Marketing

Qual a importância de estar bem posicionado no Google?

Você pode não perceber, mas por trás de uma simples busca no Google existe um complexo sistema de algorítimos, constantemente testado e atualizado para suportar com eficiência mais de um bilhão de buscas mensais e garantir que os resultados apresentados aos usuários sejam os mais precicos possíveis.

Segundo dados coletados pela rede de anúncios Chitika, cerca de 92% das pessoas que fazem pesquisas no Google nem mesmo clicam na segunda página. A mesma pesquisa aponta que o site no topo da lista de uma busca padrão recebe 33% de todo o tráfego.

Isso significa que, se sua empresa vende grama sintética, por exemplo, é melhor que ela esteja listada logo no topo dos resultados quando alguém pesquisar “onde comprar grama sintética”.

Existem duas formas de posicionar o site de sua empresa no topo da lista de resultados do Google.

Google Adwords

É a plataforma do Google que gerencia uma rede de anúncios pagos, também conhecidos como links patrocinados. Eles são exibidos geralmente nas primeiras posições da página de resultados e na coluna lateral, sempre de forma destacada.

Posição do dos links patrocinados Google

Apesar do sistema parecer simples, não basta simplesmente pagar para que seu site seja exibido logo no início. O Google possui um mecanismo de seleção (Índice de Qualidade) que o permite encontrar sempre os resultados mais relevantes de acordo com as palavras chave utilizadas na busca. Desta forma o usuário tem uma probabilidade maior de encontrar o que procura, mesmo nos anúncios pagos.

Os custos envolvidos com o Google Adwords vão depender do orçamento e metas de sua empresa. Não há um valor fixo e você só paga quando alguém clica no seu site, porém é importante destacar que apesar dos resultados não serem influenciados diretamente pelo valor investido, quanto mais a sua empresa pagar pelo anúncio, maior a probabilidade de seu site ser mostrado no topo da lista.

Otimização dos Sistemas de Buscas (SEO)

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization e corresponde ao conjunto de técnicas que visam o melhoramento orgãnico da posição de uma determinada página.

O Google leva em consideração vários pontos na hora de colocar um site no topo de sua página de resultados. Esses pontos abrangem os aspectos que você tem controle (formatação dos textos, imagens, links para outras páginas, etc) e os que você não tem, como quantidade de referências externas (links externos) que levam até sua página, concorrência e outros.

Cada um desses aspectos deve ser trabalhado individualmente na hora de montar uma estratégia de SEO ou mesmo de Inbund Marketing, que podem ser realizadas pela própria empresa ou por agências especializadas.

O Google é hoje a principal forma de se buscar informação pela maioria dos usuários da internet. Para se ter uma ideia, no Brasil cerca de 95% dos usuários o utilizam como buscador padrão. Isso faz com que estar bem posicionado no Google não seja apenas importante, mas sim essencial para qualquer empresa que queria se manter competitiva no mercado.

Como uma vez disse Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia:

“Se não está no Google, é por que não existe.”

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