Timidez

Como usar a timidez a seu favor

Você já parou pra pensar que, enquanto acha que a timidez é uma característica que te atrapalha, ela pode, mesmo, é te ajudar?

A gente sabe que essa linha de pensamento não é muito convencional, já que os tímidos sempre esperam se prejudicar mais do que ganhar algo com sua completa introversão, mas a realidade é que dá, sim, pra tirar proveito disso para crescer na carreira ou melhorar sua relação com seus círculos sociais.

O motivo para isso é muito simples. Como quem já lê o blog da Profissas está careca de saber, timidez não é um defeito, e sim um traço de personalidade. Justamente por isso ele pode ser de baita ajuda nas horas em que as personalidades em questão mais precisam que esse traço venha à tona.

Pode acreditar: muitas coisas e situações são melhores para os tímidos, já que a principal “arma” dessa característica é a introversão. Diferentemente dos extrovertidos, os introvertidos e tímidos pensam mais antes de falar, formulam melhor seus argumentos e são mais diretos em suas colocações, habilidades muito procuradas no mercado de trabalho.

Mas olha só: nada de achar que extrovertidos não fazem isso, ou que todos os introvertidos são tímidos. Nada a ver.

Os extrovertidos têm mais facilidade de se expressar quando a vontade bate, o que não quer dizer que não saibam formular melhor suas opiniões quando isso é necessário.

A maioria dos tímidos é introvertida, mas nem todo introvertido é tímido. A diferença é que o tímido tem menos traquejo social para expressão individual enquanto o introvertido realmente internaliza várias questões antes de levá-las ao grupo, seja esse grupo a família, os amigos, o trabalho… muitas vezes o introvertido quer muito se expressar, mas vai formular antes as respostas na sua mente e, depois de algum tempo, levá-las à debate.

Já que tiramos do caminho o elefante branco da extroversão x introversão x timidez, bora ver como é que a sua timidez pode te ajudar a partir de agora:

#1 No desenvolvimento artístico

Já reparou que a maioria dos artistas, sejam eles atores, músicos, cineastas, pintores, etc., diz ser tímida?

Uma das muitas razões para que eles consigam fazer o que fazem é, justamente, a timidez. Por não conseguirem, em condições normais de temperatura e pressão, se expressar no mundo dos não-tímidos, eles acabam buscando trabalhar a criatividade de formas alternativas.

Quando se trancam no quarto, às vezes sai um livro, uma música ou uma pintura. Em alguns a timidez dói tanto que a única saída para conviver bem com ela é procurando um curso de teatro.

Existem milhões de artistas talentosos que não são tímidos, mas é impressionante como a grande maioria é realmente tímida. Quer descobrir de qual time seu artista favorito faz parte? Basta ver alguma entrevista ao vivo. É notório o quanto os tímidos são mais discretos, calados ou envergonhados em suas colocações, o que acaba sendo um charme a mais.

Para usar a timidez a seu favor no lado artístico, escreva diários, participe de grupos teatrais, aprenda um novo instrumento e deixe a criatividade rolar solta. Pense sempre que ninguém mais vai ver aquilo que você cria além de você mesmo. Esse é o primeiro passo para se divertir no processo e criar coisas realmente interessantes.

#2 No crescimento intelectual

Outra “classe” que sempre se diz bem tímida é a dos empreendedores e gênios de plantão. Isso porque, ao fugir das interações sociais, muitas pessoas tímidas acabam se refugiando nos livros e nos estudos – o que é ótimo.

Uma dica para deixar sua timidez melhorar seus hábitos que podem gerar ganhos intelectuais é levar sempre um livro dentro da bolsa e da mochila. Se sentir que a interação social do lugar em que você está não é a que você quer (como num ônibus, avião ou até mesmo na academia, por exemplo), tire o livro e leia.

Um efeito colateral é a pessoa do lado perguntar o que você está lendo e, por educação, você parar tudo para respondê-la. O que não é nada ruim: você pode treinar conversar com estranhos, olhando nos olhos, a partir de oportunidades como essa.

Outra sugestão para conseguir melhorar suas interações sociais e seu lado intelectual é se matricular em cursos onde você provavelmente terá que fazer trabalhos em grupo ou, pelo menos, debater dentro de sala as coisas que está aprendendo.

O embate de ideias, quando faz sentido, deixa um tímido mais confortável, já que ele se prepara muito antes de abrir a boca. Pode ser esse o momento perfeito para descobrir até onde você consegue ir sem achar que está tendo um ataque cardíaco.

#3 No seu crescimento de carreira

Uma coisa que ninguém admite, mas todo mundo pensa, é que pessoas discretas são mais valiosas no ambiente de trabalho. Isso porque, muitas vezes, vemos nos colegas a vulnerabilidade, o medo, a apreensão e outras características que as pessoas têm medo de mostrar pelo risco de serem julgadas como “fracas”.

E as pessoas tímidas são, eventualmente, bem mais discretas que as não-tímidas. Como não gosta nada de estar no centro das atenções, o tímido nunca vai espalhar uma fofoca, por exemplo, porque sabe que as pessoas podem procurá-lo para saber mais detalhes.

Ele também não vai dar “palestras motivacionais”, em público mesmo, para aquele amigo que está um pouco cabisbaixo, ou reclamar de algo ou alguém em voz alta.

Os tímidos sempre vão tentar resolver a situação da maneira mais calma possível para não correrem o risco de virar a “estrela” da firma. Muita gente que não é tímida também é muito discreta, mas no grupinho dos que tem dificuldades de interação social, a discrição é quase o primeiro mandamento.

Se você nos segue periodicamente sabe que sempre falamos por aqui que, mesmo não sendo um defeito, a timidez pode atrapalhar as pessoas em níveis que os não-tímidos jamais imaginam. Se esse for seu caso, dê uma olhadinha no nosso material sobre como vencer a timidez para tirar, de vez, essa pedra do seu caminho.

Mas, sempre que possível, relaxe: agora que você sabe que essa condição pode te trazer inúmeros benefícios, é hora de vencer a timidez com atitude e ousadia. Precisando de nós, pode contar com a gente. 😉

Comentários (1)

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

    ×
    Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)