Carreira

Diversidade e inclusão nas empresas: como sair da ideia e partir pra prática?

Nunca se falou tanto sobre diversidade. Em tempos de polarização de ideias e conflitos, resultantes da intolerância e imediatismo, se tornou ainda mais importante que as empresas sejam aliadas dos colaboradores propondo respeito, abrangência de caminhos, e formas de tornar o ambiente de trabalho acolhedor.

Em meio a tantos riscos e incertezas, líderes e influenciadores de diferentes áreas têm dúvidas e buscam informações e conhecimento sobre temas relacionados à diversidade e inclusão

O principal ponto é que existe uma urgência (sim, temos pressa!), pois a equidade não pode tardar. Aliás, já está atrasada! Estudos apontam que iremos demorar cerca de 129 anos para ter igualdade salarial entre brancos e negros. Já o Fórum Econômico Mundial mostra que serão necessários cerca de 257 anos para termos igualdade salarial entre homens e mulheres.

E não é apenas esse o ponto. Você sabe dizer quantas pessoas trans trabalham na sua empresa? E mais: quantas mulheres estão em cargos de liderança? Quantas pessoas com mais de 50 anos estão na sua equipe? 

Tenho certeza que os números são mínimos, ou quase nulos.

A questão é: o que torna os ambientes organizacionais mais inclusivos? Como tirar as ideias do papel e começar a praticar?

Veja alguns pontos importantes para ajudar nesse processo:

Atenção no espaço físico e estrutura

Você sabia que muitas empresas ainda não têm espaços adaptados para pessoas com deficiência?
É muito importante que as organizações tenham rampas, elevadores para cadeirantes e elevadores com avisos sonoros e botões em braile para deficientes visuais. São espaços adequados para que todes sintam-se à vontade com suas cadeiras de rodas ou meios de locomoção. Outra necessidade são sanitários acessíveis e adaptados nos restaurantes, cafés e salas de reunião.

Já que muitas pessoas passam a maior parte do dia na empresa, é necessário cuidar para que cada pessoa se sinta acolhida e consiga transitar livremente, sem limitações ou falta de recursos.

Mudando o mindset dos líderes e gestores

Apesar de estarmos no século XXI, com milhares de informações na internet e outros canais, ainda existem pessoas com visões arcaicas e padrões baseados em fundamentos nada inclusivos. E, para completar, muitas dessas pessoas ocupam cargos de liderança em grandes empresas.

Por isso, o time de RH e diversidade tem a grande missão de propagar informações necessárias para que esses líderes comecem a ter uma equipe mais diversa. É importante lembrar que essa diversidade só ocorre verdadeiramente quando há crença de que experiências diferentes trazem mais riqueza ao ambiente de trabalho, contribuindo significativamente para o alcance de resultados com qualidade.

Processos Seletivos mais diversos e inclusivos

Essa dica vai pro pessoal de recrutamento e seleção: acredito que o time de recrutadores de uma empresa é um dos grupos mais importantes de toda organização. Afinal de contas, são eles que possuem contato direto com gestores requisitantes das vagas e que buscam os profissionais no mercado. Por isso, é de suma importância ter recrutadores preparados e voltados para atrair e tornar o processo seletivo o mais diverso possível

Quando for apresentar candidatos ao gestor da empresa, inclua entre os canditates pessoas trans, negros, PCD’s. Tenha um pool de diversidade nos currículos.

E, ao encontrar líderes e gestores mais resistentes, estejam preparades para argumentar e trazer pontos para que eles entendam que investir na diversidade nas empresas traz muitas vantagens: gera melhor gestão de riscos, abre oportunidades para a inovação e aumenta a conexão com um público maior, formado por diferentes culturas.

Realizar eventos e campanhas que promovam diversidade

Quando propomos ações, eventos e campanhas dentro da empresa, além de gerar mais engajamento dos colaboradores, também conseguimos mostrar resultados, mudanças e até proximidade entre áreas e pessoas.

Ao trabalhar eventos que falam sobre diversidade nas empresas, percebemos a construção de uma sociedade mais inclusiva, que se preocupa em combater o preconceito. Claro que ainda há muito a ser feito, mas o primeiro passo para uma realidade melhor é um maior acolhimento às diferenças dentro do ambiente de trabalho. 

Por isso é importante convidar palestrantes que tenham vivência com temas de diversidade, organizando encontros que trazem diferentes culturas e formas de expressão. Uma boa dica é promover feirinhas para vendas de produtos feitos por pessoas diversas. Isso tudo faz com que a empresa se torne conhecida por ser diversa e inclusiva.

Trabalhar a comunicação interna

O apoio à diversidade deve partir não só dos valores da empresa, mas também da forma que os funcionários se comportam. Trabalhe a comunicação interna valorizando o respeito às diferenças e, se necessário, promova treinamentos sobre conscientização.

Trabalhar o acolhimento entre os colaboradores é importante, e essa iniciativa deve partir da organização. Sempre que puder, se pergunte: a cultura da empresa valoriza a diversidade ou procura sempre o mesmo tipo de profissional? Ela abre espaço para a inovação e valoriza a inclusão? 

É interessante observar e até mesmo fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender se há o sentimento de exclusão em alguns grupos dentro do ambiente corporativo.

Essas são apenas algumas ideias que podem tornar sua empresa mais diversa e inclusiva, onde as pessoas trabalhem felizes e realizadas. Construa uma imagem de empresa livre de preconceitos, que abraça as diferenças e tem espaço para todes, além do desenvolvimento de um clima organizacional mais propício ao crescimento pessoal e profissional das pessoas. 

E não se esqueça: não tem empresa melhor do que aquela que permite ser quem você é.  E aí, vamos trazer a diversidade pro dia-a-dia da sua empresa?

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *