Diversidade

Quer fazer Diversidade e Inclusão no seu negócio em 2023? Saiba por onde começar! 

Se sua empresa busca impulsionar os negócios e garantir uma equipe criativa e com menos conflitos, a solução está na Diversidade e Inclusão.

Organizações que oferecem oportunidades equânimes e adotam o respeito às diferenças tendem a ganhar força e reconhecimento no mercado.

Afinal, a pauta não é mero modismo ou mimimi, mas necessária para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sem preconceitos.

E essa é uma mudança que deve começar também no meio corporativo, cujo ambiente é propício para discussões, aprendizados e troca de ideias na construção de soluções inovadoras e expansão dos negócios.

Ou seja, apenas em um ambiente heterogêneo, com diversos grupos, formações, classe social, etnia e pontos de vista diferentes é possível propor estratégias para abraçar a Diversidade e Inclusão.

Para sua empresa fazer parte dessa revolução cultural e social, e transformar seu negócio em 2023, elencamos 9 ações essenciais para guiar seu começo. Confira!

Realize pesquisa interna

Propor ações e estratégias de Diversidade e Inclusão sem conhecer o ambiente corporativo, é um erro que pode levar à perda de tempo, de dinheiro e ainda manchar a imagem da empresa.

Por isso o ideal é se basear em pesquisas de clima, coleta de dados, análises do cenário e muita leitura sobre o tema. Só assim será possível ter um norte para iniciar um programa de D&I.

Identifique os gargalos

É preciso identificar os gargalos que impedem a promoção da Diversidade e Inclusão. Isso porque as empresas podem não ter todos os elementos necessários que favoreçam todas as estratégias. 

Por exemplo, de nada adianta abrir vagas para contratação para pessoas com deficiência se o espaço não está adaptado para receber cadeirantes ou um deficiente visual.

Relacionar os temas sensíveis

É preciso listar os temas sensíveis ou barreiras que mais incomodam os colaboradores e que precisam ser trabalhados dentro da empresa.

Dentro disso, podem ser elencadas as áreas e pautas prioritárias para serem trabalhadas, como a criação de vagas exclusivas para mulheres negras, aceitação das diferenças e igualdade de direitos no mercado de trabalho.

Crie comitês de diversidade e inclusão

Um projeto tão sensível e importante como esse não pode ser desenvolvido por uma única pessoa ou setor, ou não terá amplitude e aderências necessárias.

Por isso, é preciso criar comitês de diversidade e inclusão, envolvendo várias áreas e profissionais, como RH, lideranças, comunicação, especialistas e membros dos grupos sub representados.

O objetivo dos comitês é justamente provocar discussões relevantes para propor transformações efetivas na cultura organizacional, englobando a organização em todos os seus níveis.

Desenvolva ações de sensibilização sobre o tema

Antes de contratar pessoas dos grupos sub representados, é necessário criar ações de sensibilização sobre o tema dentro da empresa.

De fato essa etapa funciona como uma preparação dos colaboradores para as mudanças que estão por vir.

Ações assim podem vir por meio de materiais na intranet, entrevistas, cases,  fóruns, palestras, entre outras iniciativas.

Crie políticas de D&I e combate ao preconceito

Para ser uma empresa diversa e inclusiva, não basta apenas realizar propagandas e promover ações pontuais.

Os conceitos precisam fazer parte do DNA do negócio, registrado em um documento com todas as diretrizes relacionadas ao tema, em consonância com as demais políticas corporativas.

Desenvolva as lideranças

Por ser um tema sensível, é natural que se encontre resistência por parte de alguns colaboradores.

Por isso, o ideal é iniciar o processo com o desenvolvimento das lideranças, oferecendo a elas materiais e ferramentas para tirar dúvidas e implementar ações de D&I em sua equipe.

Estabeleça métricas de monitoramento

Os indicadores de D&I servem para mensurar o impacto das iniciativas no ambiente corporativo. Essas são métricas importantes, porque ajudam a demonstrar o grau de equidade no ambiente de trabalho.

Em consequência, contribuem também na promoção da satisfação das equipes e no fortalecimento da marca. Além disso, podem auxiliar no mapeamento de riscos, na atribuição de responsabilidades e na definição de novas metas.

Tenha uma parceria de sucesso

Implementar Diversidade e Inclusão no seu negócio no novo ano é fundamental, mas com certeza é uma tarefa que vai dar muito trabalho.

O planejamento das ações, as pesquisas e definições necessárias são questões impossíveis de serem feitas sozinho. Por isso, o ideal é contar com uma parceria que possa realizar o apoio e guia devido nessa jornada.

A Profissas é uma escola de diversidade e inclusão que leva experiências educativas para as empresas que entendem a relevância e importância do tema na sua estratégia de crescimento, inovação e responsabilidade social.

Dessa maneira, oferecemos programas educativos, como treinamentos, palestras e ações afirmativas, personalizados para a realidade e necessidade da sua empresa.

Entre em contato conosco e conheça os benefícios que essa parceria pode trazer para o seu programa de Diversidade e Inclusão.



Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *