Empreendedorismo

Como criar um site eficiente para gerar resultados

Baixe nosso e-book e faça seu site trabalhar por você!

Vivemos em plena era da conversão digital, onde empresas nascem, crescem e morrem no ambiente online. Muitos consumidores escolhem seus fornecedores diretamente na internet, sem precisar visitar sedes físicas ou pesquisar nas ruas por quem vai lhe atender da melhor maneira.

Diante dessa realidade, criar um site eficiente não é apenas um desafio como, também, uma necessidade: enquanto você não foca seus esforços em criar um ambiente online que dê o seu recado de maneira mais assertiva, seus concorrentes estão fazendo isso – e conquistando nichos de mercado que poderiam dar mais lucro e estabilidade à sua empresa.

Com o material (gratuito) da Profissas sobre Como Criar um Site Eficiente você vai descobrir que um bom design faz milagres, mas beleza não é a única coisa que põe mesa: a experiência do usuário deve ser prioridade acima de qualquer tendência estética, e deixar isso de lado pode te trazer mais prejuízos do que impacto ao consumidor final.

Além disso, você vai entender, de uma vez por todas, o que um site precisa ter para ser considerado eficiente e quais são as melhores ferramentas e serviços disponíveis no mercado para que você chegue a um resultado interessante nesse cenário.

Antes de baixar o e-book sobre sites eficientes, entenda que ele não é apenas sobre programação, design e textos para as páginas, mas também sobre UX (User Experience, ou experiência do usuário), SEO (otimização do site para mecanismos de busca) e geração de conteúdo focado, que vai muito além do que colocar qualquer texto nas suas páginas de informações.

Só com a combinação desses fatores, que explicamos em detalhes no e-book, você conseguirá ter um site que gere resultados, não importa qual é seu mercado de atuação. Afinal, qualquer empresa, em qualquer parte do mundo, pode se destacar na sua área através de um site realmente eficaz.

Principais dicas para ter um site eficiente

Os detalhes todos de como ter um site eficiente você vai conferir no e-book, mas já te damos, de antemão, cinco dicas preciosas para acertar no endereço eletrônico.

#1. Priorize o funcional

Para ser atraente e converter visitas em ações (seja pedir um orçamento, comprar um produto, deixar um comentário), o site deve ser funcional. Isso significa que as pessoas precisam entender o terreno onde estão pisando.

Por isso, tenha uma arquitetura da informação coerente e dispense as complicações, como firulas e animações. Se quiser saber se o site está funcional é só pedir para alguém do público-alvo para dar uma olhadinha e sugerir melhorias.

Outra forma de fazer isso é pedir para alguém completamente alheio ao site – como sua avó, por exemplo – para encontrar uma informação dentro dele. Se a pessoa conseguir se guiar com o cursor e encontrar a informação, parabéns: você tem um site simples e navegável.

#2. Minimalize

Do mesmo jeito que animações e outras firulas são dispensáveis na maioria dos nichos que precisam de sites, lembre-se que o uso das cores e dos recursos também deve ser racionado.

Poucas coisas dizem tão bem que menos é mais do que um site, que precisa ser direto ao ponto e de fácil entendimento. Lembre-se, por exemplo, que fundo escuro dificulta a leitura de artigos longos (então não utilize nuances de cores escuras para blog) e que letras muito miúdas atrapalham a clareza das informações.

#3. Escolha a plataforma correta

Nesse nem vale a pena nos alongarmos muito porque o Google já “definiu” que a plataforma correta, pelo menos para fins de SEO, é o WordPress. Leia o nosso e-book para mais detalhes.

#4. Suba fotos em alta resolução

As fotos que você tira no seu celular podem ser incríveis para redes sociais e posts de blog, mas para a home do site e outras seções internas dê preferência para boas fotos, em alta resolução, preferencialmente tiradas por um fotógrafo profissional ou vindas de bancos de imagem onde você pode comprar uma boa foto. Isso valoriza bem o material final.

#5. Não fuja do assunto

O site não é, definitivamente, o lugar em que você deve divagar sobre a vida… seja direto sobre o que você faz, o que pode oferecer, quanto isso vai custar e quais são os benefícios do cliente em contratar seu produto ou serviço.

Se tiver uma seção de blog – ou se o seu site for todo um blog – você tem licença poética para discorrer sobre os mais variados assuntos, mas em sites institucionais, sejam de empresas ou de pessoas que são o próprio negócio, vale a regra do direto ao ponto: quanto menos dúvidas o potencial cliente tem sobre o que é que você pretende dar a ele, maiores são as chances de você conseguir converter a venda sem que ele precise passear pelos sites dos seus concorrentes.

Para saber mais sobre tudo isso e mais um pouco do que é importante na construção de sites eficientes não deixe de baixar nosso e-book – que é gratuito! – e nos contar o que achou dele.

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E, se precisar de mais ajuda da Profissas, dê uma olhada em nossos outros materiais e nos cursos que preparamos para você. Quem sabe não conseguimos trazer a você um conhecimento necessário para a vida pós-site? 😉

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