Produtividade

Seja mais produtivo, começando agora [Hacks e Ferramentas]

“Improved productivity means less human sweat, not more.” — Henry Ford

O objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos importantes da produtividade que precisam estar claros nos próximos dias e começar a construir o nosso sistema de produtividade pessoal.

Partiu?

O que é o que não é produtividade

Produtividade significa fazer mais a cada novo dia. Medimos a eficiência, o profissionalismo e a competência de uma pessoa através da quantidade de coisas que ela consegue fazer. Produtividade é, portanto, um indicador de quantidade de produção.

Errado.

Produtividade é possuir um sistema: um grupo de comportamentos, ações que funcionem harmonicamente, constantemente, atuando para o mesmo objetivo — te levar onde você quiser.

Em outras palavras, produtividade é o hábito de fazer as coisas certas, não fazer mais coisas.

Sempre faça a coisa certa.

Tudo começa com o hábito — e isso é um barato.

Você é capaz de adquirir qualquer tipo de hábito, querendo ou não. Pode ser automático ou você pode aprender como os hábitos se formam e, intencionalmente, adicionar ou remover o hábito que bem entender na sua rotina.

Assim sendo, quando aprendemos a construir bons hábitos estamos conquistando algo valioso e muito raro que conhecemos como disciplina.

Mas, assim como produtividade, disciplina é também uma habilidade humana. Se você leu o outro e-mail que te enviamos hoje, já deve saber que esse tipo de habilidade é intrínseco em cada indivíduo. O que nos diferencia é o quão desenvolvida cada uma dessas características estão em cada um de nós.

E o valor intrínseco em possuir uma disciplina bem desenvolvida é o seguinte: ela te faz forte.

Baixa Disciplina → Bons Hábitos → Alta Disciplina → Força

Quantas vezes você é refém da motivação ou de inspiração para fazer algo? Se isso faz parte do seu dia, sinto muito, mas é um indicativo forte de que seu nível de disciplina seja baixo.

Felizmente, vamos começar a trabalhar nisso agora.

A produtividade, nesse e nos próximos e-mails, será o resultado de seis coisas:

  1. Fazer a ação correta.
  2. No momento correto.
  3. No lugar correto.
  4. Com o foco correto.
  5. Na frequência correta.
  6. Sem esquecer de nada.

O budismo possui o caminho óctuplo, nós possuímos o caminho sêxtuplo para atingir a paz de espírito com nossas obrigações e dormirmos felizes.

Nosso objetivo é construir esses bons hábitos nos próximos dias e, tendo esse objetivo, vamos precisar da ajuda de algumas ferramentas.

Precisaremos de 4:

  • Uma caixa de entrada
  • Uma agenda
  • Um gerenciador de tarefas, e
  • Um arquivo

Nossa primeira prática está relacionada à escolha dessas ferramentas que usaremos.

Pegue seu casaco, sua bolsa, seu celular e vem comigo.

Prática: escolha suas armas

A prática de hoje é escolher, instalar e configurar os aplicativos que usaremos nos próximos dias.

Tire um momento para ter contato com cada um deles. Você é um samurai, prestes a começar uma batalha; os aplicativos serão suas armas e suas melhores amigas.

Teste, sinta os aplicativos. Ele precisa ser fácil de usar, precisa ser charmoso pra você.

A seguir, deixo algumas opções para cada item do nosso sistema. Vou marcar em negrito minhas recomendações pessoais, mas sugiro que avalie cada um dos serviços. Lembre-se: a ferramenta ideal é aquela que melhor atender você e suas necessidades.

Seja amigável, elas estão aí pra te ajudar. Seja gentil consigo mesmo também, se não gostou de alguma ferramenta, não force a barra e parta pra outra. Uma hora você vai dar match.

Já usa alguma das sugestões abaixo? Ótimo, permaneça com ela!

Achou difícil e não gostou de nenhuma das sugestões? Talvez você seja mais analógico e, não se preocupe, vou deixar alternativas pra você também.

Para libertar sua mente: uma caixa de entrada

O que é importante ao escolher uma caixa de entrada? Ter um campo de texto. Ponto. Um diferencial será a possibilidade de anexar fotos, imagens e outros arquivos.

Para encontrar tempo: uma agenda

O que é importante ao escolher uma agenda? Possibilidade de registrar, de maneira visual, informações dos seus compromissos como data, horário, local e duração.

Para fazer o essencial: Um gerenciador de tarefas

O que é importante ao escolher um gerenciador de tarefas? Liberdade pra registrar suas tarefas incluindo informações importantes como: data de execução e definição de prioridade. Um campo de texto bastaria — e isso abre margem para usarmos praticamente qualquer tipo de aplicativo.

Para guardar o que for importante: Um arquivo

O que é importante ao escolher um arquivo? É importante que você possa armazenar diferentes tipos de informação, organizando de forma simples e lógica para que consiga fazer consultas sempre que for necessário. O mote é exatamente esse: organizar para recuperar.

Por que essa prática nos ajuda?

Escolhidas as ferramentas, elas serão engrenagens importantes para você atingir seus objetivos, seja ele arrumar a casa ou conquistar o mundo.

Tente deixá-las na página inicial do seu celular. A ideia é que você as use com uma frequência quase que diária daqui pra frente.

Nos próximos dias vou explicar a função que cada uma dessas ferramentas deve desempenhar no seu dia-a-dia, e como elas nos ajudam a trilhar um caminho mais produtivo e de encontro aos nossos objetivos e valores.

Amanhã, falaremos sobre coletar informações, por que é importante e como usar a caixa de entrada.

Até lá 🙂

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)