Carreira

Entenda porque estimular a criatividade da equipe é papel do líder

Um ambiente favorável à manifestação da criatividade das pessoas é um ambiente fértil para a inovação e para o sucesso. Logo, empresas e organizações que estimulam que seus funcionários exerçam seu lado criativo e dão suporte para que as ideias advindas de um processo criativo venham à tona, tendem a se destacar e ser reconhecidas pelo público.

Não é à toa que o inventor e cofundador da Apple, Steve Jobs, conhecido por suas inovações no mercado de informática, dizia que “criatividade é a arte de conectar ideias”. Ou seja, uma equipe criativa é um ativo importante para qualquer negócio, de qualquer tamanho.

E, diferente do que muitos pensam, criatividade não é dom ou algo exclusivo de pessoas tidas como gênios. É, sim, algo a ser trabalhado e desenvolvido diariamente. Aí que entra o papel do líder, estimulando que sua equipe se sinta livre para inventar e propor novas soluções para o negócio.

Mas como começar a criar este ambiente propício para a criatividade nas empresas?

Entenda o que é criatividade

Comece compreendendo que ser criativo é transformar ideias novas e originais em algo real. Para que isso ocorra, é preciso que o colaborador passe a ver o mundo de uma maneira diferente, identifique padrões escondidos, questione e desafie o status quo, não aceitando fórmulas fáceis, observe as coisas e situações e experimente suas ideias.

Outro fator importante é que essas pessoas da sua equipe tenham a sua volta uma rede de contatos que as questione e coloque a prova suas proposições, fazendo o papel de trazer os possíveis obstáculos que aquela ideia irá enfrentar no mercado.

Saiba que ideias inovadoras são resultado de um processo criativo

Existe um processo para que as ideias inovadoras surjam. Portanto, o líder que deseja estimular o lado criativo dos funcionários deve respeitar essa cadeia de acontecimentos, que precisa passar por preparação, incubação, iluminação e implantação. Isso significa que é necessário preparar o terreno, filtrar as várias situações do dia a dia que podem atrapalhar o surgimento das ideias, estar atento aos insights que dão origem à nova proposta e, por fim, coloca-la em prática.

Não respeitar essa sequência de situações vai acarretar, com certeza, na quebra do processo e o resultado não vai ser nada criativo.

Não subestime ninguém

Todos são criativos. Mas, por um tempo na história da humanidade, a criatividade deixou de ser estimulada nas pessoas e criou-se este entendimento geral de que existem alguns indivíduos criativos e outros não. Acontece que a criatividade é algo que pode ser aprendido (ou reaprendido). Afinal, quando crianças, somos estimulados criativamente com aulas e brincadeiras que, com o passar dos anos, são substituídas por lições sobre como ser responsável e tomar decisões estritamente racionais.

Prova disso é o teste de criatividade criado pelo cientista George Land para a Nasa, que mostrou que crianças são pequenos gênios criativos e que existe uma inibição da criatividade a medida em que vão ficando mais velhas. O estudo contemplou 1.600 crianças de cinco anos, comprovando que 98% desfrutavam plenamente da sua criatividade. Já entre as de 10 anos, esse índice baixava para 30%. No caso dos jovens de 15 anos, apenas 12% manifestavam seu gênio criativo. Para concluir, ao questionar 280 mil adultos, apenas 2% apresentaram os traços de criatividade no teste.

Por isso, líder, cada membro da equipe pode reaprender a criatividade perdida com o passar dos anos. Basta aplicar os estímulos corretos.

Crie um ambiente propício

É nítido que um espaço que traz liberdade para que o colaborador possa expressar suas opiniões e exercer seu lado inventivo sem barreiras, é positivo para o exercício do seu lado criativo. Um grande exemplo é o Google, que tem seus famosos e bastante divulgados escritórios com locais para que os funcionários brinquem e se divirtam com atividades diferentes da sua rotina de trabalho. O resultado é que a empresa se mantém entre as mais inovadoras do mundo, ocupando a segunda colocação na lista anual da Boston Consulting Group (BCG) referente ao ano passado.

Compreenda que criatividade é imprescindível para qualquer negócio

Seja na proposição de produtos e serviços ou em momentos de crise, pensar ‘fora da casinha’, ser criativo para gerar soluções, é algo essencial. Para estimular a criatividade dos colaboradores, o líder deve tornar a gestão e o desenvolvimento das soluções mais horizontal, contando com a participação de toda a equipe, propondo o trabalho conjunto pela melhoria da empresa.

Além disso, uma equipe estimulada em sua criatividade trabalha melhor e é mais produtiva. E uma comunicação aberta com os líderes dá mais confiança ao funcionário, evita falhas nos processos produtivos e queixas relacionadas ao serviço. Por isso, o gestor que entende que tem em sua equipe um grande capital intelectual está à frente dos concorrentes.

Aja de acordo com o momento e estimule a criatividade no home office

 

Uma mudança que estava sendo gradual tomou proporções mundiais com a pandemia: o home office. Sem organização, o trabalho em casa pode atrapalhar tanto a produtividade quanto a criatividade do colaborador. A final, para muita gente é bastante difícil criar e inovar em meio este cenário de ansiedade e desânimo.

A Forbes lançou, no ano passado, por ocasião do início da crise sanitária, uma lista dicas para estimular a criatividade mesmo atuando em teletrabalho. E é papel do líder reforçar essas sugestões junto à equipe, primando pelo bem-estar, pela manutenção da criatividade e pela qualidade das ideias dos funcionários. Entre as dicas estão a prática de atividades físicas, um ambiente de trabalho tranquilo em casa, a meditação e a leitura de conteúdos inspiradores.

Aceite o desafio

Sem medo de soar clichê: um líder sem uma equipe criativa e produtiva não é nada. Então, antes de tudo, é imprescindível entender e internalizar que o papel da liderança perpassa o estímulo da criatividade dos seus colaboradores, depois é só colocar em prática essa função. É desafiador, mas vale a pena. As vantagens para o ambiente organizacional e para o negócio são inúmeras.

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