Carreira

Este exercício vai te ajudar a encontrar seu propósito de vida

De campanhas multimilionárias de marketing às conversas em mesas de bar, o tal do “propósito” é tão explorado hoje em dia que fica praticamente impossível falar sobre o assunto sem parecer contraditório ou, no mínimo, superficial.

Sabendo disso, neste texto quero ir muito além da definição tradicional de “propósito”. Quero fornecer um exercício simples e prático que vai te ajudar a encontrar o seu propósito com muito mais clareza e objetividade.

Mas, antes de qualquer coisa, por que precisamos de um propósito mesmo?

O propósito é uma ferramenta que te ajuda a focar nas coisas certas

Tirando todas as camadas filosóficas, espirituais e psicológicas, ter um propósito na vida nada mais é do que ter um foco, um “norte” para guiar as suas ações e escolhas.

Diferente de ter um objetivo, ter um propósito não significa necessariamente completar tarefas para alcançar uma meta específica, mas sim guiar o seu dia a dia para aquilo que lhe dá prazer e satisfação pessoal.

Para entender melhor, vamos imaginar que, após fazer o exercício deste texto, Maria descobre que seu propósito de vida é organizar e tornar acessível informações soltas para facilitar a vida das pessoas – que, por sinal, é o mesmo propósito do Google. Maria decide que é para lá que ela tem que ir!

Para chegar lá, ela chega à conclusão que vai precisar de um carro, pois a única forma de conseguir trabalhar no Google é realizando um curso específico, que fica do outro lado da cidade.

Comprar um carro não é o propósito do Maria, e sim um objetivo que a ajudará a viver o seu propósito, trabalhando no Google.

Para Maria, fazer um curso “por fazer” é ruim. Mas fazer um curso para trabalhar no Google não é tão ruim assim.

Maria feliz no escritório do Google

Entender essa diferença é importante porque, como você provavelmente já percebeu, nós nos empenhamos muito mais em nossas ações quando estamos focados naquilo que acreditamos ser nosso propósito.

Como explica Steven Kotler, colunista da Forbes que me inspirou a escrever este texto:

“O propósito é uma ferramenta prática que irá lhe ajudar a ter mais foco e produtividade, para chegar aonde você quer chegar.”

Ou seja, descobrir o seu propósito não é coisa de palestra motivacional, conversa fiada, papo de “bicho-grilo”.

Trata-se de uma ferramenta poderosa, tanto para profissionais que querem encontrar o emprego dos sonhos quanto para empreendedores que desejam transformar a sua paixão em um negócio lucrativo.

Mas como, de fato, encontrar um propósito?

Passo 1: Faça uma lista: quais assuntos atraem sua curiosidade?

O primeiro passo é simplesmente fazer uma lista com pelo menos 10 assuntos que você sente curiosidade. Uma boa dica é começar pensando quais são aqueles temas que, se você pudesse, passaria horas lendo livros e conversando com experts sobre o assunto.

Nesta etapa é importante estar atento a dois detalhes:

  1. Use papel e caneta. Não vou me aprofundar aqui mas, basicamente, vários estudos comprovam que o nosso foco é muito maior quando escrevemos à mão.
  2. Seja específico. Ao invés de escrever “ciência”, por exemplo, escreva “biologia marinha”, “astrofísica”, “química orgânica” etc.

Passo 2: Procure por interseções

Se você é uma pessoa ativa, provavelmente não foi tão complicado encontrar o dez assuntos que mais atraem a sua curiosidade. No entanto, se apenas ter curiosidade fosse o suficiente para saber o seu propósito, provavelmente você não estaria lendo este texto, certo?

Por isso, o próximo passo é encontrar onde esses assuntos se relacionam entre si. Apenas ter curiosidade não é o suficiente, você precisa encontrar os pontos onde três ou mais dos seus interessem se encontram e formam intersecções.

O motivo é que, de acordo com estudos recentes no campo da neurobiologia, nosso cérebro é quimicamente estimulado (por dopamina) quando reconhecemos padrões de interesse em diferentes áreas do conhecimento – o que é muito importante quando falamos de encontrar um propósito de vida.

Passo 3: Faça outra lista: quais problemas você gostaria de ver resolvidos?

Você chegou até aqui e agora tem uma lista de três ou quatro interesses que podem, eventualmente, fazer parte de seu propósito de vida. Mas como transformar esses interesses em ações diárias ou, quem sabe, até em negócios de sucesso?

Pegue outra folha de papel e, desta vez, faça uma lista de pelo menos 10 problemas que você gostaria de ver resolvidos no mundo.

Não tenha medo de sonhar alto. Você gostaria que toda a energia do Brasil fosse sustentável? Que ninguém mais morresse de fome no mundo? Que ninguém mais sofresse preconceito por sua opção sexual?

Coloque tudo isso na lista e não deixe nada de fora. Tenha em mente que os maiores problemas do mundo geralmente são as melhores oportunidades de negócio.

Elon Musk decidiu que seu propósito seria colonizar Marte e, no processo, criou a SpaceX.

Passo 4: Relacione tudo e encontre o seu propósito

Agora, posicione as duas listas uma do lado da outra e veja quais são as suas curiosidades que se relacionam, de alguma forma, com os problemas que você gostaria que não existissem no mundo.

Se algumas de suas curiosidades são relacionadas à biologia e você gostaria de acabar com a poluição das águas brasileiras, por exemplo, o seu propósito pode ser descobrir como usar bactérias e fungos para processar diferentes tipos de lixos.

A ideia aqui é encontrar aquele lugar onde os seus interesses se relacionam com um problema que precisa ser resolvido e, com isso, encontrar o seu propósito de vida.

Quem sabe, no processo, você também não encontra uma ótima oportunidade de negócio?

Considerações finais

Não foi fácil escrever este texto.

Como mencionei no início, propósito é um termo quase que “prostituído” hoje em dia e encontrar uma forma de transformar este conceito em algo prático foi um grande desafio para mim.

Contudo, acredito que o resultado final tenha sido satisfatório e que você, após ter seguido todos os passos, tenha uma ideia muito melhor daquilo que deve focar as suas energias a partir de hoje.

Tudo fica mais fácil quando se tem um propósito

Vamos continuar essa conversa nos comentários?

Com base no propósito que você encontrou hoje, pense em três ações que você pode colocar em prática nos próximos dias a fim de torná-lo realidade.

Quem sabe nós não podemos te ajudar? 🙂

Comentários (18)
  1. Excelente vou aplicar as ideias. Obrigada!

  2. Jaqueline disse:

    Estou procurando meu propósito faz tempo, por isso li bastante a respeito, inclusive livros inteiros, vi muitos vídeos também, mas foi seu texto foi o que mais me ajudou até agora. Achei realmente muito objetivo, com ferramentas palpáveis e funcionais. Está tão claro que parece que você escreveu com a maior facilidade, hehehe. Agradeço muito pela contribuição à minha vida. Parabéns pelo belo trabalho!

    1. Lucas Lima disse:

      Jaqueline, que alegria ver seu comentário! Transbordamos aqui sabendo que te ajudamos na sua trajetória. Boa sorte com tudo por aí! 🙂

  3. Vanessa Loureiro Freitas disse:

    Texto ótimo, mas infelizmente não me ajudou, continuo perdida!
    Não consigo encontrar algo que me motive a correr a trás.
    Isso é mtoo triste.
    Abraços

    1. Gustavo disse:

      Olá Vanessa, tudo bem?
      Você já pensou que um propósito é bom mas talvez você esteja numa fase pessoal de descobertas ou re-descobertas?
      Tente algo menor, mais simples e com o tempo você vai encontrar seu verdadeiro propósito.
      Ex.: Também não tenho um GRANDE propósito mas pagar minhas contas e ajudar minha família já me da um grande norte para continuar estudando e trabalhando nos meus projetos. A partir daí, vou me encontrando.

  4. Eunice Maia disse:

    Gostei muito do direcionamento sugerido. Através das listas e dos correlacionamentos entre elas consegui ter maior visibilidade sobre meu principal propósito. Caminhando… alcançando! Gratidão!

  5. Emanuele Olsen disse:

    Maravilhoso texto! Fui lendo e já fazendo as listas. Me ajudou muito a entender minhas ideias.
    Obrigada!

  6. Rosemary disse:

    Nos últimos 4 anos vivi um relacionamento pessoal que nos 2 primeiros anos me encheu de expectativas, até eu perceber que elas seram só minhas. Aí a duras penas nos últimos 2 anos meu propósito era acabar com esse relacionamento pois, tudo apartir dessa conquista estaria em harmonia,. Foi muito difícil mas consegui. Ao. alcançar meu propósito tive satisfação, mas ficou um vácuo e estou infeliz e questionei-me, será que esse era mesmo meu propósito ou somente uma meta a alcançar e encontrar de fato meu propósito de vida? Estou incomodada com essa dúvida então, fiz uma pesquisa no Google e encontrei sua página, segui suas recomendações, mas não ficou muito claro ainda, vou tentar mais algumas vezes, li a matéria e pra mim foi muito boa. Assim que eu conseguir encontrar meu propósito vou postar aqui para vocês.

  7. Ana Medeiros disse:

    Lucas, seu texto ficou muito bom. O que eu mais gostei foi colocar em perspectiva mais objetiva a expressão “propósito de vida”. Fazer as listas torna mais fácil entender as ligações entre os assuntos.
    Não sei se o que descobri vai se tornar uma atividade remunerada (eu gostaria de mudar de profissão), mas ainda que não seja, posso tentar melhorar nisso nem que seja para ajudar os amigos!
    🙂
    Obrigada!

    1. Lucas Lima disse:

      Oi Ana! Que alegria ter seu feedback 🙂

      Sim, as listas ajudam a botar tudo em perspectiva mesmo.

      Boa sorte com seu propósito por aí e apareça mais vezes por aqui!

  8. Marilene disse:

    Sou administradora mas a ideia de tornar o mundo mais limpo realmente me fascina e preocupa. Porem nem sei por onde começar pois me parece ambicioso demais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)