Vida

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – todo mundo pode ajudar nessa luta

Há 55 anos, o dia 21 de março é a data escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para marcar a luta contra a discriminação racial. Já vi algumas pessoas dizerem que os debates sobre racismo são exagerados, pois não vêm razões para discriminar alguém por sua cor de pele.

É um raciocínio egoísta, não é? Achar que, por não fazermos parte do grupo que é discriminado, basta jogar o assunto para debaixo do tapete.

Tendo o preconceito ao nosso redor diariamente, ainda que de forma involuntária, somos parte disso. Um exemplo: quando minimizamos a gravidade de um ato discriminatório ou quando presenciamos uma cena e não fazemos nada a respeito.

Também fazemos parte quando não questionamos o nosso modelo de sociedade. Compreender os privilégios da branquitude é o primeiro passo para começar a mudar os contextos que estamos envolvidos contra o racismo.

A morte brutal de George Floyd nos EUA e o assassinato do João Alberto no Carrefour são casos que ganharam grande alcance, principalmente pela cobertura jornalística e pelos muitos protestos que geraram no mundo.

São duas brutalidades entre muitas que não ficamos sabendo por aí. E isso pode piorar ainda mais se não fizermos do combate ao racismo uma luta diária.

A desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro, por exemplo, se acentuou ainda mais com a pandemia da COVID-19. É o que apontam pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, somente no primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego entre os pretos aumentou em 2,6 pontos percentuais (p.p.) e a dos pardos, 1,4 p.p. Já entre os brancos a alta foi de apenas 0,6 p.p. Certamente há muita coisa para mudar e melhorar, não é mesmo?

E o que a Profissas está fazendo?

No próximo dia 30 de março, das 9h às 20h30, vai acontecer o Potências Negras Summit, um evento online e gratuito com foco em pessoas negras e demais participantes que querem entender e debater como a diversidade racial é um tema urgente para a sociedade e alavanca de sucesso no mundo dos negócios. As inscrições estão abertas no site https://potenciasnegras.com.br/, onde também está disponível a programação completa. O link da transmissão será enviado por e-mail ou WhatsApp, após a inscrição.

Grandes marcas como a Avon, Ifood, Ambev Tech, NetflixZé DeliveryIBM, RD StationLoft, e Ebanx estão comprometidas em mudar essa realidade se juntando ao Potências Negras, empoderando a comunidade negra e combatendo a desigualdade racial no mercado de trabalho.

Entre os palestrantes estão Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, Christiane Silva Pinto, gerente de marketing no Google Brasil, Karen Santos, CEO na UX para minas pretas, Gustavo Vitti, VP de People e sustentabilidade do Ifood, o líder de estratégias de inclusão na CI&T, Rafael Pimenta, entre outros palestrantes com atuação ativa na temática racial dentro do mundo dos negócios.

O Potências Negras Summit é realizado pela Minuto Consultoria, da consultora empresarial e de carreiras Ana Minuto, e pela Escola Profissas, liderada pelo CEO Victor Lambertucci. Essas instituições desenvolvem experiências educativas empoderadoras para formar pessoas protagonistas num mundo em constante transformação.

O evento conta com o apoio das empresas: Trampos, Distrito, 99jobs, Instituto Guetto, Negras Plurais, Movimento Black Money, Uzoma, On Hub, Bruna Gal Produções, Vitamina Vídeo, Canário Assessoria de Marketing e Lá na Firma.

“Essa data é importante para lembrarmos que nós, enquanto cidadãos e sociedade, temos um débito com a população negra. Por muito tempo dissemos que essas pessoas só poderiam ocupar certos espaços, que só poderiam chegar até certos lugares. Precisamos continuar desconstruindo esse absurdo e de dar mais e mais voz às Potências Negras!”, diz Victor Lambertucci, CEO da Profissas e cocriador do projeto.

“E o melhor caminho pra fazer isso, criar ambientes mais inclusivos e diversos no mercado de trabalho, é educando pessoas em situação de privilégio e potencializando as maiorias subrepresentadas. Por isso, o Summit é só o início de uma grande jornada pela educação que empodera. Nós da Minuto e da Profissas, vamos mudar esse cenário cruel e incongruente.”, complementa Ana Minuto, cocriadora do Potências Negras.

Serviço: Potências Negras Summit

Dia 30 de março, das 9h às 12h30 e das 14h30 às 20h30 (Online e 100% gratuito)
Inscrições e programação no site https://potenciasnegras.com.br/

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *