Carreira

Todo mundo ganha com a diversidade e inclusão e eu posso provar

“Neste momento, não temos condição de investir em diversidade e inclusão”, “essa pauta é muito importante, mas ainda não faz parte da nossa lista de prioridades”. Na minha caminhada como palestrante e mentor, já escutei inúmeras vezes frases como essas para justificar a ausência de investimentos em diversidade e inclusão em determinadas empresas. 

Mas quais prejuízos nascem dessa ausência? Te garanto: são muitos! Um dos principais é o enfraquecimento da promoção da justiça social. 

Vamos lá:  Dia após dia, as diversidades e as minorias possam por situações de discriminação e preonceito no Brasil. Falo isso também por experiência própria: sou um homem negro retinto, trans e disléxico. Por ser quem eu sou, infelizmente já vivi momentos complicados. Só para você ter uma ideia, pessoas aleatórias já me pararam na rua para tentar tocar meu corpo. Frequentemente, escuto muitas perguntas inconvenientes, além de piadas sobre minha aparência. Sem falar das tentativas de agressões físicas. Mas a situação mais recorrente é o olhar  zoológico. Aquele olhar fixo e invasivo que tenta tirar de nós nossa humanidade!  

O que acabei de relatar faz parte das minhas vivências. Mas existem diversidades e minorias que enfrentam situações ainda mais desumanos e que, infelizmente, até viram estatísticas. O Brasil teve 80 pessoas transexuais mortas no 1º semestre deste ano, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).  As mulheres receberam 77,7% do salário dos homens em 2019. Só para você ter uma ideia, o salário médio mensal dos homens era de R$2.555, já o das mulheres era de R$1.985, de acordo com o BGE. Já os negros representam 72,9% dos desempregados do país, de um total de 13,9 milhões de pessoas nessa situação, de acordo como IBGE. 

A chance de ter um trabalho, um salário digno, equânime e a chance de subir na carreira fazem total diferença! Mas, com base nos dados apresentados, é possível dizer que muitas empresas ignoram seus papéis no impulsionamento da justiça social. Faço a escolha da palavra “ignoram”, porque esses e outros dados que demonstram as vulnerabilidades que alguns grupos enfrentam não são novas. E, infelizmente, muitas empresas não colaboram efetivamente na promoção da justiça social.

O que muitas pessoas esquecem é que nós, diversidades e minorias, também temos sonhos profissionais, planos para nossas carreiras, e claro, os boletos que também não param de chegar para a gente. Como é possível pagar nossas contas, ter uma vida mais confortável e digna se, no lugar da absorção de  talentos que fazem parte da  diversidade, algumas empresas apenas repetem como um mantra: “no momento diversidade não é uma das nossas prioridades”? 

Se sua empresa realmente deseja impactar a sociedade de forma positiva e deseja impulsionar na prática a justiça social, já passou da hora de investir efetivamente em diversidade e inclusão. 

E, como o próprio título desse artigo já diz, todo mundo ganha com a diversidade e inclusão, ou seja, além da promoção da justiça social, as empresas também podem ser beneficiadas diretamente e eu posso provar.  Vamos lá: 

Mais Engajamento

De acordo com os dados da pesquisa Hay Group, colaboradores de empresas que praticam a diversidade e inclusão são 17% mais engajados e 76% deles reconhecem que há espaço para inovar no trabalho.  Entre esses colaboradores, o sentimento de pertencimento é maior, eles percebem que podem crescer na carreira, suas vozes e ideias são ouvidas, e são valorizados. Eles realmente se sentem parte da empresa. Tudo isso ajuda a melhorar a qualidade de vida desses colaboradores. 

Menos conflitos

Em um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, são muito mais intensos o respeito e a troca de informação, de opiniões e de ideias. Ou seja, os  colaboradores e lideranças escutam mais, ensinam mais e alcançam mais  entendimentos.  O estudo  Hay Group também mostra isso. Nas empresas em que a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas demais organizações. Normalmente, conflitos acabam gerando um gasto absurdo de tempo, energia e, em muitos casos, até de dinheiro para serem solucionados. Sendo assim, um ambiente de trabalho diverso e inclusivo é essencial para qualquer negócio.

Aumenta a inovação e competitividade

Além dos pontos já citados,  um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo também aumenta a criatividade e a inovação da empresa. Isso acontece porque há a convivência de diferentes visões de mundo, diferentes bagagens culturais e sociais no mesmo lugar de trabalho. Assim, diferentes soluções para as dores dos clientes vão ser criadas e diferentes formas de produção vão nascer dessa equipe. Com certeza, isso vai impactar positivamente a inovação e competitividade da empresa. 

Aumenta os lucros

Tudo que já foi tratado até aqui também impacta na produtividade. As empresas que realmente investem em diversidade e inclusão conseguem aumentar a produtividade, tanto na quantidade quanto na qualidade, e isso resulta em lucros! Só para você ter uma ideia, segundo o estudo “A diversidade como alavanca de performance”, publicado pela consultoria americana McKinsey, empresas com mais diversidade de gênero em cargos executivos têm 21% mais chance de ter lucros acima da média que as que apresentam pouca diversidade. No caso de diversidade étnica, isso é ainda mais aparente: 33%.

Além disso, a criação e promoção da cultura inclusiva, feitas pelas razões certas, também pode melhorar a imagem  da empresa. Sem falar que os colaboradores podem levar o que aprenderam no ambiente de trabalho para suas casas, famílias e amigos. Ou seja, o investimento real em diversidade e inclusão podem ultrapassar os muros das empresas. 

Tanto a promoção da justiça social, como os diversos benefícios para a organização: quando realmente existe um compromisso das empresas com a  diversidade e inclusão todo mundo sai ganhando!  

Então, não perca mais tempo, dê o primeiro passo!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *