Vida

Qual é a sua relação com a incerteza?

Recentemente cheguei a uma encruzilhada da vida: continuar no estável & garantido ou abraçar o incerto.

Foi então que no mês passado, eu pedi demissão da minha atual empresa, em meio a pandemia, para abraçar uma jornada totalmente incerta. As coisas mudaram e um capítulo chegou ao fim. E era bem o capítulo que era garantido.

Mas dentro de mim, eu senti que o mais correto a fazer era: honrar a voz interior que me dizia que eu tinha algo especial para dar àquela jornada.

Só que antes de tomar essa decisão, eu me questionei muito sobre o que o próximo capítulo me reservada e sem saber a resposta, eu precisei aprender a confiar na incerteza.

Se tem uma coisa que 2020 nos ensinou foi que a incerteza é uma residente permanente na nossa vida, né?

Mas se isso é verdade, por que é tão difícil de aceitar?

Por que queremos ficar na nossa zona de conforto. Na psicologia, a melhor definição para a zona de conforto é a repetição de padrões e comportamentos. Nós não queremos fazer algo que cause medo ou ansiedade, por motivos óbvios, que podem ser resumidos em apenas um: qualquer ameaça ao nosso instinto de estabilidade não é bem-vinda.

E quando somos ameaçados por uma incerteza, podemos nos tornar tão focados na situação imediata que não enxergamos as possibilidades mais amplas do cenário completo. O que pode nos levar a tomar decisões precipitadas ou abrir mão de oportunidades.

 

Você gosta de explorar o desconhecido ou o aborda com cautela e medo?

Descubra se você está na sua zona de conforto.

 

Trouxe algumas dicas para você lidar com a incerteza:

Dê um passo de cada vez.

Antes de abraçar totalmente o incerto, faça alguns micro testes. O quanto essa nova jornada me inspira diariamente? Quais são os resultados que ela traz para a minha vida profissional e pessoal? Foi assim que eu senti a voz interior falando cada vez mais alto e me enchendo de confiança para tomar o próximo passo.

Aceite que a sua jornada é inesperada e não linear.

Você já fez aquelas resoluções de começo de ano? Eu lembro que em 2017, após ter vendido minha franquia de salão de beleza, eu tinha escrito alguns objetivos, como:

  • Entrar numa multinacional;
  • Começar academia;
  • Viajar para o exterior.

No final do ano, quando eu reli, senti frustração. Porque eu tentei controlar a minha vida e não consegui. Mas por outro lado, quando anotei o que tinha me acontecido naquele período, fiquei impressionada o quanto a vida me surpreendeu. Entrei numa empresa pequena como estagiária de mídias e em 6 meses me tornei sócia de uma escola de habilidades humanas.

Se eu aceito o desconhecido, sinto-me à vontade com as oportunidades e posso confiar no que está por vir, porque a vida sempre acontece!

A incerteza como uma professora sábia: ela sempre ajuda você a crescer.

Ou você vai me dizer que 2020 não te ensinou NADA?

Uma das coisas positivas que esta crise tem mostrado é a nossa capacidade de adotar mudanças com urgência. Não podemos prever o futuro com exatidão, mas a única maneira de chegar lá é aprendendo continuamente, detectando tendências, mudanças, para poder reagir a tempo.

A certeza absoluta é ilusória. Não exija nem espere, mas faça acontecer sempre!

Decisões serão necessárias mesmo quando tudo estiver nublado em sua mente.

E você, qual é a incerteza que você está enfrentando agora que está aprendendo a abraçar e aceitar? ⁣

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *