Branding

Branding: O que é e como usá-lo para conquistar novos mercados

Você já ouviu falar de branding? Esse conceito está bastante presente no universo do marketing digital e é essencial para conquistar clientes.

Por meio dessa estratégia, você conseguirá construir uma imagem sólida para sua empresa e se destacar no mercado. 

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como usar branding para conquistar novos mercados? Continue a leitura deste artigo!

O que é branding?

De maneira resumida, branding é o trabalho de gestão de marca. É essa estratégia que é capaz de atrair seu cliente ideal, além de transformar compradores de primeira viagem em clientes vitalícios.

Na prática, é o processo de criação de nome, logotipo e design de uma marca, para que seja facilmente identificável no mercado. Isso ajuda os clientes a identificarem e distinguirem seus produtos e serviços.

Porém, é mais do que isso! Além de ser importante para causar uma impressão memorável no cliente, também permite que seu público saiba o que esperar da sua empresa. Por meio dessa estratégia, você consegue transmitir valores e visão do seu negócio..

Por que investir em branding?

O branding é indispensável devido ao impacto que causa na empresa. Ele é capaz de mudar a forma como os clientes enxergam sua marca e ajuda a ganhar destaque no mercado. 

Além disso, também tem o poder de impulsionar novos mercados e aumentar a relevância da empresa.

Qual é a diferença entre branding e posicionamento de marca?

Ambos estão relacionados à imagem da empresa, mas são conceitos diferentes.

O branding é mais amplo e possui objetivos integrais que, inclusive, abordam o posicionamento da marca. Seu objetivo é construir uma marca forte e condizente com o público que deseja atrair.

Já o posicionamento da marca em si consiste em determinar a imagem que a empresa deseja construir com seu público.

Como fazer Branding

O branding irá te ajudar a criar uma identidade forte e coerente para sua marca. Mas, para isso, é necessário seguir alguns passos para aplicar a estratégia da maneira correta. Vamos lá?

#1 Defina o propósito da marca

Qual é a razão da marca existir e por que ela precisa existir? Para te ajudar a determinar essa resposta, você pode analisar o momento em que foi criada. O que você queria transformar no mercado quando criou sua empresa?

Se você não consegue identificar o propósito da sua marca, pode realizar um brainstorm com colaboradores e clientes. Pergunte o que levou eles a acreditarem e se conectarem com sua empresa.

#2 Crie os valores da marca

Após entender o propósito, é hora de determinar os valores que ditam a forma como a marca se comunica e se posiciona com clientes e colaboradores. Os valores podem também auxiliar na criação do manifesto de marca.

Lembre-se que é através dos valores que a marca irá se conectar com seu público. Por isso, expresse o que é realmente importante para a empresa.

#3 Construa a identidade da marca

Depois, você precisará construir a identidade da marca em si. Para isso, você deve se atentar a alguns elementos de identidade visual e posicionamento. Determine:

  • logo;
  • cores;
  • tipografia (fonte);
  • manual da marca;
  • tom de voz;
  • linguagem;
  • conteúdos.

#4 Pense nas estratégias de marketing

Por fim, adote estratégias de marketing que transmitam e fortaleçam o branding, como é o caso do marketing de conteúdo. 

Essa técnica tem como objetivo educar o cliente por meio de conteúdos de qualidade e relevância, enquanto transmite os valores e a imagem da marca. Alguns formatos são artigos de blogs, posts em redes sociais, e-books, infográficos, podcasts, etc.

Ações de branding para conquistar novos mercados

Como vimos, um dos principais benefícios do branding é conquistar novos mercados. Para conseguir alcançar esse objetivo e também mensurar essas estratégias por meio de definição de okr, há algumas técnicas que você pode aplicar:

#1 Faça campanhas com influenciadores

Uma ótima maneira para conquistar novos mercados é firmar parcerias com influenciadores, que serão agentes de divulgação do seu negócio.

Utilizar personalidades conhecidas que possuem influência sobre o mercado que você quer alcançar te ajudará a promover sua marca.

#2 Se posicione pelo seu diferencial

Demonstre como seu negócio faz a diferença na vida das pessoas e o impacto que causam. Você poderá fazer isso por meio de campanhas com clientes ou compartilhar feedbacks recebidos.

Além disso, foque no que é seu grande diferencial no mercado. O que sua empresa faz de diferente em relação a outras companhias do segmento? É justamente essa característica que te ajudará a se destacar.

#3 Aposte no marketing promocional

Promoções conseguem movimentar mais vendas, além de ajudar a conquistar o apreço do seu público. Também serve como um estímulo para que clientes decidam experimentar novas marcas e soluções.

Para isso, você pode conceder descontos exclusivos, enviar amostras e brindes promocionais, como uma caneta personalizada ou criar um programa de fidelidade.

E você, agora está pronto para definir ações de branding? Com essas dicas, esperamos que você consiga investir com mais confiança para fazer um bom branding!

E para dicas complementares e informações sobre branding, marketing, comunicação e carreira, te convido a ler mais conteúdos do blog Profissas. 

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