Carreira

Como fazer da sua ‘home’ o ‘office’ perfeito

Menos estresse, horários flexíveis, possibilidade de trabalhar para mais de um empregador ao mesmo tempo… vários são os motivos que fazem com que as pessoas tenham o sonho de trabalhar de casa.

Entretanto, montar um Home Office é tarefa mais complicada do que parece, principalmente se quisermos dar ao nosso local de trabalho uma aparência mais profissional. A seguir, preparamos 6 dicas valiosas para você fazer da sua Home o Office perfeito (a última é a nossa preferida):

Crédito: Literis

Verifique se você possui um perfil adaptável ao Home Office:

Apesar das inúmeras vantagens de trabalhar remotamente, nem todas as pessoas possuem perfil para trabalhar como freelancers. Isso porque os benefícios de ter o trabalho por tão perto pode se transformar em uma grande armadilha para vários perfis de profissionais, como os indisciplinados, por exemplo.

Muitos associam o trabalho remoto à figura de alguém trabalhando de pijamas, comendo enquanto trabalha ou até mesmo jogando um game de computador. Entretanto, a realidade de um Home Office é bem diferente: é preciso ter muita disciplina para alcançar metas e cumprir todos os contratos no prazo acordado com o cliente. Se você é do tipo que precisa ser cobrado pelo chefe para poder produzir, o trabalho Home Office pode não ser para você.

Outro tipo de perfil profissional que não se adapta ao home office são os Workaholics, ou seja, os viciados em trabalho, pois eles acabam trabalhando mais do que deveriam e confundindo o ambiente pessoal com o profissional.

Como trabalham compulsivamente, os Workaholics ignoram as principais vantagens do trabalho Home Office, que são a flexibilidade de horários e o ganho de qualidade de vida, e acabam trabalhando nos finais de semana e feriados, abrindo mão do tempo com a família e amigos (ou para qualquer outra atividade de lazer). Portanto, se você possui a característica Workaholic, fuja do trabalho Home Office!

Escolha um ambiente tranquilo para montar seu Home Office:

Nem todas as pessoas possuem um imóvel padrão antigo, daqueles espaçosos, com dependências de empregada e quarto reversível para montar um Home Office. No entanto, não desanime! Procure um ambiente que seja tranquilo, iluminado, ventilado e longe das distrações domésticas para montar o seu escritório caseiro. Aproveite espaços disponíveis em casa e pouco usados, como vãos de escada, por exemplo.

Mas, se você acha que montar o seu home office embaixo da sua escada não irá livrá-lo das distrações domésticas, as varandas também são ótimas opções para montar seu escritório e aproveitar um espaço que quase não é utilizado na sua casa ou apartamento. De brinde você ainda poderá levar uma bela paisagem ou ganhar excelente iluminação natural, o que contribui positivamente para torná-lo mais produtivo!

Prefira móveis com design ergonômicos:

A ergonomia é o estudo das relações entre homem e trabalho, focando no impacto que este exerce na saúde e bem-estar físico do trabalhador. Através do desenho industrial é possível criar móveis que, além de funcionais, proporcionam mais conforto, saúde e produtividade ao indivíduo, tornando suas atividades laborais mais eficientes.

Para montar um Home Office perfeito e evitar problemas de saúde como dores na coluna, distúrbios visuais e lesões musculares, você precisa seguir à risca a regra da ergonomia: braços e mãos devem ficar na altura da mesa, os pés devem estar totalmente apoiados no chão, joelhos e cotovelos dobrados a 90º e lombar bem ajustada no encosto da cadeira. Na hora de comprar os móveis para seu Home Office, prefira cadeiras com espumas de alta densidade e regulagem de altura, de forma que a cabeça fique reta e os olhos centralizados na tela do computador. As mesas devem possuir entre 70 e 75 cm de altura.

Aproveite a iluminação natural:

Para o seu Home Office ficar ainda mais perfeito, mantenha-o perto de uma janela. Isso porque a luz do sol possui um papel importante para o seu relógio biológico, o de te manter acordado e disposto durante o dia. A iluminação natural também favorece a criatividade e produtividade.

Crédito: Casa e jardim

Mesmo que você monte o seu Home office perto de uma janela, talvez a luz natural não seja suficiente para iluminar o seu ambiente de trabalho. Então, para conseguir melhores resultados, a dica é combinar a iluminação natural com a artificial. Você poderá colocar uma bela luminária na sua mesa de trabalho ou uma luminária pendente posicionada acima dela. Além de conquistar um ambiente mais iluminado e produtivo, também ganhará um Home Office moderno e bem decorado!

Use a psicologia das cores ao seu favor:

Além das recomendações anteriores para montar um Home Office perfeito, outro item também importante a se considerar é a cor que será usada para pintar o seu escritório doméstico. As cores influenciam o seu dia a dia no trabalho, agindo sobre o seu comportamento, concentração, criatividade e produtividade.

Então qual é a melhor cor para pintar o seu Home para deixa-lo ainda mais Office? Isso depende: do seu ramo de atuação, de que efeito você vai querer dar ao seu empreendimento… lembre-se de que cores claras são sempre boas opções para qualquer tipo de atividade, pois transmitem maior sensação de amplitude ao ambiente, que a cores frias (tons de azul e verde claro) favorecem a disciplina e concentração, deixando o seu Home Office mais tranquilo e que as quentes (tons de amarelo, vermelho e laranja) produzem ambientes de trabalho mais dinâmicos e criativos.

Peça a colaboração dos familiares:

O trabalho remoto é uma tarefa difícil e que requer grande empenho por parte do profissional para que seja executada com eficácia.

No caminho do sucesso desse empreendimento, vários são os obstáculos que o profissional freelancer precisa superar para alcançar seus objetivos: som da TV, crianças correndo pela casa, latido de cães, tarefas domésticas que parecem não ter fim.

Para fazer da sua Home um Office perfeito, converse com seus familiares, explique a eles a importância de colaborarem com as tarefas domésticas e contribuírem com o silêncio na hora do seu expediente de trabalho – e explique a seus pais, se ainda morar com eles, que, não, você não está à toa quando está no computador. É trabalho!

Para facilitar as coisas, você pode sinalizar a seus familiares quando seu cantinho de trabalho estiver ocupado, na versão Office, ou então, livre para ser frequentado, na versão Home. No mercado você encontra plaquinhas para colocar na porta com as palavras “Não Perturbe” de um lado e, de outro, a palavra “Livre”. A posição da placa pendurada na maçaneta da porta indica se você está trabalhando ou se já terminou seu expediente de trabalho.

Esse texto sobre Home Office foi enviado à Profissas por Patrícia Thiago, do site Habitissimo, que funciona como um guia de onde encontrar informação detalhada, orçamento e opiniões sobre profissionais e empresas de obras, arquitetura e decoração.

Comentários (4)
  1. Meu nome e Claudio sou tecnico de informatica, tenho em minha casa 2 quartos de 4×4 que acho pequeno mais eu queria dar uma organizada e ampliar como os mostruarios catalogados para que eu podesse reaproveitar mais. seus conteudo e muito bom e me ajudou a ter melhores ideias de como faser. obrigado. http://www.gruposeteg.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)