Inteligência Emocional

Inteligência Emocional: conheça os 5 pilares

Apostar na inteligência emocional é uma forma de entender o ser humano, aprendendo a lidar com as próprias emoções, e transformá-las em benefícios próprios.

Contudo, a partir do momento que conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, a sensação é de que tudo fica mais fácil. 

Entender sobre os pilares da inteligência emocional e colocá-los em prática no dia a dia, facilita a construção de relações saudáveis e conscientes.

Tudo isso, evita que os indivíduos se arrependam de atitudes impulsivas e sem pensar. 

Quer entender melhor sobre o assunto e colocar em prática? 

Então, continue a leitura deste conteúdo!

Como a Inteligência Emocional auxilia no mercado de trabalho

A inteligência emocional no mercado de trabalho é essencial para as pessoas de toda a empresa. 

É um importante aspecto importante do futuro do trabalho.

Saber equilibrar as emoções auxilia a lidar com a pressão, conflitos nos relacionamentos internos e desafios diários (dentro e fora da organização).

Ou seja,  promove impactos na produtividade e na qualidade do serviço a ser realizado.

A inteligência emocional é considerada uma competência comportamental, que auxilia no reconhecimento e gestão dos próprios sentimentos.

Como desenvolver a inteligência emocional

O desenvolvimento da inteligência emocional abrange as diferentes áreas da nossa vida. 

Entender como fazer isso, necessita de tomadas de consciência para vigiar e saber lidar com as mais complexas adversidades.

A seguir, algumas técnicas para desenvolver a inteligência emocional:

  • Observar e analisar o próprio comportamento ;
  • Aprender a trabalhar as  emoções negativas;
  • Aumentar a autoconfiança;
  • Saber lidar com pressão;
  • Não ter medo de se expressar;
  • Formular respostas ao em vez de reagir;
  • Saiba quais são os seus limites.

5 pilares da Inteligência Emocional

Entender os cinco pilares da inteligência emocional é um passo importante para ser praticado todos os dias, evitando atitudes impulsivas. 

Ou seja, ajuda a controlar as próprias emoções e facilita relações saudáveis e decisões conscientes. 

Conheça esses pilares:

1º pilar: Autoconhecimento

É o conhecimento que cada indivíduo tem sobre si mesmo.

Uma investigação individual que busca identificar quais são as características mais marcantes, os gostos, inclinações, padrões de comportamento e principalmente os sentimentos. 

Pode ainda ser um projeto ético para ir em busca de realizações para se tornar um ser humano melhor.

2º pilar: Gerenciamento das emoções

Conseguir gerenciar emoções é o mesmo que conseguir reconhecer cada uma delas em nós mesmos e nos outros.

E assim, utilizar para poder administrar relacionamentos, tomar decisões e gerenciar o estresse. 

Esse gerenciamento atua com o intuito de promover sensações de bem-estar e melhor desenvoltura na prática de atividades diárias.

3º pilar: Empatia

Na psicologia, a empatia nada mais é do que a capacidade de sentir o que o outro sente.

Caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, se colocar no lugar do outro. 

Sendo assim, procurar experimentar formas objetivas, racionais e o que o outro sente a fim de compreender emoções e sentimentos é praticar a empatia.

4º pilar: Sociabilidade

É o grau em que os indivíduos em uma população animal tendem a se associar em grupos sociais.

Assim, são formadas sociedades cooperativas, em que a sociabilidade é uma resposta simples da sobrevivência em relação a uma sociedade.

5º pilar: Relação Interpessoal

O termo desse pilar se refere à relação, ligação ou vínculo criado entre duas ou mais pessoas. 

O conceito vem com base nos estudos da sociologia e da psicologia, unindo normas comportamentais que orientam as interações entre os membros de uma sociedade.

Quais os objetivos da inteligência emocional

Segundo especialistas, a inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e também de outros indivíduos.

Portanto, o seu objetivo principal é promover a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos, sejam eles individuais ou pelas pessoas ao seu redor. 

Essa habilidade permite um melhor gerenciamento dos sentimentos junto a forma de agir através deles.

Já no trabalho, é fundamental para as pessoas criarem um ambiente colaborativo nas empresas.

A inteligência emocional ajuda a lidar com a pressão e conflitos do cotidiano.

Auxilia também na produtividade e na qualidade dos serviços prestados dentro de determinado ambiente.

Além disso, propicia uma realização profissional para a pessoa colaboradora, oferecendo uma customer experience positiva.

De forma resumida, praticar a inteligência emocional é algo transformador, principalmente quando você passa a dominar suas emoções e utilizá-las a seu favor. 

Se você quer aprender mais sobre o assunto e outros temas importantes, acesse o blog Profissas

São várias habilidades comportamentais e visão de mundo!

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