Carreira

Este exercício vai te ajudar a encontrar seu propósito de vida

De campanhas multimilionárias de marketing às conversas em mesas de bar, o tal do “propósito” é tão explorado hoje em dia que fica praticamente impossível falar sobre o assunto sem parecer contraditório ou, no mínimo, superficial.

Sabendo disso, neste texto quero ir muito além da definição tradicional de “propósito”. Quero fornecer um exercício simples e prático que vai te ajudar a encontrar o seu propósito com muito mais clareza e objetividade.

Mas, antes de qualquer coisa, por que precisamos de um propósito mesmo?

O propósito é uma ferramenta que te ajuda a focar nas coisas certas

Tirando todas as camadas filosóficas, espirituais e psicológicas, ter um propósito na vida nada mais é do que ter um foco, um “norte” para guiar as suas ações e escolhas.

Diferente de ter um objetivo, ter um propósito não significa necessariamente completar tarefas para alcançar uma meta específica, mas sim guiar o seu dia a dia para aquilo que lhe dá prazer e satisfação pessoal.

Para entender melhor, vamos imaginar que, após fazer o exercício deste texto, Maria descobre que seu propósito de vida é organizar e tornar acessível informações soltas para facilitar a vida das pessoas – que, por sinal, é o mesmo propósito do Google. Maria decide que é para lá que ela tem que ir!

Para chegar lá, ela chega à conclusão que vai precisar de um carro, pois a única forma de conseguir trabalhar no Google é realizando um curso específico, que fica do outro lado da cidade.

Comprar um carro não é o propósito do Maria, e sim um objetivo que a ajudará a viver o seu propósito, trabalhando no Google.

Para Maria, fazer um curso “por fazer” é ruim. Mas fazer um curso para trabalhar no Google não é tão ruim assim.

Maria feliz no escritório do Google

Entender essa diferença é importante porque, como você provavelmente já percebeu, nós nos empenhamos muito mais em nossas ações quando estamos focados naquilo que acreditamos ser nosso propósito.

Como explica Steven Kotler, colunista da Forbes que me inspirou a escrever este texto:

“O propósito é uma ferramenta prática que irá lhe ajudar a ter mais foco e produtividade, para chegar aonde você quer chegar.”

Ou seja, descobrir o seu propósito não é coisa de palestra motivacional, conversa fiada, papo de “bicho-grilo”.

Trata-se de uma ferramenta poderosa, tanto para profissionais que querem encontrar o emprego dos sonhos quanto para empreendedores que desejam transformar a sua paixão em um negócio lucrativo.

Mas como, de fato, encontrar um propósito?

Passo 1: Faça uma lista: quais assuntos atraem sua curiosidade?

O primeiro passo é simplesmente fazer uma lista com pelo menos 10 assuntos que você sente curiosidade. Uma boa dica é começar pensando quais são aqueles temas que, se você pudesse, passaria horas lendo livros e conversando com experts sobre o assunto.

Nesta etapa é importante estar atento a dois detalhes:

  1. Use papel e caneta. Não vou me aprofundar aqui mas, basicamente, vários estudos comprovam que o nosso foco é muito maior quando escrevemos à mão.
  2. Seja específico. Ao invés de escrever “ciência”, por exemplo, escreva “biologia marinha”, “astrofísica”, “química orgânica” etc.

Passo 2: Procure por interseções

Se você é uma pessoa ativa, provavelmente não foi tão complicado encontrar o dez assuntos que mais atraem a sua curiosidade. No entanto, se apenas ter curiosidade fosse o suficiente para saber o seu propósito, provavelmente você não estaria lendo este texto, certo?

Por isso, o próximo passo é encontrar onde esses assuntos se relacionam entre si. Apenas ter curiosidade não é o suficiente, você precisa encontrar os pontos onde três ou mais dos seus interessem se encontram e formam intersecções.

O motivo é que, de acordo com estudos recentes no campo da neurobiologia, nosso cérebro é quimicamente estimulado (por dopamina) quando reconhecemos padrões de interesse em diferentes áreas do conhecimento – o que é muito importante quando falamos de encontrar um propósito de vida.

Passo 3: Faça outra lista: quais problemas você gostaria de ver resolvidos?

Você chegou até aqui e agora tem uma lista de três ou quatro interesses que podem, eventualmente, fazer parte de seu propósito de vida. Mas como transformar esses interesses em ações diárias ou, quem sabe, até em negócios de sucesso?

Pegue outra folha de papel e, desta vez, faça uma lista de pelo menos 10 problemas que você gostaria de ver resolvidos no mundo.

Não tenha medo de sonhar alto. Você gostaria que toda a energia do Brasil fosse sustentável? Que ninguém mais morresse de fome no mundo? Que ninguém mais sofresse preconceito por sua opção sexual?

Coloque tudo isso na lista e não deixe nada de fora. Tenha em mente que os maiores problemas do mundo geralmente são as melhores oportunidades de negócio.

Elon Musk decidiu que seu propósito seria colonizar Marte e, no processo, criou a SpaceX.

Passo 4: Relacione tudo e encontre o seu propósito

Agora, posicione as duas listas uma do lado da outra e veja quais são as suas curiosidades que se relacionam, de alguma forma, com os problemas que você gostaria que não existissem no mundo.

Se algumas de suas curiosidades são relacionadas à biologia e você gostaria de acabar com a poluição das águas brasileiras, por exemplo, o seu propósito pode ser descobrir como usar bactérias e fungos para processar diferentes tipos de lixos.

A ideia aqui é encontrar aquele lugar onde os seus interesses se relacionam com um problema que precisa ser resolvido e, com isso, encontrar o seu propósito de vida.

Quem sabe, no processo, você também não encontra uma ótima oportunidade de negócio?

Considerações finais

Não foi fácil escrever este texto.

Como mencionei no início, propósito é um termo quase que “prostituído” hoje em dia e encontrar uma forma de transformar este conceito em algo prático foi um grande desafio para mim.

Contudo, acredito que o resultado final tenha sido satisfatório e que você, após ter seguido todos os passos, tenha uma ideia muito melhor daquilo que deve focar as suas energias a partir de hoje.

Tudo fica mais fácil quando se tem um propósito

Vamos continuar essa conversa nos comentários?

Com base no propósito que você encontrou hoje, pense em três ações que você pode colocar em prática nos próximos dias a fim de torná-lo realidade.

Quem sabe nós não podemos te ajudar? 🙂

Comentários (75)
  1. Excelente vou aplicar as ideias. Obrigada!

  2. Jaqueline disse:

    Estou procurando meu propósito faz tempo, por isso li bastante a respeito, inclusive livros inteiros, vi muitos vídeos também, mas foi seu texto foi o que mais me ajudou até agora. Achei realmente muito objetivo, com ferramentas palpáveis e funcionais. Está tão claro que parece que você escreveu com a maior facilidade, hehehe. Agradeço muito pela contribuição à minha vida. Parabéns pelo belo trabalho!

    1. Lucas Lima disse:

      Jaqueline, que alegria ver seu comentário! Transbordamos aqui sabendo que te ajudamos na sua trajetória. Boa sorte com tudo por aí! 🙂

  3. Vanessa Loureiro Freitas disse:

    Texto ótimo, mas infelizmente não me ajudou, continuo perdida!
    Não consigo encontrar algo que me motive a correr a trás.
    Isso é mtoo triste.
    Abraços

    1. Gustavo disse:

      Olá Vanessa, tudo bem?
      Você já pensou que um propósito é bom mas talvez você esteja numa fase pessoal de descobertas ou re-descobertas?
      Tente algo menor, mais simples e com o tempo você vai encontrar seu verdadeiro propósito.
      Ex.: Também não tenho um GRANDE propósito mas pagar minhas contas e ajudar minha família já me da um grande norte para continuar estudando e trabalhando nos meus projetos. A partir daí, vou me encontrando.

      1. Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida
        As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos
        vinte e dois
        o que queriam fazer da vida.
        Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda
        não sabem.

        Mary Schmich

        1. Augusto disse:

          Essa frase eu guardo pra mim, parece que nao estou só no mundo.
          Lá pelos 20 anos eu tinha um único propósito, que um desejo enorme de trabalhar com Tecnologia, porém minha situação não era favorável e me perdi ao longo do caminho, de repente me vi trabalhando numa área que gosto mas totalmente alheia a tecnologia, e segui por mais de 20 anos, mas nunca me encontrei apesar de ser apaixonado pelo meu trabalho, tive várias frustrações, aprendi com elas, fiquei bem financeiramente, quebrei e me levantei, cai novamente e ressurgi outra vez. Tropeço outras vezes mas me reerguida. E nessa caminhada eu caí novamente junto com muitos quando chegou a pandemia. Relembrei de meu propósito e hoje faço graduação em tecnologia, porém ainda ando em círculo, a muita oportunidade na área, mas a renda não completa mmais minhas necessidades, minha antiga empresa na área de eventos está em passos lentos, a busca por pagar as contas está complicada, mas tenho um objetivo e acredito que chegarei lá, quase com aos cinquentão. Rsrsrs. Bora recomeçar, mas confesso, de todas as quedas essa foi a mais profunda, mas revelou os verdadeiros amigos, me ensinou ver por outros ângulos.

  4. Eunice Maia disse:

    Gostei muito do direcionamento sugerido. Através das listas e dos correlacionamentos entre elas consegui ter maior visibilidade sobre meu principal propósito. Caminhando… alcançando! Gratidão!

  5. Emanuele Olsen disse:

    Maravilhoso texto! Fui lendo e já fazendo as listas. Me ajudou muito a entender minhas ideias.
    Obrigada!

  6. Rosemary disse:

    Nos últimos 4 anos vivi um relacionamento pessoal que nos 2 primeiros anos me encheu de expectativas, até eu perceber que elas seram só minhas. Aí a duras penas nos últimos 2 anos meu propósito era acabar com esse relacionamento pois, tudo apartir dessa conquista estaria em harmonia,. Foi muito difícil mas consegui. Ao. alcançar meu propósito tive satisfação, mas ficou um vácuo e estou infeliz e questionei-me, será que esse era mesmo meu propósito ou somente uma meta a alcançar e encontrar de fato meu propósito de vida? Estou incomodada com essa dúvida então, fiz uma pesquisa no Google e encontrei sua página, segui suas recomendações, mas não ficou muito claro ainda, vou tentar mais algumas vezes, li a matéria e pra mim foi muito boa. Assim que eu conseguir encontrar meu propósito vou postar aqui para vocês.

    1. Aline disse:

      Temos que entender que relacionamento não está ligado com propósito de vida tenta encontrar satisfação pessoal em alguma atividade que gosta e talvez encontrará seu propósito…

  7. Ana Medeiros disse:

    Lucas, seu texto ficou muito bom. O que eu mais gostei foi colocar em perspectiva mais objetiva a expressão “propósito de vida”. Fazer as listas torna mais fácil entender as ligações entre os assuntos.
    Não sei se o que descobri vai se tornar uma atividade remunerada (eu gostaria de mudar de profissão), mas ainda que não seja, posso tentar melhorar nisso nem que seja para ajudar os amigos!
    🙂
    Obrigada!

    1. Lucas Lima disse:

      Oi Ana! Que alegria ter seu feedback 🙂

      Sim, as listas ajudam a botar tudo em perspectiva mesmo.

      Boa sorte com seu propósito por aí e apareça mais vezes por aqui!

    2. Ariadna Gleide disse:

      Interessante..
      Fiquei durante anos querendo mudar de profissão ( 10 anos de contabilidade) mas não achava algo interessante. Descobri no Marketing Multinivel uma forma de inovar a cada dia. Eu trabalho com produtos de hipermercado, marketing de consumo. Mas se pesquisar verá que tem de vários produtos e serviços e você poderá se identificar com alguma empresa que tenha algo que te atraia. Pelo menos pesquise. Isso mudou minha vida totalmente!

      Ariadna
      Betim-MG
      (31)98891-5802

  8. rafael barros disse:

    Incrível, consegui escrever tanto através disso, existe muita coisa que quero fazer, vinculei muita coisa, ainda não sei como vou fazer tanta, mas creio que vai ser por etapas, agora vamos descobrir como será essa nova trajetória.
    #futurodesucesso #foconopresente

  9. Marilene disse:

    Sou administradora mas a ideia de tornar o mundo mais limpo realmente me fascina e preocupa. Porem nem sei por onde começar pois me parece ambicioso demais.

  10. Núbia disse:

    Parabéns!! Não sou de comentar, mas esde post está incrivelmente prático com um assunto que só vemos na teoria. Que ótima cabeça a sua. Valeria a pena ter um canal no youtube, haha.

  11. sara disse:

    Olá! Eu também já tentei de tudo para encontrar meu propósito profissional e nunca o achei! Trabalho em uma multinacional, ganho bem, tenho status mas, felicidade não.
    Tentei vários livros, documentários, vídeos, palestras e nada… Lendo este texto e desenvolvendo as atividades, acho que finalmente consegui…
    Parabéns pela simplicidade com que abordou este assunto.
    Obrigada!

  12. Aline Barbosa disse:

    Adorei o texto e fiz as listas, infelizmente não entendi bem o que fazer no passo dois. Eu fiz da minha forma, mas não entendi exatamente o que é formar intercessão. Pode me ajudar?

    Obrigada pelo ótimo método, mesmo não entendo tão bem já clareou minhas ideias.

    1. Lucas Lima disse:

      A ideia de intercessão vai servir para encontrar áreas onde você consegue aplicar seus talentos, exercer suas curiosidades e solucionar problemas reais. Por exemplo, no meu caso, abraço o problema que a educação tem que se transformar, sou bom liderando pessoas e tirando ideias do papel e gosto muito de falar e me expressar: acabei encontrando meu lugar entre aulas e abrindo uma empresa de educação. Ficou mais claro?

  13. Marcus disse:

    Cara, Deus te abençoe grandemente, é claro que isso não resolveu todos os meus problemas, mas isso me fez ter uma boa base e uma nova visão, eu te agradeço de verdade!

  14. Maria José Mathias disse:

    Hoje, acordei decidida em descobrir qual é realmente o meu propósito de vida pois, sinto que a profissão de atuo hoje não é o meu propósito. E, de repente, no Google encontrei a página de vocês e pratiquei com afinco os 4 passos, o que me deixou muito surpresa no final. Venho me sentido sem objetivos, sem rumo, sem sonhos mas, nem pensar em desistir. Gratidão !

  15. Edison Ferraz disse:

    LUCAS ADOREI ESSE POST, DAI TIVE UMA IDEIA DE QUE A MINHA PROFISSÃO QUE EU QUERO, NÃO ESTA NO QUE EU SONHAVA PARA MIM MAS PARA O OUTRO TAMBÉM,FOCAR A ATENÇÃO EM AJUDAR O PRÓXIMO E SÓ ASSIM FICAR SATISFEITO COM MEU PROPÓSITO .

    1. Lucas Lima disse:

      Fico feliz demais em saber que, de alguma forma, consegui te ajudar. Seu raciocínio faz muito sentido 😉

  16. Emerson disse:

    Ainda fiquei com duvida entre policial e politico meus problemas que gostaria de melhorar se relaciona mais com politica mais eu realmente amo muinto a policia e penso em ser politico e lembro da policia fico desesperado por que eu amo a policia e meu proposito ja nao esta para la uma feição para utopia 💔

  17. Ariadna Gleide disse:

    Interessante..
    Fiquei durante anos querendo mudar de profissão ( 10 anos de contabilidade) mas não achava algo interessante. Descobri no Marketing Multinivel uma forma de inovar a cada dia. Eu trabalho com produtos de hipermercado, marketing de consumo. Mas se pesquisar verá que tem de vários produtos e serviços e você poderá se identificar com alguma empresa que tenha algo que te atraia. Pelo menos pesquise. Isso mudou minha vida totalmente!

    Ariadna
    Betim-MG
    (31)98891-5802

  18. Mariana Poletto disse:

    Lucas, com certeza foi um dos textos mais esclarecedores que li. Muito obrigada por compartilhar seu dom.
    O seu texto esclareceu que posso unir duas paixões o entretenimento e marketing e assim poder ajudar as pessoas.
    Acho que a gente fica muito preso no que as pessoas fazem e se perde no meio do caminho.
    Tinha uma ideia de negócio, mas acho que muito mais pela onda do que eu realmente gosto e entendo fazer.
    Seu texto me fez clarear porque escolhi Publicidade.
    Não sei se saio daqui com o meu propósito, mas com meio caminho andado.
    Muito obrigada!

  19. Gostei da matéria.Mas preciso de mais informações (indicar um livro por exemplo)para compreender melhor

  20. Gaby disse:

    Sei o que quero mas tenho medo de tentar. Tenho medo de falhar, medo de não dar certo. Tantos medos… isso me paralisa. =/

  21. osana disse:

    OH GLORIA!!!!
    ate que em fim alguém conseguiu expressar em palavras de forma de facil entendimento. .
    preciso de mais infirmações assim!!!!

  22. Rosana disse:

    Boa tarde.
    Foi bem esclarecedor seu texto porém, ainda continuo confusa em relação ao meu propósito nesta fase da vida, mas continuarem a busca. Obrigada or este início.

  23. Joao disse:

    Opa, eu estava precisando ver um texto assim para me motivar.

  24. Danilo Caetano disse:

    Eu sou tão perdido em relação à me conhecer que nem a lista eu consigo fazer. Tem uma frase da música Teatro dos Vampiros onde o Renato Russo diz: Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto. Essa frase se aplica a mim. Não acho felicidade na minha atividade profissional, mas preciso dela para o sustento da minha família.

    1. Joana disse:

      Daniel Caetano, uma dica: Faz uma lista de tudo o que NÃO gostas… O oposto será o que gostas 🙂

  25. natan disse:

    Excelente artigo.

  26. Pierre disse:

    Adorei as dicas.
    11 anos trabalhando com marketing de rede aonde ganhos consideráveis, porém as vezes me pergunto o que me faz feliz.

  27. Girlene Nascimento disse:

    estou, ainda em processo de amadurecimento, mas adorei, foi muito importante para mim , tudo que você colocou. Tenho certeza que ao final estarei mais madura e com um norte melhor do que tanto desejo. Muito obragada.

  28. Girlene Nascimento disse:

    Com toda essa quarentena, e confinados, temos bastante tempo ara pensar, planejar. Estou muito animada e estão vindo várias ideias. Isso é muito bom, para quem, ainda ontem estava perdida.Obrigada

  29. Eu fiquei um pouco em dúvida, pois sou advogada amo advogar, mas sou apaixonada desde criança sobre energia, lei da atração, mas como desenvolver isso. Estou criando um site para trabalhar com marketing digital.

    1. Tita disse:

      Direito no campo energético?
      Carreira de direito na área do direito da energia?

  30. Ezequieljuniorpiresferreira disse:

    Achei perfeito!muito obrigado….

  31. Eliane Bechara disse:

    Muito obrigada pelo seu texto, foi muito esclarecedor é um divisor de águas pra mim. Ele é tudo o que acredito, simples e objetivo o que resulta no sucesso, pois alcançou o objetivo!!! Parabéns pelos seus anos de estudo e dedicação!

  32. Julia disse:

    Vocês acabaram de ajudar a mudar minha vida, obrigada!

  33. Daniele Trigolo disse:

    Já sabia qual era meu propósito,mas com este conteúdo aqui, ele ficou muito mais claro pra mim. Obrigada!

  34. Douglas silva dos Santos disse:

    Cara esse exercício dá resultado,arrasou!

  35. Luana Balbino disse:

    Incrível. Fiz as listas pensei que me guiaria para uma direção e me guiou para outra, o melhor é que essa outra opção sempre estava ali, mais eu não acreditava na capacidade dela. Sou formada em Publicidade e Propaganda mais nunca me encontrei na área e esta decidido começarei o curso de Serviço Social. Gratidão.

  36. Maria disse:

    Eu tenho 62 anos de idade e sempre quis fazer o curso de psicologia, porque tenho vontade de conhecer a minha mente e ajudar as pessoas a conhecerem as suas. Mas nunca fi o curso e hj acho que vai demorar muito . São cinco anos para concluir. Então esse pode não ser meu propósito?

  37. Maria da Conceição disse:

    Boa Tarde.
    Eu tenho 62 anos e sempre desejei fazer o curso se Psicologia, pois tenho interesse em conhecer a minha mente e ajudar outras pessoas a conhecerem as suas. Mas só que agora eu fico pensando que vai demorar muito para concluir o curso. 5 anos. Então esse pode não ser o meu propósito?

    1. Laís Menini disse:

      O seu propósito pode ser esse, pode não ser, pode não ser só esse… mas uma coisa é real: nunca é tarde pra aprender o que a gente gosta. Faça psicologia aos 62, por que não? O que você tem a perder estudando aquilo que sempre desejou?

  38. Jackline disse:

    Não sei quem eu sou de vrdd, não tenho idéia do que quero, problemas tenho aos montes pra resolver, e mts coisas a fazer, sonhos inconcluidos’ . E um pensamento: uq é que eu vou fazer?

  39. Xdenominal disse:

    Ajudou-me bastante. Acho que agora estou mais guiado realmente

  40. Gilberto disse:

    Muito bom, vocês foram uma ótima surpresa.
    Um dia de cada vez que é para não perder as boas surpresas da vida… Clarice Lispector.

  41. Euclides disse:

    Muito bom, vocês foram uma ótima surpresa.
    Um dia de cada vez que é para não perder as boas surpresas da vida… Clarice Lispector.

  42. Renata disse:

    Texto fantástico!
    Faz 48 anos que tento entender tudo isso que você mencionou. Nesta rápida leitura, desvendou muitos enigmas que me acompanham a vida toda.
    Propósito, é isso que me falta, por esse motivo perco o interesse e não consigo ser bem sucedida em nada. Sempre me faltou propósito.
    Desejo que seja muito abençoado. Tem minha eterna gratidão.

  43. Nilmara Carvalho disse:

    O texto é sensacional! Amei de verdade! E com certeza me ajudou muito. Parabéns!

  44. Admir Toscani disse:

    Excelente conteúdo!! Gostei principalmente da tarefa de fazer as listas onde devemos lincar curiosidades e problemas do mundo, sensacional!!!!

  45. Maria disse:

    Oi. Gostei muito de sua matéria. Tem algum instagram?

    1. Lucas Lima disse:

      Oi! Pode seguir o @lucas.rrl ou o @somosprofissas

  46. Sônia disse:

    Posso empreender na área de perícia imobiliária.
    Posso oferecer formas das pessoas transformarem suas vidas através do encontro com Jesus.
    Posso oferecer aprendizagem em confecção de máscaras contra o Covid com proteção segura e diferenciada.

  47. MARIA EUNICE CARVALHO disse:

    Excelente texto, gostei!

  48. Simone Siqueira disse:

    Parabéns pelo excelente texto. Fiz todas as atividades e estou aqui escrevendo e reescrevendo o meu proposito, seguindo as listas sugeridas por você. Gratidão

  49. Leda disse:

    Lucas Lima, parabéns pela iniciativa e pelo conteudo, somando ainda o trabalho social brilhante oferecido as pessoas nas suas lutas e indecisões.

  50. Isabela nainara covre geovanini fernandes disse:

    Eu nasci para ser advogada,eu sinto isso,mas para isso acontecer eu precisava estar trabalhando e estou desempregada. Nada do que tentei até hoje faz sentido,estou desistindo,não consigo emprego,não sinto prazer em mais nada.
    Quero fazer o ENEM,lutar por uma bolsa e fazer meu curso. Quero lutar pelo direito das pessoas que se quer sabem que o tem.

  51. LESLIE CAROLINA DE SOUZA BATISTA disse:

    Nossa, muito obrigada pelo seu empenho em escrever um texto tão cheio de valor, tão poderoso, de modo a iluminar o nosso caminho. Eu amei! Muito obrigada mesmo! Me ajudaste muito!!,

  52. Yssy disse:

    Muito interessante, obrigada!

  53. Super Lucas gratidão por transbordar, você cumpre o seu propósito. Seu artigo é um bom complemento para essa descoberta, acredito que você pode acrescentar uma pergunta do tipo: Liste 10 dos maiores problemas enfrentados e superados por você? O propósito de cada pessoa, está muito conectado às suas maiores dificuldades. Ex.: Um ex morador de rua que se superou, vai ajudar muitas pessoas a sair desse estágio. Uma mulher que sofreu abuso sexual na infância, vai ter muito mais facilidade de se conectar ajudando outras na mesma situação.
    Nosso problema tem muito haver com o nosso propósito.

  54. Silvia disse:

    Parabéns Lucas foi muito util esse conteúdo . Obrigada por compartilhar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *