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Empreendedorismo social, habilidades humanas, marketing e muito mais: saiba o que rolou no segundo dia da Profissas no RD Summit

O RD Summit, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, reuniu nesta semana uma série de experiências e novidades do setor no CentroSul, em Florianópolis. Uma delas é a trilha inédita de Diversidade e Inclusão, iniciativa da Profissas com o RD Summit para potencializar as ações para ampliar a representatividade nos negócios. 

Lucas Lima, fundador da Profissas.

O público teve a oportunidade de acompanhar discussões sobre tendências do mercado, além de aproveitar para conhecer o  Parque UNESCO-SOST Transcriativa, uma instalação com mais de 800m² para falar sobre Sustentabilidade, Educação e Diversidade, em conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).  A Profissas é uma das cocriadoras do Parque UNESCO-SOST Transcriativa.

Um dos momentos marcantes do dia 27 de outubro foi a palestra do fundador da Profissas, Lucas Lima, que reuniu cerca de 1 mil pessoas. Com o tema “Ninguém está realmente aprendendo – porque e como mudar isso”, Lima levou reflexões para os participantes sobre habilidades humanas e aprendizagem na prática, mostrando os quatro tipos de conhecimento, teoria do professor e cientista cognitivo John Vervaeke. 

Para o fundador da Profissas, “vivemos uma época da vida  em que somos expostos a uma série de informações, causando a falsa sensação de aprendizagem. Nesse contexto, a maioria dos conhecimentos que as pessoas absorvem está no campo do entretenimento. Infelizmente, nem a escola e nem a vida real as preparam para explorar o conhecimento de participação. Isso faz com que elas tenham medo de aplicar o conhecimento na prática”, explica. 

Lucas acrescenta: “Um dos problemas é que os indivíduos querem ter a certeza de que tudo vai sair conforme o planejado, e isso faz com que eles paralisem pela incerteza de não conseguir. Precisamos sair desse medo e estar aberto à aprendizagem, mesmo com a possibilidade de errar (é assim que se aprende)”.

Se você tem interesse no tema e deseja conhecer outros conteúdos do fundador da Profissas, não deixe de ler o artigo Profissionais líquidos: as sabedorias de Zygmunt Bauman e Bruce Lee aplicadas à sua carreira”, produzido para o Blog do RD Station. No conteúdo, você vai entender, de uma vez por todas, a importância da aprendizagem e das habilidades humanas para o futuro do trabalho e de todas as  relações da sociedade! 

Curadoria Profissas no RD Summit 2022

Para a sua oitava edição, o RD Summit se uniu à Profissas, nossa escola de educação corporativa focada em Diversidade & Inclusão, para a curadoria de parte importante dos mais de 130 palestrantes e a criação da trilha de conteúdo focada em inovação.

Além de Lucas Lima, o público pôde acompanhar, por meio da curadoria da Profissas, as palestras “Empreendedorismo Social”, “O marketing de influência como ferramenta de transformação”, “Trabalho: passado, presente e futuro” e “Liderando negócios da nova economia: ESG, inovação e pessoas”.

Participaram da palestra“Empreendedorismo Social” Egnalda Côrtes, CEO da Côrtes Assessoria (curadoria Profissas),  Preto Zezé, presidente da CUFA (curadoria Profissas), Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social na Ambev. 

Ricardo Silvestre, CEO  e fundador na Black Influence, conduziu o tema  “O marketing de influência como ferramenta de transformação”. Já o gerente de HR Innovation e Employer Branding da OLX Brasil, Genesson Honorato, trouxe a palestra “Trabalho: passado, presente e futuro”. 

O  painel “Liderando negócios da nova economia: ESG, inovação e pessoas” contou com a  CEO da Minuto Consultoria Ana Minuto, Carinna Corso,  gerente de experiências na Profissas,  Noah Scheffel, CEO na educaTRANSforma e Flávia Garcia, Head de Diversidade e Inclusão para América Latina e Canada na Google.

Da esquerda para a direita, Flávia Garcia e Noah Scheffel.

Para Noah Scheffel, “diversidade importa porque ela está na vida de todas as pessoas. Somos todas pessoas diversas, e o valor da diversidade dentro de todos os espaços é primordial para que a gente consiga avançar nas pautas sociais e conquiste lugares inovadores e que tragam essa representatividade e protagonismo que muitas pessoas ainda não possuem  nos dias de hoje. Os grupos diversos devem também ser tomadores de decisão e incluídos e acolhidos devidamente na sociedade, e não marginalizados”, afirma. 

De acordo com a Head de Diversidade, Equidade e Inclusão Latam e Canadá no Google, a especialista em Diversidade e Inclusão Flávia Garcia, “independente do porte, do tamanho, do  período histórico e do segmento em que as empresa atua, a diversidade está conectada com os resultados financeiros. Vivemos em um mundo diverso e quando ouvimos vozes diferentes da nossa, de maneira respeitosa, vemos resultados melhores que isso proporciona para as companhias, para a sociedade como um todo e para nós. Ter diversidade é abrir espaços e caminhos de maior potência. Seja no âmbito corporativo ou pessoal, a diversidade tem muito valor”, explica. 

Segundo Ana Minuto, “a diversidade é importante pois, em primeiro lugar, vivemos em um mundo diverso.  Ao falarmos sobre diversidade, estamos minimamente entendendo que as pessoas são plurais e precisam ser respeitadas na sua essência e na sua autenticidade. Quando queremos mudar a história, o cabelo, o corpo ou a forma que uma mulher vê o mundo, por exemplo, estamos tirando o direito dela ser quem é, além de privar sua autenticidade. Uma sociedade que permite às pessoas serem quem são, desencadeia a inovação, a criatividade, o amor e cria ambientes positivos, em que todos os indivíduos possam dar suas opiniões e serem respeitados”, conta.

Da esquerda para a direita, Carinna Corso e Ana Minuto.

A nossa gerente de experiências, Carinna Corso, considera super importante a abertura de um espaço no RD Summit para uma trilha de Diversidade e Inclusão, já que, em sua opinião, não é possível fazer inovação sem diversidade. 

“Não podemos continuar criando produtos e soluções dentro de um padrão excludente, não considerando todas as pessoas e seus grupos representativos. As empresas que não se movimentarem e voltarem seus olhares, ações, estratégias e processos para a Diversidade e Inclusão  continuarão criando produtos apenas para um grupo específico, perdendo ótimas oportunidades de vendas e de inovação. Hoje, estar no maior evento de marketing e vendas da América Latina é um peso bem grande, principalmente quando se está dividindo o palco com pessoas tão brilhantes como Ana Minuto, Noah Scheffel e Flávia Garcia. É sensacional viver essa experiência, principalmente pelo potencial de expandir a área de D&I nos negócios”, afirma. 

Podcast Profissas 

Além da parceria inédita para a trilha da Diversidade e Inclusão e cocriação do Parque UNESCO-SOST Transcriativa, a Profissas, nesta edição de 2022 do RD Summit, levou uma experiência com programação exclusiva no Palco Podcast, interações com a robô mais social do mundo, intervenção do Greenpeace, além do estande-estúdio da nossa Escola da Diversidade, em que os participantespodem conhecer mais sobre os produtos da empresa.

Entre as pessoas convidadas para o podcast da Profissas estão Léo Kaufmann,especialista em Diversidade e Inclusão, Noah Scheffel, CEO na educaTRANSforma, Cristian Wari’u, fundador do Amazônia de Pé, Marco Galvão, coordenador de Branding & Comunicação na Vindi  Genesson Honorato,  gerente de HR Innovation e Employer Branding na OLX Brasil e Emiliano Agazzoni, fundador da CM School.

 Jaqueline Góes de Jesus foi nossa convidada para o videocast. Ela é biomédica e divulgadora científica baiana que trabalhou sequenciamento do genoma do coronavírus e até chegou a ganhar uma Barbie à sua imagem.

A pesquisadora Jaqueline Góes

Para Góes, um de seus desejos é ser referência para outras pessoas. “Após a visibilidade que ganhei com o trabalho com a COVID-19, decidi usar esse palco para levar conhecimento científico para mais pessoas. Quero que mais mulheres negras e outras pessoas diversas tenham mais espaço na ciência“, enfatiza.

Ela fala sobre como foi ter uma Barbie inspirada nela:

“A homenagem é significativa, pois traz representatividade e mudança de paradigmas. Ter uma boneca parecida comigo, uma cientista negra e de origem pobre, talvez seja justamente o ponto necessário para que as crianças, especialmente as meninas, se inspirem. A boneca quebra um ajuda a romper esse processo de exclusão. Mesmo assim, a questão da Barbie ainda é teórica, já que ela  não é comercializada e  foi produzida apenas uma unidade para mim, como forma de  presente”, comenta. 

Sobre o RD Summit, Lima diz que “o evento está sendo incrível e transformador, com muitas oportunidades para a Profissas. Percebo também que a nossa Escola da Diversidade tem um potencial enorme para crescer e, mesmo já tendo realizado muitos trabalhos importantes e que fazem a diferença nos negócios, ainda há muita coisa a ser feita para tornar as empresas um ambiente seguro, inovador, diverso e equânime. Esse futuro com inúmeras possibilidades de fazer a diferença no mundo corporativo e para as pessoas no geral me anima muito”, conclui . 

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