamento sistemático de seus materiais. Sendo assim, você corre o risco de conferir conteúdos desatualizados e nada confiáveis.

Além disso, você pode se deparar a cilada do pagamento para certificação, inclusive no curso grátis, em um modelo em que você não paga nada para acompanhar as aulas mas terá que desembolsar um dinheiro que não esperava caso queira um certificado.

#02 Preze pela qualidade dos conteúdos

Esta é uma das principais vantagens quando falamos de cursos à distância seguros.

Portais bem avaliados possuem uma equipe pedagógica dedicada a elaborar cada temática e selecionar os materiais, além de atualizá-los com frequência, o que é difícil no caso de cursos online grátis, pois isso demanda um custo.

Preze por cursos que tenham uma gama completa de artigos, teses, vídeos, podcasts e links conceituados para que você estude de forma aprofundada e termine a capacitação com plena satisfação.

Lembre-se que muitas áreas do conhecimento exigem saber técnico e prático, além da certificação no currículo.

#03 Pesquise sobre a qualificação do portal

É imprescindível pesquisar previamente a reputação da marca ofertante do ensino antes de fazer a inscrição em um portal de cursos online, já que é sua capacitação profissional que está em jogo.

Uma dica é ver como está a qualificação do portal escolhido nas redes sociais, meio que mais recebe avaliações confiáveis sobre serviços e estabelecimentos. Nelas você pode ver comentários de quem já se inscreveu e analisar se é isso mesmo o que está procurando.

Outra sugestão é entrar no portal da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), principal entidade ligada à modalidade EAD, para verificar se o portal (ou a empresa que está por trás deste portal) é um dos associados.

#04 Sobre reconhecimento do MEC e Cursos Livres

É do senso comum acreditar que todo curso técnico deve ser reconhecido pelo MEC, mas esta afirmação, na maioria dos casos, não é verdadeira.

Você sabia que o MEC só regulamenta cursos de graduação e pós-graduação? A grande maioria dos cursos online ofertados não se enquadram nesta categoria. Então, se você está em busca de um “curso reconhecido pelo MEC”, busque uma graduação, pós-graduação ou cursos de extensão.

Mas se você deseja se capacitar em uma nova área, se atualizar ou se aperfeiçoar além da graduação, busque um curso livre. Normalmente os valores são bem mais acessíveis do que as outras modalidades e atendem à grande maioria das necessidades. Vivendo e aprendendo!

Quem quer se dar bem no mercado de trabalho precisa se esforçar, se dedicar e manter seu foco nas escolhas certas.

Para suprir as exigências do mercado de trabalho atual, não há dúvidas de que uma boa capacitação técnica seja eficiente. Por isso, busque sempre meios seguros para se atualizar e conseguir elevar seu nível profissional a ponto de atrair a atenção das empresas.

Este texto foi escrito em uma parceria da Profissas com a EducaMundo 🙂

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)