Inteligência Emocional

Como trabalhar a mente para pensar positivo?

Em tempos de pandemia, pode parecer bem complicado manter o pensamento positivo. Isso porque ao ligar a televisão, a maior parte das notícias são sobre os fatos ruins que permeiam essa situação. Após iniciar a quarentena, é visível como ficamos mais tensos, ansiosos e aflitos por ter de ficar longe das pessoas que amamos, da nossa rotina de trabalho, estudo, exercícios e lazer.

Ser “gente grande” já não é fácil, bom mesmo seria se houvesse um Manual da Vida Adulta para nos ajudar a passar por algumas situações. Apesar disso, ainda é possível programar a mente para ter mais pensamentos positivos do que negativos. Algumas dicas podem ajudar:

Crie uma rotina da manhã

Muitas empresas e pessoas tiveram que reinventar o modo de trabalho e estudo, tornado a casa no seu ambiente de trabalho. Apesar das facilidades que a tecnologia nos proporciona, é preciso separar muito bem as coisas para não levar os estresses do dia a dia nem para um lado e nem para outro.

Uma maneira de amenizar a ansiedade com as tarefas de casa e do trabalho é criar uma rotina mais leve pela manhã. Quando acordamos “em cima da hora” para trabalhar, é normal ficarmos aflitos com todas as atividades que precisamos concluir.

Antes de abrir o notebook e começar a produzir, faça uma meditação, tome um bom café, tome banho ouvindo aquela playlist que você gosta e faça coisas que te deixe mais tranquilo(a).

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são capazes de liberar serotonina e endorfina, capazes de causar a sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade. Seja uma caminhada, corrida, pilates, funcional, academia, dança, qualquer coisa que você possa se identificar. Existem diversos canais do YouTube que transmitem aulas sobre atividades físicas, dá para treinar na sala de casa ou em algum outro ambiente com um bom espaço.

Comer, beber e dormir bem

Já foi comprovado que a nossa ingestão de água, alimentos e uma noite de sono podem afetar o nosso humor. A falta de algumas vitaminas pode levar ao estresse, depressão, vícios e ansiedade. Já a falta de sono pode fazer com que você se sinta mais irritada ou hostil. Por isso, ao invés de dormir tão tarde, realize alguns ajustes na sua rotina e sentirá a diferença em suas atitudes.

Pratique a gratidão

Pode parecer que não, mas ao agradecer você alimenta sentimentos que favorecem a sensação de bem-estar e de recompensa. Por isso, seja grato todos os dias pelas coisas que você tem, pelas pessoas que te cercam e pelas pequenas vitórias. Um exercício legal para fazer todos os dias, é colocar (literalmente) no papel todas as coisas boas que aconteceram no seu dia, ou ao menos as 3 principais.

Filtre seus pensamentos

Organizar a mente é um passo essencial para o processo de programação da positividade. É preciso separar o que é útil e o que não é. É preciso selecionar aquilo que você deve ou não demandar tempo e esforço mental, garantindo a sua capacidade de empregar o que realmente vai trazer retorno para a sua vida, tirando todo o “lixo” dos pensamentos e tornando sua mente menos caótica.

Conforme você cultiva os pensamentos positivos, isso se reflete em outras áreas da sua vida, o que vai melhorar sua rotina em vários aspectos.

Leia

Este é o melhor exercício para a mente. Ao ler um bom livro, você realiza troca de pensamentos com pessoas de mentes poderosas, o que aumenta sua habilidade de refletir, pensar, dialogar, formar opinião, debater com mais base de formação e até escrever melhor.

Quando você abre a sua mente para uma nova ideia, você começa a ser mais compreensível com diferentes opiniões e evolui um passinho a mais na escadaria da vida adulta.

Experiências solo

Você já foi ao cinema ou pensou em viajar sozinho(a)? Essas experiências podem fazer com que você tenha um momento de reflexão e possa se conhecer cada vez mais. Mesmo que nunca tenha passado isso pela sua cabeça, pense em algumas coisas que gosta de fazer e tente praticar com a sua própria companhia.

Viu quantas coisas você consegue fazer para programar a sua mente a pensar mais positivo?

 

Alô, Profissa!

Quem trouxe esse texto delícia pra gente foi a Dayane Burgo, analista de conteúdo da Lendico, fintech de empréstimo pessoal, que começou sua jornada em 2015 com o entendimento de que o crédito, quando utilizado de forma consciente e com taxas personalizadas e justas, é um meio para as pessoas seguirem em frente, realizarem seus sonhos e progredirem cada vez mais.

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *