Carreira

Quais serão as habilidades mais desejadas no futuro do trabalho?

O Brasil, hoje, amarga uma taxa alta de desemprego, atingindo cerca de 12,6% da população, é considerada a quarta maior taxa do mundo. Os efeitos da pandemia no mercado de trabalho foram severos: muitas empresas tiveram que reduzir o número de funcionários e outras acabaram encerrando de vez suas atividades.

Por outro lado, o mercado passou a se reinventar, exigindo dos profissionais mudanças que se adaptem  a essas transformações. Com o cenário incerto, quem vai se recolocar precisa entender que o desenvolvimento de novas habilidades é essencial para o presente (e o futuro) da empregabilidade.

Os desafios da contratação de bons profissionais

Embora o desemprego esteja em alta, você sabia que faltam profissionais que se adequem às demandas exigidas pelo novo mercado? Na contramão de um cenário difícil e inconstante existe uma fila enorme de empresas procurando por pessoas que atendam às necessidades dos recrutadores.

Na verdade, as organizações não estão conseguindo fechar seus quadros de contratações porque faltam profissionais com as habilidades necessárias – e que sejam capazes de atender a um mercado global.

Aceitem ou não, o mundo está mudando muito rápido, impactando diretamente na forma como trabalhamos e na mensagem que passamos para o público. Afinal, existe uma imagem corporativa que precisa ser preservada.

O negócio é o seguinte: para uma boa colocação no mercado de trabalho não basta ter apenas um diploma de curso superior: o desenvolvimento de habilidades-chave e sua aplicação no dia a dia serão muito desejadas pelos recrutadores. 

Veja as 15 que estarão em alta até 2025, segundo o relatório da WEF (World Economic Forum´s):

1 – Pensamento analítico e inovação;

2 – Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;

3 – Resolução de problemas;

4 – pensamento crítico;

5 – Criatividade;

6 – Liderança;

7 – Uso, monitoramento e controle de tecnologias;

8 – Programação;

9 – Inteligência emocional;

10 – Experiência do usuário;

11 – Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente);

12 – Análise e avaliação de sistemas;

13 – Persuasão e negociação;

14 – Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;

15 – Raciocínio lógico.

É possível desenvolver as habilidades do futuro?

Habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível. Algumas são inatas, ou seja, o indivíduo já nasce com elas – como, por exemplo, vendedores que nunca fizeram curso na área, mas tem o dom da persuasão. 

No geral, tais habilidades são desenvolvidas e/ou aprimoradas com estudos e práticas. Então, bora falar sobre formas de buscar essas habilidades que tanto são necessárias para o seu crescimento profissional.

Seja curioso

A curiosidade, quando utilizada com responsabilidade, é benéfica para a carreira profissional. Afinal, é interessante observar como outras pessoas fazem a mesma atividade com o objetivo de estimular a criatividade e trazer novos insights de raciocínio e inovação.

Busque pessoas com referências no assunto

Busque por pessoas que já estão na estrada há mais tempo e que tenham vasta experiência sobre o assunto que quer explorar. A visão deles é diferente e sai do senso comum, ampliando a sua forma de entender as situações e os problemas que porventura apareçam.

Esteja antenado a tudo que ocorre no mundo

Desenvolver habilidades significa sair da bolha em que está acostumado e se conectar com o mundo que está em constante transformação. Saber das notícias e das novidades do cotidiano ajuda a construir senso crítico e pensamento analítico, além, é claro, de aproximar você de outras pessoas.

Nunca deixe de estudar

O aprendizado é constante na vida de quem busca melhores oportunidades no mercado de trabalho. Para expandir sua capacidade de assimilação, busque cursos, livros, palestras, participe de debates e viagens, entre outras formas de adquirir conhecimento.

A construção dessas habilidades não acontecem de uma hora para outra, por isso escolha as que você tem mais interesse e comece já a trabalhar conceitos e práticas.

Acompanhe o blog Profissas e saiba mais sobre assuntos ligados ao desenvolvimento profissional!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *