Carreira

Não tenho propósito de vida. E agora?

Vida com propósito. Vida com propósito. Vida com propósito.

Ok. Eu entendi. Inclusive, essa frase não para de se repetir na minha cabeça.

E não somente na minha cabeça. Em cada palestra que eu vou e cada vídeo que eu vejo sobre carreira ou vida falam sobre isso também.

Já te digo de cara: o “propósito” deste texto não será esse. Não é sobre isso
que iremos falar.

Afinal, eu mal sei decidir ainda qual camiseta eu vou colocar de manhã e o que eu vou almoçar no domingo, quem me dera saber de prontidão qual é o meu propósito.

Sim, saber sobre o que você quer que dê sentido na sua vida é importante.

Mas não confunda isso com meta de vida.

Colocar isso como meta de vida é ter uma autocobrança muito forte que irá lutar contra você.

Vai fazer você buscar muito o final da jornada, quando na verdade as respostas estão na caminhada.

Clichê essa frase, não?  Mas você vai ver que faz todo o sentido.

Por alguns anos, trabalhei na Minha Ponte com temas como carreira, propósito, sentido de vida.

Nessa experiência, percebi uma certa inversão de valores ao falar que a pessoa deve saber o quer fazer ao longo das 24 horas e 365 dias que ela tem disponível no ano.

Disseram para todo mundo que é importante ter desejos, metas, objetivos e algo lá na frente que você foque toda sua energia e recursos para alcançar.

Essa frase parece 100% correta, não é mesmo?

E de certa forma, é sim.

Mas o que vimos em muita gente é que esse “ter que buscar algo maior” provocou uma autocobrança forte o suficiente para deixar as pessoas infelizes.

Infelizes por não saberem muito bem o que querem da vida. Infelizes porque a sensação de estarem perdidos no mundo vem a tona.

Infelizes porque não conseguem saber qual curso da universidade irão fazer, quais são os estágios e trabalhos que irão procurar e assim por diante.

Por fim, a tal busca por propósito está trazendo incerteza, insegurança e infelicidade ao invés de trazer a tão procurada felicidade e bem estar.

Portanto, vamos combinar o seguinte: quando você estiver nesta questão de busca por propósito e objetivos de vida, mude o foco da sua atenção.

Muitas vezes, não conseguimos construir planos de longo prazo.

E isso é extremamente natural!

Os tempos mudaram, a velocidade com que as coisas acontecem mudou.

Hoje, percebemos que fazer planos de longuíssimos prazos não faz tanto sentido quanto fazia na geração passada.

Ao invés disso, por que não focamos em fazer aquilo que mais faz sentido e o que mais nos completa HOJE?

Porque não buscamos dentro destas atividades oferecer a melhor versão de nós mesmos e dar o nosso 110% para que elas se cumpram da melhor forma possível?

Isso nos parece fazer mais sentido porque desconstruímos a pressão do amanhã para viver plenamente a nossa presença no hoje.

Grande parte da infelicidade das pessoas está na projeção do cenário ideal. “Tenho que ter propósito”, “tenho que ter metas”, “tenho que buscar o emprego que faça total sentido com o que eu quero” e assim por diante.

Às vezes, planejar o futuro dá até preguiça porque é tanta incerteza.

Só que nessa projeção, esquecemos de viver e dar o nosso máximo no dia de hoje. Nesse exato minuto. Nesse exato segundo.

A felicidade acaba estando sempre no momento em que alcançamos aquilo que na verdade nem sabemos direito o que é.

O amanhã é incerto. A única coisa que temos de verdade é o agora. Então por que não nos doamos por completo a ele?

Te digo o seguinte… Foi adotando esta estratégia de plena presença e doação ao agora que muitas pessoas encontraram seus propósitos.

Não encontraram parados pensando sem parar e rascunhando em uma folha de papel. Foi botando a mão na massa, foi fazendo acontecer.

Foi no estilo “já que eu tenho somente esses limões na mão, vamos fazer limonada. Mas não qualquer limonada… vamos fazer a limonada MAIS INCRÍVEL que poderia existir com os recursos que eu tenho“.

A busca pelo propósito irá te pausar na medida que você parar no tempo demais para ficar se preocupando com isso. Se mova!

Faça o que tiver ao seu alcance e sempre dando o seu melhor. Você vai ver que esse discurso vai passar muito mais do que uma frase motivacional na sua vida…

Quem sabe neste caminho você irá encontrar aquilo que sempre buscou, e que só encontraria se tivesse se mexido e feito o que você fez.

Já dizia Steve Jobs: “Você vai conseguir ligar os pontos não quando você olhar para frente, mas sim quando você olha para trás”. Faça e as respostas virão com o tempo. 😉

Continue acompanhando o blog da Profissas e também em nossas redes sociais, pelo LinkedIn e Instagram!

Comentários (37)
  1. Dayane disse:

    Gratidão por essas palavras meu amigo

  2. lineker disse:

    Obrigado pelo texto, me tirou de um momento de desespero em que eu me coloquei

  3. Lucas disse:

    Obrigado, você me ajudou a olhar as coisas de um outro jeito!

    1. Diego Costa disse:

      Muito obrigado elas palavras, me ajudou a parar de focar nisso.

  4. Lunna disse:

    Estou perdida no momento, mas, seu texto me ajudou a ganhar ânimo. Vou lá espremer meus limões rsrs. Obrigada!!

  5. Jéssica disse:

    Só quero dizer obrigado pelas palavras.
    Obrigada memso❤️

  6. Matheus disse:

    Devo admitir que estava tão mais tão desesperando, que acabei lendo seu texto chorando, e devo dizer que foi incrível a mudança que ele fez para mim. Muito obrigado por isso.

  7. Mauricio disse:

    Google me jogou nesse site e meu amigo, mesmo já escutado várias vezes algumas dessas frases hoje foi o dia que elas realmente fizeram algum sentido, a mudança não vai acontecer da noite pro dia eu sei , mas vou me dedicar mais ao hoje e dar o 110% no agora e deixar o futuro se montar através dessas minhas atitudes do agora.

    Att Mauricio

    Obrigado por esse texto.

  8. José F. A. L. disse:

    Estava preocupado em encontrar o meu propósito para utilizá-lo como foco e basear minhas atitudes nele. Mas, nem sempre é possível fazer isso, sendo possível, às vezes, só fazer o que tenho que fazer hoje para alcançar um meta de média distância. Obrigado por me ajudar entender isso.

  9. José F. A. L. disse:

    Estava preocupado em encontrar o meu propósito para utilizá-lo como foco e basear minhas atitudes nele. Mas, nem sempre é possível fazer isso, sendo possível, às vezes, só fazer o que tenho que fazer hoje para alcançar um meta de média distância. Obrigado por me ajudar entender isso.

  10. BRENDA disse:

    EU PRECISAVA LER ISSO, POIS ESTOU PRESA A ESSA QUESTÃO DE NÃO TER OBJETIVOS.
    OBRIGADO PELAS PALAVRAS <3

  11. Rodrigo disse:

    belas palavras só perdem para o silêncio.

    1. Keven disse:

      Sempre tem um babaca nos comentários…

  12. Vaneide disse:

    Não consigo tomar inicativa nenhuma em minha vida. Me sinto travada num universo paralelo vivendo apenas um dia após o outro. Acordo, trabalho, durmo, acordo, trabalho… penso 24 por dia que tenho que estudar, focar em algo, escolher um curso que eu goste… mas nao consigo sair do lugar. Quando chega a noite, fico feliz só por ter vencido mais um dia, mesmo que nao tenha feito nada pra mudar…

    1. Gustavo disse:

      infelizmente sinto o mesmo, tirando a parte de me sentir bem no fim do dia, apenas me sinto culpado e triste por saber que no amanhã tudo piorará porque tudo vira uma bola de neve, se tivesse algum modo de parar o tempo ou sla, me sinto bem me distraindo dessa verdade

  13. Victor Ribeiro disse:

    Excelente texto. Me ajudou muito a amenizar a pressão que a ansiedade traz nessa busca cega e sem tato por algo indefinido.

    1. Carilo disse:

      você não é o único…

  14. lucas disse:

    tudo isso é uma droga, não há nada q eu realmente queira fazer hoje e nem no futuro. nada faz sentido, eu até queria ser bom pra uma pessoa, mas ninguém gosta de mim e nem mesmo eu consigo gostar. não dá

    1. Carilo disse:

      te entendo menos a parte de que você não consegue gostar de ninguém e ninguém gostar de tu

  15. Áurea disse:

    A muito perdi meus sonhos e meus objetivos e não via mais propósito para eles… E realmente os tempos são outros. Está é a hora certa de fazer o meu melhor todos os dias e um dia de cada vez. Obrigada por dizer o que realmente eu precisava e no momento certo.

  16. PRISCILLA MARQUES FARIA disse:

    como eu precisava ler isso. Estou aqui com insônia pensando nos propósitos da minha vida. Frustada…esse texto veio em boa hora.

  17. Nicele disse:

    Eternamente grata por esse texto maravilhoso, me ajudou muito ❤

  18. Cida Souza disse:

    Agradeço as belas palavras, e posso dizer que me sinto aliviada cm elas. Às vezes pensamos que o problema somos nós é que todo mundo consegue fazer tudo, quando existem outras pessoas que se sentem da mesma maneira, e tá tudo bem ser assim às vezes. Obrigada❣

  19. cleber disse:

    Obrigado amigo por esse texto, ja não sabia oque fazer e você me deu um recomeço!

  20. jones disse:

    muito bom gostei demais , tudo faz sentido. O engraçado e que a maioria de nós queremos nós encaixar nas ideias “padrões” de felicidade, metas ,sucesso . Sendo que penso eu que felicidade e algo muito pessoal.

  21. Anônima disse:

    Essas palavras lindas e quentinhas que aquecem o coração quando se lê da tanta esperança nas pessoas que os motiva a ser melhor a querer ser melhor mas se não colocarmos a mão na massa não da certo nada funciona não se tem motivo mas como faço as minhas coisas se eu tenho uma rotina tediosa é so fazer o serviço de casa e depois o que eu faço eu não tenho adrenalina agora como que eu fico nós todos seres humanos precisamos de adrenalina para viver mas eu não tenho como eu vivo como que eu vou ter um objetivo. Eu tenho 14 anos mas como que eu vou ter força de vontade se já desisti de tudo me da uma resposta eu não aguento mais.

  22. Carilo disse:

    não importa qual site ou vídeo eu vejo minha opinião continua sendo a mesma, ja perdi totalmente a esperança de que vou ter um objetivo ou que minha opinião vai mudar

  23. Anonimo disse:

    Desculpe, respeito quem gostou da matéria, mas eu não me identifiquei, e se o que tem para fazer hoje for algo insignificante, como por exemplo limpar uma casa? Qual o sentido de fazer a melhor limpeza do mundo? Isso vai mudar o que? Absolutamente nada, não vejo sentido nisso, mas talvez eu tenha entendido errado, talvez você esteja dizendo para ser feliz e aproveitar a vida hoje o máximo possível, mas quem disse que o objetivo da vida é ser feliz? Isso não é algo meio fútil? De que vai adiantar essa felicidade temporária lá no futuro? De que isso vai servir para outras pessoas? E se a pessoa em questão não conseguir encontrar nada que a faça feliz? Acho mais sensato admitir que a vida não possui sentido nenhum e que é tudo incerto e confuso, nada faz sentido, faça o que quer fazer e fds, esse pode não ser o sentido da vida, mas será o seu sentido

  24. Matheus disse:

    A vida realmente não tem sentido, mas também não deixa de ser bela ao mesmo tempo. Que Deus nos ilumine

  25. Matheus disse:

    Que Deus nos ilumine

  26. Amanda Dumitru disse:

    Nossa, exatamente o texto que eu precisava. Ando me cobrando tanto por não ter um propósito que acabo não me dedicando o suficiente ao agora. Obrigada!

  27. André disse:

    Essas palavras me deram um sacode, me ajudaram a olhas as coisas de outro jeito. É doloroso não ter um sonho, e quando tem não saber se seu sonho é válido ou forte o suficiente para que valha os sacrifícios que tem de fazer por ele. É doloroso pensar que posso estar perdendo tempo fazendo escolhas erradas e vivendo abaixo do que meu potencial permite. É doloroso viver e pensar que posso estar desperdiçando a vida, parece que nada faz sentido.

  28. Pedro disse:

    Obrigado amigo, estava meses em um buraco que não via mais como sair dali, muito obrigado mesmo por me ajudar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *