Carreira

Quero mudar de profissão: por onde começar? 

A cada dia que passa vemos pessoas que passaram anos exercendo determinada profissão, mas não são felizes. Elas decidem, então, iniciar o processo de  transição de carreira – o famoso “mudar de profissão”. Embora não seja fácil, e muitos fatores possam contribuir para uma possível desistência desse projeto, essa pode ser a oportunidade de fazer o que se gosta e se encontrar profissionalmente.

Há quem pense que existe uma faixa etária específica para realizar tal mudança. No entanto, o mercado de trabalho está se transformando e as pessoas podem buscar a renovação a partir do momento em que se sentem prontas para isso, independente da idade.

Então, se você apenas suporta seus dias de trabalho, não há motivação para criar coisas novas e prefere estar em qualquer lugar, menos no escritório, talvez seja melhor repensar sua vida profissional. Que tal buscar algo que faça sentido para a sua vida?

Como sei que preciso fazer mudança de profissão?

A decisão de mudar de profissão é algo muito pessoal e tem a ver com suas escolhas, experiências ao longo da trajetória, resultados obtidos e a relação com o mercado como um todo. Ou seja, a relação que se tem com os colegas, a adaptabilidade diante das inovações do setor e o quanto você se sente bem atuando nessa área.

Contudo, é preciso tomar cuidado para que o desejo de viver outra experiência não seja confundido com um estresse pontual, tão comum nos dias de hoje. A insatisfação com a profissão pode apresentar alguns sinais no seu dia a dia, fáceis de ser observados.

Os principais são: 

  • Falta ânimo para ir trabalhar e exercer suas suas atividades;
  • Atrasos frequentes que costumam ocorrer devido a falta de vontade de trabalhar ou estar naquela empresa;
  • Baixo rendimento por não se identificar mais com aquele atividade;
  • Críticas constantes em relação ao ambiente corporativo;
  • Procrastinação;
  • Se irrita com facilidade com colegas de trabalho;
  • A profissão te deixa entediado;
  • Não conseguir crescer profissionalmente.

Prepare-se para o próximo passo: mudança de carreira

Se você se identificou com a maioria ou todos os pontos acima, talvez esteja precisando encontrar algo que te motive a se levantar todos os dias e sair para trabalhar. A mudança de carreira é um passo importante na vida de um profissional, necessitando de uma dose de ousadia e planejamento, já que a transformação não acontece de um dia para o outro.

Se você está nesse processo, mas ainda não sabe por onde começar, veja as nossas dicas!

Identifique sua nova área

Escolher a sua nova área de atuação vai depender de uma série de fatores, como as competências que você já possui, as que podem ser desenvolvidas e um olhar para o mercado. Afinal, é preciso buscar uma profissão que te dê não apenas satisfação, mas, também, retorno financeiro.

Então, faça uma pesquisa, avalie a oferta de vagas e as perspectivas de crescimento da profissão. Se possível, converse com pessoas que já atuam nessa área e rastreie possíveis empresas que mais contratam nesse setor.

Invista em cursos

Agora que você já identificou a sua nova área profissional, é hora de colocar a mão na massa. A busca por conhecimento leva tempo e vai consumir uma boa parte de suas economias. 

Mas sempre vale a pena.

Além da formação acadêmica e pós-graduação, invista em cursos voltados para desenvolvimento pessoal, como produtividade, liderança e inteligência emocional, entre outros. 

Também é interessante se inscrever em congressos e participar de palestras e workshops. Todo esforço é válido, mas cuidado para não se perder no meio de tantas opções. Monte um cronograma e enumere prioridades, assim fica mais fácil de organizar seus estudos.

Faça networking

Ninguém consegue se fazer sozinho em um mercado tão competitivo – por isso a necessidade de ter contatos na área que você deseja atuar. Aumentar o networking é uma ação que você terá que ter para o resto de sua vida profissional, que pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Procure por grupos da sua nova área no Linkedin. Lá você vai encontrar pessoas vão divulgar conteúdos importantes sobre o assunto;
  • Participe de eventos relacionados à sua nova profissão;
  • Faça conexões pelo Linkedin;
  • Procure por cargos ligados à carreira que você deseja na própria empresa em que trabalha.

Um passo para trás pode ser necessário

Durante a transição de carreira, o que mais importa são as experiências que você vai ter nesse período, então prepare-se para regredir um pouco. Isso quer dizer que, na maioria dos casos, cargos e salários vão estar bem aquém da sua atual situação.

Por exemplo: se você é um profissional sênior da área de comunicação, mas está em transição para área de compliance, sua vaga, possivelmente, será de iniciante, assim como os seus proventos. Não encare isso como um rebaixamento, mas um recomeço.

Você vai escalar nessa carreira aos poucos, até se transformar em um grande especialista da área.

 

Antes de decidir mudar de carreira, avalie se realmente vale a pena e se é isso que você realmente quer. Pode acontecer de gastar tempo e dinheiro para no final perceber que não era nada disso que estava procurando.

Caso sua condição permita, busque ajuda profissional de psicólogos com foco na transição de carreira. Eles tem uma visão bem mais aguçada sobre as inúmeras possibilidades do mercado e as inovações que estão por vir.

Para saber mais sobre assuntos ligados à profissão e gestão de carreira, continue acessando o blog Profissas. Aqui você encontra conteúdos atualizados para você se inspirar e, quem sabe, mudar por completo sua perspectiva.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *