Escrita criativa é a habilidade de escrever qualquer tipo de conteúdo (um artigo de blog, um roteiro de cinema, uma carta para o amigo) de maneira interessante, lógica e compreensível, de forma que, não importa de qual tipo de redação estamos falando, o receptor da mensagem vai, facilmente, se conectar a ela. Isso gera engajamento, comprometimento emocional e valor agregado ao que foi produzido.

Muita gente acredita que escrever bem, de maneira criativa, é dom. Coisa de artista. Pode até ser que os artistas se dêem melhor nessa coisa de deixar fluir a ideia e transformar palavras em sentimentos de maneira muito fácil, mas isso não significa que essa habilidade seja exclusiva de um grupinho, até porque, eles são assim porque praticaram muito!

Todo mundo pode desenvolver técnicas para transformar artigos no que quiser deles: um texto de vendas, um contar de histórias, conteúdo institucional… trazer para a realidade de cada redator a aproximação entre sua experiência e o que a própria criação pede não é dom.

É treino. Com o guia correto de estudos, uma pessoa “normal”, independentemente de sua área de atuação, pode se tornar extremamente habilidosa com argumentação e exposição de ideias em qualquer plataforma analógica ou digital. Para quem é apaixonado por ler, escrever e enriquecer sua própria vida, e a dos demais, com as palavras, o Nobel é o limite.

Esta habilidade é essencial para

Qualquer pessoa que use a escrita como forma de comunicação

  • Redatores
  • Jornalistas
  • Publicitários
  • Assessores
  • Consultores
  • Comunicadores
  • Influenciadores
  • Escritores

Quem é referência nessa habilidade

Stephen King
Stephen King

Escritor

Tina Fey
Tina Fey

Atriz, comediante e escritora

Gary Vaynerchuk
Gary Vaynerchuk

Empreendedor

Djamila Ribeiro
Djamila Ribeiro

Filósofa e ativista

Marian Keyes
Marian Keyes

Escritora

Austin Kleon
Austin Kleon

Escritor

Por que é importante atualmente?

Saber escrever é colocar em atividade a capacidade de estruturar ideias de forma linear. Essa é uma habilidade necessária em qualquer instância da vida, e não só para fins profissionais. Quantas vezes você não quis dizer algo, em uma DR ou mesa de bar, e se viu perdido nos próprios pensamentos?

Quem escreve com frequência costuma ter menos dificuldades nesse tipo de cenário, já que consegue formatar as ideias de maneira mais organizada.

Você vai precisar dessa organização, dessa força de expressão, em qualquer trabalho que te dê acesso ao mundo digital. Escrever, mais do que nunca, é preciso – e pode até parecer um requisito mínimo para os dias de hoje, mas, acredite, fazer isso bem é um grande diferencial.

Práticas

Com uma prática por dia, você ganha uma habilidade pra vida

Estudamos minuciosamente o que faz alguém ser realmente profissa em Escrita Criativa e mostramos para você nesta sequência de 6 e-mails com exercícios e atividades guiadas. É só colocar seu e-mail aqui em baixo pra começar.

É rápido e não custa nada 🙂

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)