Diversidade

Diversidade como pilar do negócio: aprendizados com Itaú e Natura &Co no Café Profissa

Na última semana, o Learnin Village (SP) foi palco da primeira edição do Café Profissa, um bate-papo super bacana e relevante com empresas que são reconhecidas pelo protagonismo em suas ações de Diversidade e Inclusão. 

Na conversa com a Profissas, escola da Diversidade e Habilidades Humanas, estiveram  Adriano Bandini, Especialista em Diversidade & Inclusão e Neurociência do Itaú, e Milena Buosi, Gerente Sênior de Diversidade e Estratégias de Desenvolvimento Organizacional para América Latina da Natura &Co.

As pessoas convidadas, junto com o CEO da Profissas Victor Lambertucci, compartilharam aprendizados, desafios, resultados e compromissos assumidos para criar um mercado de trabalho mais plural, inclusivo e inovativo.

Foram quase 250 inscrições, presenciais e online, de pessoas que nos mostraram que há, sim, muita gente que está fazendo a diferença e colorindo o mercado de trabalho. 

E aí, quer saber tudo que rolou? Vem comigo e leia o texto até o final! 

Durante o encontro, Milena Buosi e Adriano Bandini contaram um pouco sobre o trabalho das duas grandes marcas na área de Diversidade e Inclusão. 

Diferente de muitas organizações, que trazem a pauta da diversidade superficialmente, Natura &Co e Itáu vivenciam essa jornada diariamente, de forma estratégica e como pilar fundamental do negócio.

Natura &Co

Eu brinco que meu sonho é um dia não ter que trabalhar com Diversidade e Inclusão, e que essa área nem exista nas organizações, pois trabalhar a diversidade deveria ser uma coisa natural nas companhias. Mas isso ainda está muito longe de acontecer e há muito trabalho a ser feito”, afirma Buosi.

Sobre a Natura &Co,  a especialista destaca que a marca começou a fazer um trabalho de inclusão das pessoas com deficiência na década de 80. 

“Antes de ter uma legislação, o nosso compromisso era orgânico, partindo de uma consciência e até uma visão filosófica da empresa. Temos como uma de nossas crenças fundadoras a ideia de que quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e vitalidade do todo”, destaca.

Segundo Milena, já existia uma abertura na empresa. Entretanto, em determinado momento, a Natura &Co analisou seus processos e viu que precisava estruturar e criar uma política, declarando quais eram suas escolhas e focos, já que a agenda da diversidade é enorme. 

“Então, ao chegar  à conclusão de que era preciso estruturar a área, assumimos algumas metas públicas. A primeira delas foi em 2014, dizendo que deveríamos ter 50% das mulheres em posições de alta liderança e 8% de pessoas com deficiência no quadro de pessoas colaboradoras”, explicou. 

Para Milena, assumir as metas públicas foi importante, pois é uma forma de assumir para a sociedade aquilo que a Natura &Co está buscando e construindo, além de ser também uma maneira da empresa ser cobrada, por meio de uma dinâmica de transparência e prestação de contas. 

Buosi explica que começou a trabalhar a diversidade mais intensamente há pouco tempo. E foi quando ela conectou o tema com o planejamento estratégico da organização. 

“Não era um planejamento do RH, ou um planejamento do setor de diversidade, foi uma conexão com o negócio e com a nossa forma de trabalhar estrategicamente. Essa ação foi muito importante e facilitou muito o meu trabalho, pois eu não precisava mais convencer as pessoas de que aquilo era importante, não era mais uma pauta do setor de diversidade, mas era uma preocupação de todas as pessoas da empresa”, conta. 

Ela finaliza: “Trabalhar com diversidade e inclusão é conversar, agir, avançar e às vezes ter que recuar. Mas é um trabalho contínuo para alcançarmos essa mudança que é desejável pelas empresas e necessário para a sociedade”.

Itaú

Como uma das marcas mais influentes e empregadoras do Brasil, o Itaú reconhece seu papel de valorizar e impulsionar a diversidade, inclusão e equidade de oportunidades na organização e na sociedade. 

De acordo com Adriano Bandini, a empresa passou vários anos cumprindo questões de política pública. Muitas vezes não eram regulatórias, mas existiam porque havia uma pressão social.

“Sempre tivemos uma pessoa dedicada à diversidade. Apesar disso, nosso maior marco foi  em 2017, quando apresentamos nosso posicionamento público e inauguramos uma fase fundamental para o nosso negócio, com a criação de uma área inteira de Diversidade e Inclusão”. 

Desde 2017, o Itaú segue diretrizes estabelecidas na Carta de Compromisso com a Diversidade que compartilha com o mercado, assumindo um compromisso público com pessoas colaboradoras, fornecedoras, parceiras, clientes e sociedade que vai além das exigências legais. 

“Esse compromisso visa estimular um ambiente respeitoso e saudável para todas as pessoas que trabalham na companhia, promovendo equidade de oportunidades para todas as pessoas e desenvolvendo lideranças corporativas sensíveis e engajadas com o tema compromisso”, diz Bandini.

O especialista explica que a criação de um setor voltado para a diversidade fez com a voz sobre o tema fosse amplificada. 

“Nosso time é diverso mas, às vezes, nossa voz não era ouvida naturalmente. Especialmente em algumas bolhas, onde quem está ali se sentia confortável. Nessas bolhas, o questionamento que é feito é: se está dando tudo certo, porque  precisamos trazer a pauta da diversidade para nossa organização? Se surge essa dúvida, é porque as ações de diversidade são ainda mais urgentes e necessárias”, reflete .

O Itaú, ao apresentar para toda a organização os temas que precisaria se posicionar, encontrou as alianças que amplificaram sua voz sobre o assunto diversidade e inclusão. Então, todas as pessoas unidas construíram, nos últimos anos, esse posicionamento de marca que precisavam sobre diversidade e inclusão.

“O trabalho pautado na diversidade dá pistas que você está indo bem quando incomoda. Se você está incomodando, quer dizer que aquele status quo foi sacudido. E a partir disso você tem oportunidade de apresentar novas narrativas”, conclui Bandini

Se você chegou até aqui, sabe que ter o olhar cuidadoso para a diversidade e todos os direitos humanos é estratégico e essencial nas empresas que buscam negócios com impacto positivo na sociedade.  

E já que a pauta da Diversidade e Inclusão é tão urgente, importante e necessária, não podíamos deixar de apresentar a Profissas, não é mesmo? 

Afinal de contas, já apoiamos mais de 50 empresas a construir, estrategicamente, um espaço mais plural, equânime e inovativo em seus negócios. 

Inclusive, a Natura &Co e o Itaú também fazem parte da história da Profissas como clientes.

Sobre a Profissas: Diversidade & Educação Corporativa

Na prática, a Escola da Diversidade e Habilidades Humanas cria programas de educação corporativa customizados, eventos, formações online e outros conteúdos educativos, para impulsionar talentos e provocar a transformação do mundo corporativo em um ambiente com oportunidades e acolhimento para todas as pessoas.  

Atua também com foco no desenvolvimento de talentos para as habilidades mais pedidas pelo mercado, além de educar e sensibilizar lideranças, RHs e toda a equipe para a inclusão acontecer de verdade.

A Profissas soma centenas de horas de treinamentos ao vivo dentro das empresas, como os Programas Liderança Inclusiva, Todes Pela Diversidade e Recrutamento Inclusivo. Além de eventos gratuitos para a comunidade, como Potências Negras, Divas na Liderança Avon e a Feira de Talentos Google. Mais de 50 mil pessoas já foram impulsionadas pelas ações da Profissas.

Em 2022, a startup criou uma das maiores comunidades do Brasil para falar sobre Diversidade e Inclusão.

O Juntes pela Diversidade é o espaço com Lideranças e times de RH e DE&I do país inteiro, com a finalidade de trocar aprendizados, desafios e ficar por dentro das principais tendências e práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Quem se inscreve participa, gratuitamente, de encontros virtuais, debates e tem acesso a conteúdos periódicos e exclusivos.

E os trabalhos e inovações da Profissas não param por aí! 

Em breve teremos mais uma novidade pra você, o Profissas Play. uma plataforma de streaming com foco no desenvolvimento profissional. 

A ideia é unir o melhor da metodologia de aprendizagem com recursos do entretenimento para educar todas as pessoas nessa jornada pela inclusão da diversidade.

E aí, gostou da novidade?

Para saber mais, não deixe de nos acompanhar por aqui, no Blog da Profissas,  e também pelo LinkedIn, Instagram,Spotify e pela comunidade Juntes pela Diversidade

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *