Inteligência Emocional

Segurança psicológica: como desenvolver nas empresas?

Muitas pessoas colaboradoras não se dão conta, mas atitudes que, a princípio, possam parecer desconforto ou timidez, na verdade estão ligadas à (in)segurança psicológica.

Veja: quantas vezes você deixou de perguntar algo em uma reunião ou tirar dúvidas com o gestor por receio de estar sendo óbvio, inconveniente ou totalmente sem noção?

Esse sentimento afeta inúmeros indivíduos, impactando diretamente em seu desempenho, na produtividade e até mesmo em seu senso de tranquilidade.

Isso tem muito a ver com a cultura organizacional, que precisa ser mais flexível, aberta e inclusiva, dando abertura a troca de informações, críticas e sugestões.

O que é segurança psicológica

Quem nunca se sentiu constrangido em um ambiente de trabalho que atire a primeira pedra!

Não é incomum vermos pessoas que se sentem pouco à vontade ao serem convidadas a expressar opiniões, principalmente quando se tem histórico de comentários maldosos por parte de um colega ou mesmo da chefia.

A segurança psicológica tem a ver com confiança, respeito e acolhimento.

Ou seja, trata-se de gerar um ambiente de trabalho em que todas as pessoas colaboradores se sintam confortáveis e seguras para serem elas mesmas.

Com isso, toda a equipe pode compartilhar, com sinceridade, suas experiências e visões, sem receio de punições, constrangimentos ou de se envolver em algum conflito.

Como as empresas podem criar segurança psicológica no trabalho?

Uma empresa é feita de pessoas que se ajudam mutuamente.

Para que isso aconteça, é preciso que cada indivíduo tenha a disponibilidade de se inteirar dos fatos, perguntar, ouvir sugestões, avaliar cenários, entender contextos e, principalmente, levar em consideração a segurança psicológica das pessoas envolvidas.

Afinal, sem ela, as relações se tornam hostis e pouco colaborativas.

A capacidade de expressar opiniões e receber feedbacks construtivos em vez de críticas são algumas das características de um ambiente de trabalho que oferece segurança psicológica.

Esse conceito tem sido discutido amplamente nas organizações, já que ele é fator essencial para promover inovação, eliminando tudo o que possa desencorajar uma pessoa colaboradora de realizar com maestria suas atividades.

Contudo, quando a gestão não prioriza esse aspecto, a tendência é que a equipe seja mais frágil, menos engajada e propensa a não atingir os resultados esperados pela empresa.

Acontece que desenvolver a segurança psicológica em um ambiente de trabalho não é algo natural e nem ocorre da noite para o dia.

É um trabalho que precisa ser realizado o quanto antes, a fim de moldar o comportamento de todos as pessoas colaboradoras. 

Dessa forma, separamos algumas dicas que vão  ajudar no desenvolvimento da segurança psicológica da sua empresa.

Promover cultura de feedback

Mesmo diante de tantas evoluções no mundo corporativo, ainda é possível observar pessoas serem constrangidas por terem feito algo errado ou tomado uma atitude inadequada. 

Uma das formas de quebrar com esse modelo arcaico  na relação colaboradores e gestores é a promoção da cultura de feedback.

O que é isso? A criação de conversas constantes, inclusive com a participação do RH, para trocar informações,  reforçar as conquistas, ouvir dúvidas, sugestões e reclamações e estabelecer uma conexão de confiança, respeito e liberdade para falar o que seja necessário.

Escuta ativa

Saber escutar é uma habilidade importante que deve ser desenvolvida por todas as pessoas.

Diz respeito ao processo de prestar atenção, demonstrando total interesse no que está sendo dito.

Isso aumenta a capacidade das pessoas de atingir seus objetivos e sentir a necessidade do outro.

Quando a escuta ativa é praticada, a empresa também garante a segurança psicológica, pois permite que as pessoas  falem dos problemas, sentimentos e angústias, evitando o lixo emocional e o estresse que isso causa no ambiente de trabalho.

Além disso, saber ouvir corretamente permite que o indivíduo seja mais competitivo, tome decisões mais acertadas e mantenha uma relação mais próxima com as todas as pessoas.

Encorajar as pessoas ao risco

Não existe receita de bolo quando o assunto é decisões corporativas.

A todo momento as pessoas são colocadas à prova em uma empresa, seja nas atividades diárias ou na solução de um problema. 

Em uma equipe, todos devem ter as mesmas oportunidades.

Por isso, o ideal é incentivar as pessoas a se arriscarem e mostrar o que elas sabem fazer, quais suas habilidades, competências e novos pensamentos.

Ser tolerante com os erros

Só aprende quem tenta e erra.

Então os erros devem ser tolerados, pois é a partir deles que as pessoas se tornam mais maduras, atentas e com mais gana por conhecimento.

Quem está começando, por exemplo, comete muitas faltas, mas faz parte do processo de aprendizado.

Dentro de um processo de segurança psicológica, o erro deve ser visto como algo natural, fazendo parte do crescimento profissional daquele colaborador.

Tenha um time diverso

Uma empresa que quer construir um processo de segurança psicológica não pode deixar de ter um time diverso e inclusivo.

Isso porque se todas as pessoas pensarem da mesma forma, as conclusões vão ser sempre as mesmas e nunca haverá espaço para inovação.

A contratação de equipes plurais permite uma diversidade no repertório de ideias, favorecendo a busca de soluções criativas, agregadores e até mais viáveis economicamente.

Para saber mais sobre comportamento no trabalho, inovação e gestão de pessoas, continue acompanhando o blog Profissas.

Aqui você encontra novidades que podem mudar a realidade da sua empresa.

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