Empreendedorismo

O esforço por trás do sonho: Talento x Dedicação

“Olhar as capas de revista e admirar histórias de sucesso de empreendedores e profissionais alimenta o sonho de muita gente. O que elas não contam é que, por trás de cada história de sucesso, há muitas de fracasso. Os empreendedores que deram certo quase sempre falharam em várias empresas antes, com todo o custo pessoal, financeiro e emocional envolvido. Não existe caminho fácil, não tem almoço grátis. Grandes resultados só vem com grandes esforços”

Quando o Felipe Matos, exímio empreendedor e colunista do assunto para o Estadão (além de escritor e autor do livro 10 Mil Startups, em pré-venda pela Livraria Cultura), me deu esse depoimento, eu não tive nenhuma dúvida de que seria com ele que eu começaria esse post.

Pra usar um meme bem brasileiro, só li verdades nas coisas que ele me disse. E é isso que você precisa saber: não existe sucesso fácil, e isso não é apenas um clichê da vida, é uma realidade. Pra sair do papel, um sonho – qualquer sonho – precisa de planejamento, esforço, dedicação e esperança.

Pensando nisso, fui atrás de mais gente que tá nessa estrada de se buscar dentro de uma carreira, seja como empreendedor ou como colaborador, seja de carteira assinada ou com pro labore. A partir de hoje, a cada semana, vou colocar as histórias que ouvi aqui no blog da Profissas. Espero que uma (ou várias) desses relatos possa te inspirar a ser sua melhor versão, porque o mundo está ávido por ela.

Ah, não custa nada lembrar: se precisar, conte com a ajuda da Profissas para cumprir essa meta! 😉

Talento x Dedicação

“Pensando na vida profissional, pra mim não existe noção mais inocente e distante da realidade do que a de que existem pessoas que nasceram com a “sorte” de serem talentosas.

Eu até acredito que existe talento, mas ele, definitivamente, é um componente muito pequeno na “fórmula” do sucesso profissional. Pelo menos 90% do sucesso depende do nível de dedicação e resiliência de cada pessoa. O talento, inclusive, é apenas um facilitador que pode ser substituído por mais um pouco de dedicação – assim como outros facilitadores por aí, como educação básica de qualidade, networking e, por que não?, sorte.

Ao contrário do que diz a campanha de um canal de TV, dedicação substitui, sim, o talento. Mas o contrário não acontece. O mercado não tem espaço para talentosos sem dedicação há muito tempo… e é por isso que minha sugestão para todo mundo que realmente tem um sonho é se dedicar ao máximo a ele, pois quanto mais você se dedica, maior é a chance de alcançá-lo.

O trabalho da minha empresa no dia a dia tem muito a ver com isso: somos contratados para melhorar sensivelmente páginas de internet que já são boas, feitas por ótimos profissionais, e só conseguimos fazer isso porque trabalhamos MUITO em cada uma dessas páginas, e não porque somos mais espertos que outras pessoas.

Cada minuto que se perde acreditando em lendas como “talento” e “sucesso da noite para o dia” é um minuto a menos que poderia ser usado para o trabalho de aumentar as chances para um sonho acontecer. Portanto, vigie suas ações e pensamentos para mantê-los no foco certo”.

Rafael Damasceno, co-fundador da Supersonic, a melhor empresa do Brasil com foco em CRO

Na semana que vem, é a vez do músico Victor Soares falar sobre sua jornada de São Francisco, em Minas Gerais, à Berna, na Suíça.

Comentários (3)

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

    ×
    Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)