Timidez

Timidez é charme? Formas de mostrar ao mundo que NÃO!

Se você é tímido, já passou por poucas e boas na vida, uma vez que a expressão “fantasma sabe para quem aparece” é verdade universal. Se um membro do grupo vai apresentar na frente da sala toda mediante sorteio do professor, adivinha para quem cai a tarefa? E quando o palestrante falou algo que você não entendeu ou não concorda, como levantar a mão e falar no microfone?

E olha que esses são apenas dois exemplos porque, se fôssemos listar mais, ficaríamos até amanhã só falando sobre o que os tímidos passam.

Acontece que, aos olhos das outras pessoas (leia-se “introvertidos”), muitas vezes a timidez é confundida com charminho, e não é levada a sério. Como os tímidos têm essa aura de serem mais misteriosos e, portanto, mais interessantes, há uma fila de gente achando que você faz o que faz só para chamar a atenção – quando, na real, a coisa é completamente o contrário.

Não dá para provar para as pessoas que você não está fazendo charme ao manter seu lado misterioso: esse é um traço da sua timidez e o simples fato de ter que se expressar através do confronto (tentando fazer com que outra pessoa concorde contigo) já pode ser uma forma de ficar ainda mais travado.

Mas dá para evitar essas interpretações onde elas mais importam, que é, basicamente, no seu relacionamento interpessoal com familiares e amigos queridos e na sua carreira.

Aqueles colegas de sala ou de trabalho, ou mesmo um tio ou primo, que não vão te ajudar de nenhuma forma a construir seu legado, podem pensar de você o que quiser. A primeira boa dica para os tímidos é, inclusive, justamente essa: ao relativizar a opinião dos outros sobre você, dá para ver como isso não é um real problema, mas apenas um incômodo.

Já as pessoas que lidam contigo diariamente, querem seu bem e seu crescimento não vão ter margem para pensar que sua timidez é uma forma de ganhar holofote ou qualquer outro tipo de benefício. Mas, de qualquer forma, é sempre bom não abrir margem para esse tipo de interpretação.

Como? Aqui vão algumas dicas:

#1 Utilize sua reflexão a seu favor

Os tímidos quase nunca falam por reação, o que significa que eles ouvem a mensagem, absorvem e só um tempo depois vão falar sobre ela. Isso serve tanto para críticas quanto elogios mas, também, afeta a maneira que a pessoa se posiciona, também, em relação a opiniões e ideias.

Você pode usar isso a seu favor e falar de antemão, antes que alguém já venha avisando que você está fazendo charme, que entendeu a mensagem e vai pensar sobre o assunto, dando uma resposta o mais rápido possível.

Isso também serve para o caso das palestras, que exemplificamos lá em cima: imagine que você não entendeu algo, mas não tem coragem de perguntar direto no microfone. Ao fim da palestra, peça ao palestrante – ou a alguém da organização do evento – um e-mail de contato para que você possa enviar observações posteriores.

Ao utilizar esse período reflexivo a seu favor, pontuando que vai estudar a resposta e dá-la quando se sentir mais seguro desse ato, você mostra, inclusive, que se importa o suficiente para não falar sem pensar.

#2 Faça suas próprias regras sociais

O tímido não vai curtir muito ir a um happy hour com a galera do trabalho novo na próxima sexta, mas pode tentar se aproximar dos colegas no almoço ou no intervalo do café, por exemplo.

Quando for perguntado sobre sua ausência em festas, baladas ou interações sociais que não te deixam confortável, seja sincero quanto a isso.

Tenho um amigo que odeia festas e se sente extremamente desconfortável, preferindo conversar com uma ou duas pessoas em um bar ou café. Quando o convidei para meu casamento, ele agradeceu o convite mas pontuou que não gostava de festas e que seria injusto comigo tê-lo deslocado no meu grande dia.

Acha que eu fiquei chateada? Claro que não! Ele realmente estaria bem infeliz com tanta descontração e eu não pago para as pessoas serem infelizes perto de mim. ;p Ele sugeriu que a gente comemorasse depois, em um jantar ou algo do tipo, e eu achei o máximo.

Seja você essa mesma pessoa: ao dizer que vai e, simplesmente, não aparecer, você pode ser tomado como alguém que faz charme, ou faz de tudo para que as pessoas insistam que você vá. Ao ser direto e dizer que não gosta de determinado evento, mas se mantém aberto para outros tipos de interação, as pessoas respeitarão mais a sua personalidade. E se sentirão igualmente respeitadas.

#3 Deixe a discrição ser seu ponto forte

É extremamente raro encontrar um tímido que gosta de fazer fofoca ou de participar de alguma. Quando uma rodinha dessas se forma no trabalho, é comum vê-lo saindo pela tangente ou nem participando do momento, em primeiro lugar.

Por isso – e, principalmente, na carreira –, deixe que a discrição seja seu ponto forte. Seja reconhecida como a pessoa na qual todos podem confiar, porque fazer mexericos não é, exatamente, sua definição de diversão.

Pessoas confiáveis não apenas são mais queridas como, também, podem ser mais bem pagas simplesmente porque são confiáveis. Já viu que alguns cargos, na iniciativa pública e na privada, tem as posições chamadas “de confiança” para pessoas com muitas decisões a tomar? Se você olhar com bastante atenção, verá que a maioria dos ocupantes desses cargos são tímidos.

E, no fim, deixe fluir a timidez como algo normal

Se o fato de ser tímido te prejudica e você quer mudar isso, tudo bem: existem inúmeras maneiras de virar o jogo (e uma delas é esse nosso curso sobre timidez aqui). Mas, se você está bem com o que você é, por que se importar com o que as pessoas dizem de você?

Quando elas não são importantes para seu crescimento pessoal ou de carreira, pouco importa se dizem que você faz charme. O tímido é tão discreto e centrado que dificilmente agirá por impulso e dará um barraco quanto a isso – então, possivelmente, o crítico vai falar sozinho e não terá nenhuma prova concreta de suas acusações.

Não perca o sono e nem a razão tentando parecer o que você não é. Acredite: sua personalidade é muito interessante e não precisa de nenhuma mudança brusca. Se você quiser, sempre terão os retoques; mas, se você não quiser, o mundo tem que te aceitar do jeito que você é.

Deixe sua timidez fluir e faça com que ela te traga todas as delícias desse traço característico. Sim, elas existem e estão só esperando que você as note.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *