Carreira

Enegrecendo a tecnologia: mega evento online e gratuito busca tornar mais inclusivo o mercado que mais cresce no mundo

No dia 14 de agosto, das 9h às 20h30, acontece o Potências Negras Tec, uma maratona de conteúdo para mostrar que tecnologia também é coisa de preto! O objetivo é abrir caminhos para pessoas pretas e pardas que querem embarcar no segmento ou acelerar sua carreira na área de tecnologia

Serão mais de 10 horas programação, entre palestras, painéis, entrevistas especiais e atrações culturais. No palco virtual do Potências Negras Tec, referências negras como Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas, Ana Minuto, referência em Diversidade Etnico-racial, Fernando França, UX researcher manager no Nubank e Felipe Dutra Furtado, gestor de TI da Globo, além de pessoas aliadas do mercado que mais cresce globalmente. Quem quiser participar pode se inscrever gratuitamente pelo site www.potenciasnegras.com.br .

A jornada Potências Negras é uma cocriação da Profissas, Escola de habilidades humanas feita pela e para a Diversidade, e de Ana Minuto, especialista em diversidade e inclusão com mais de 15 anos de atuação na tecnologia.

No encontro, os participantes poderão se conectar com oportunidades e com a equipe de recrutadores das empresas  patrocinadoras como Itaú, Grupo Boticário, Randstad, AmbevTech , CreditasGlobo, 99Mercado Livre. Essas companhias, importantes aliadas da jornada, estarão presentes durante todo o dia e também nos estandes virtuais, na hora do almoço, com vagas abertas e à procura de pessoas negras para diversas áreas tec. 

Além de descobrir que a tecnologia vai muito além de gostar de programação e os caminhos para ingressar nesse mercado, o Potências Negras Tec vai proporcionar momentos de cultura, entretenimento e benefícios especiais. Cupons de 2 meses grátis no Globoplay, vouchers de viagens na 99 e seleção para 50 bolsas de estudo em desenvolvimento de software da Rocketseat são algumas delas. É só se inscrever para ficar por dentro de tudo!

“Fizemos uma pesquisa com nossa comunidade Potências Negras, das mais de 20 mil pessoas, 70% revelaram interesse em migrar para a área da tecnologia. Isso fomentou ainda mais a necessidade de fazermos um evento com o propósito de enegrecer a área”, afirma Victor Lambertucci, CEO da Profissas.

O objetivo do Potências Tec é desafiar o status quo e criar ambientes mais inclusivos, plurais e equânimes nesse mercado. Se o setor vai moldar as próximas gerações de profissionais, as pessoas pretas e pardas também precisam ser incluídas nesse cenário. Afinal elas são 56% da população brasileira, segundo o IBGE, mas o mercado de tecnologia é formado, predominantemente, por pessoas brancas (58,3%) e por homens (68,3%). Os dados são da pesquisa “Quem Coda o Brasil?”, realizada pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks, consultoria global de software, e divulgada em agosto deste ano. 

“Acredito que a tecnologia é muito importante para a emancipação da população negra, foi assim comigo, a primeira mulher da família em uma multinacional tec. Quando a gente olha para o futuro e vê que, em poucos anos, 50% das profissões que existem hoje deixarão de existir, sabemos também que a população negra vai ficar desempregada, à margem da desigualdade racial. Queremos um mercado equânime e o nosso evento vai mostrar que é possível”, destaca Ana Minuto.

A desigualdade racial no mercado de trabalho 

Podemos dizer que o mercado de trabalho em geral ainda é excludente: mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, LGBTQIA+, entre outros grupos ainda são sub-representados. E a falta de ocupação desses grupos nas empresas é ainda maior quando olhamos para cargos de liderança.

Na área da tecnologia, infelizmente, não é diferente. A tecnologia é majoritariamente ocupada por homens brancos com uma renda maior do que grande parte da população. O setor passou por um processo comum a vários segmentos: o apagamento, por exemplo, de pessoas pretas.

“Teremos mais de 420 mil vagas na área de tecnologia até 2024 e formamos apenas 42 mil pessoas por ano. Quando se fala em enegrecer esse mercado, sabemos que o desafio é exponencialmente maior.”, explica Ana Minuto, cocriadora do Potências Negras.

Sobre a Jornada Potências Negras

Potências Negras é mais que um evento, trata-se de uma jornada de desenvolvimento  com foco na população preta e parda, cocriada por Ana Minuto e Profissas.  A trilha começou em março de 2021 com o Summit, e segue com conteúdos mensais e experiências criadas especialmente para a nossa comunidade. Para se ter uma ideia, somente neste ano, as ativações do Potências Negras já impactaram mais de meio milhão de pessoas e empoderaram um número superior a 22 mil, em nossas iniciativas.

Um exemplo dos trabalhos do Potências Negras é o Potências de Casa Grupo Boticário, que será realizado no dia 14 de julho. Serão seis horas de encontro gratuito de talentos negros para talentos negros. Os participantes podem se conectar com a equipe de recrutadores, conhecendo várias vagas abertas. 

Também criamos trilhas educativas empoderadoras dentro de empresas. Com o iFood, já estamos na terceira turma e segunda edição do programa de impulsionamento de talentos negros da companhia. Na Loft, sensibilizados e letrados a alta liderança para a pauta etnico-racial, entre outros temas. 

Serviço –  Potências Negras Tec

Data: 14 de agosto de 2021

Horário: 9h às 20h30

Investimento: gratuito

Inscrições: www.potenciasnegras.com.br 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *