Gestão

Por que sua empresa precisa de um programa de diversidade agora?

Diversidade deixou de ser uma “palavra da moda” para se tornar uma urgência empresarial – e com razão. Os benefícios de instaurar um programa de diversidade vão além das razões mais óbvias, como ter pessoas de diferentes backgrounds se conhecendo e pensando juntas, e encontram objetivos comuns de todos os mercados, como aumentar sua capacidade produtiva.

Em outras palavras, investir em um programa de diversidade não é bom apenas para fortalecer sua cultura interna e imagem, mas também para o alcance de resultados potencialmente melhores.

Se você gerencia uma empresa que ainda não tem essa questão no radar, veja abaixo alguns outros motivos para não postergar ainda mais essa oportunidade de melhorar o ambiente de trabalho:

Boas ideias

É notório que um quadro de colaboradores diverso tem mais a contribuir com processos criativos e de inovação do que uma onde todos têm o mesmo perfil ou background.

Trazer pessoas que vivem experiências diferentes para interagir e criar é como fortalecer um celeiro de boas ideias. Além disso, reduz-se a recorrência de conflitos, já que equipes diversas tendem a desenvolver mais respeito e escuta entre os pares.

Retenção de talentos

Uma pessoa que se sente acolhida em sua equipe, recebe o salário justo pela sua função e tem a possibilidade de conviver com pessoas incríveis dificilmente sairá da empresa por qualquer contraproposta do mercado.

Um programa de diversidade, quando bem conduzido, encontra e retém os talentos por um longo período de tempo. Isso é duplamente bom: por um lado, você se certifica de ter a colaboração de pessoas fortes; por outro, não fortalece a concorrência com a saída de seus colaboradores.

Desenvolvimento de lideranças

Programas de diversidade trazem uma bagagem enorme de desenvolvimento de lideranças, já que as pessoas envolvidas em equipes diversas aprendem a pensar e considerar o todo, e não apenas aqueles que pensam igual a si.

Pode parecer bobo, mas esse motivo faz toda a diferença para que líderes-natos se destaquem e sejam os grandes condutores de mudanças boas nas empresas. Sem apostar na diversidade a organização não dá espaço a todos os perfis de liderança e, a longo prazo, isso pode ser um prejuízo enorme dentro de seu setor de atuação.

Lucratividade

De acordo com uma pesquisa conduzida em 2018, empresas com quadro de colaboradores diversos, a começar pelo gênero declarado, podem lucrar bem mais que seus concorrentes que não investem em programas de diversidade.

O motivo é simples: processos criativos em equipes diversas tendem a ser duas vezes mais produtivos do que em equipes homogêneas – justamente porque várias cabeças bem diferentes entre si pensando valem mais do que várias cabeças que sempre concordam com as mesmas ideias.

 

Em resumo, dar chance a um programa de diversidade não vai apenas melhorar a imagem da organização ou colocá-la por dentro de novos sistemas de gestão: esse recurso cria mecanismos excelentes para a melhoria dos resultados, internos ou externos.

Se você ainda não tinha parado pra pensar nisso, que tal dar uma olhadinha mais cuidadosa na questão? O programa de diversidade pode beneficiar empresas de todos os setores, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e traz o inestimável valor humano a processos que carecem cada vez mais desse atributo.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *