Timidez

As personalidades mais tímidas do mundo – e o que elas podem te ensinar

Muita gente acha que ser tímido é um grande problema para a vida profissional, mas a verdade é que essa característica pode virar um diferencial dos bons. Afinal, o tímido, por não falar na mesma proporção de uma pessoa extrovertida, consegue ser um bom ouvinte – e, em geral, pensa bem antes de falar, o que pressupõe que suas conclusões são menos impulsivas.

Aliás, já que usamos um termo que abre a conversa, vale lembrar que timidez nem sempre é sinônimo de introversão: existem diferenças entre um conceito e outro e, quase sempre, um tímido não gosta de ser classificado como introvertido, e nem um introvertido de ser confundido com um tímido.

Mas, para além desses rótulos que usamos até mesmo erroneamente, existe uma barreira a ser quebrada: o encontro de uma forma de expressão que coloque a pessoa em um posicionamento de carreira vinda do esforço no trabalho e de seu “conjunto da obra” dentro da profissão escolhida. Isso independe – ou, pelo menos, deveria – de adjetivos tão pessoais quanto a timidez.

Para te dar um incentivo na sua ânsia de vencer a timidez e transformar os limões que você acha que tem nas mãos, com esse distintivo, em limonadas, separei aqui o perfil de algumas das personalidades mais tímidas do mundo e o que elas podem te ensinar, principalmente se você acha que timidez é um defeito.

Spoiler alert: você vai aproveitar muito a experiência dessas pessoas para que a sua timidez assumida vire um motivo de orgulho. Afinal, se mesmo se expressando pouco em palavras, ou com o desconforto de ter de falar para uma audiência, essas figuras se tornaram referência em suas áreas, por que você não poderia?

#1 Steven Spielberg

Apesar de ser reconhecido hoje por inúmeros sucessos como diretor de cinema, e considerado uma das pessoas mais influentes de Hollywood, Steven Spielberg se considerou desconfortável por boa parte da sua vida – justamente por ser tímido.

Em sua biografia (“Spielberg: The man, the movies, the mythology”) ele relata ter sido muito quieto em sua juventude, bem reservado e sem muita prática na arte de fazer amigos.

O que a timidez dele te ensina: embora não possamos pressupor com certeza, todo o tempo que o pequeno Steven passou sozinho pode ter aguçado sua criatividade e sua capacidade analítica, uma vez que a reflexão é bem profunda para aqueles que se veem mais às voltas com seus próprios pensamentos do que com pessoas que podem não agregar valor nenhum ao dia a dia.

#2 Marissa Mayer

Tenho um amigo que trocou algumas palavras com a ex-presidente do Yahoo! em uma festa e que, ao final do papo, pediu para tirar uma foto com ela e ouviu “não” como resposta. Na hora interpretei essa negativa como grosseria (e acho que ele também), mas, lendo mais sobre a executiva, entendi seu lado.

Em uma entrevista que deu à Vogue, Marissa se assume geek e muito tímida, daquelas que não se sente nada confortável em festas: quer sair em 15 minutos de lugares lotados, mas se obriga a socializar minimamente – até mesmo para conseguir fazer negócios.

O que a timidez dela te ensina: a timidez não é um impeditivo para que você chegue ao mais alto posto (e, consequentemente, holofote) de uma empresa, desde que você consiga lidar com essa característica de forma racional.

#3 Meryl Streep

É inacreditável que a atriz que já foi mais indicada ao Oscar do que a idade de muita gente que passa por aqui se considere tímida. Mas essa é a mais pura verdade: além de calada e não gostar de falar em público, Meryl ainda se considera introvertida.

Segundo a diva, quando sente que não vai dar conta de concluir uma tarefa terrível para tímidos, ela tem que falar para si mesma que consegue e sentir em frente. Mas, na maioria das vezes, seu sonho era ficar caladinha, em casa, pensando no que fazer para jantar.

O que a timidez dela te ensina: é possível ser tímido e nem aparentar, principalmente se você trabalha no campo das artes. A timidez só vira um problema quando ela te impede de fazer algo que você realmente goste ou queira muito.

#4 JK Rowling

Se você gosta de Harry Potter, segura essa bomba: a autora teve toda a ideia para o personagem principal de sua grandiosa obra em um trem, sua caneta parou de funcionar e ela estava morrendo de vergonha de pedir a outra pessoa uma caneta emprestada para não perder as ideias de vista.

Como em suas entrevistas não fica claro se ela pediu ou não a caneta, resta imaginar que, caso não tivesse uma boa memória, o bruxo mais famoso do mundo teria nascido e morrido em uma distância entre Manchester e Londres. Se ela finalmente pediu a caneta, a micro-bravura da escritora nos garantiu uma história maravilhosa – e, a ela, milhões e milhões de dinheiros.

O que a timidez dela te ensina: é preciso superar algumas barreiras impostas pela timidez em pequenos passos diários, principalmente se você está a ponto de realizar ações que podem mudar a sua vida, sejam elas escrever uma grande obra literária ou ir a uma entrevista de emprego. Treinar diariamente para que esse enfrentamento seja natural é a melhor forma de não se deixar assustar pelas situações em que essa habilidade é aplicável.

#5 Elvis Presley

Dizem que Elvis era tímido de doer – e quem vê toda aquela exuberância, vozeirão e simpatia nos palcos nem pode imaginar que uma das maiores dificuldades do rei do rock era fazer amigos.

Aliás, em diversas de suas biografias, sua genialidade é atribuída justamente à timidez: como não conseguia conversar com outras pessoas, ele levava seu violão de um lado para o outro para se sentir acompanhado, o que acabou tornando a música a sua grande amiga.

Levando a sério a expressão “fake it until you make it” (finja até que consiga), Elvis terminou a carreira com um currículo repleto de reboladas e olhares fulminantes que ainda conquistam mulheres e homens mundo afora, mesmo muito tempo depois de sua morte.

O que a timidez dele te ensina: às vezes é nessa característica que reside o potencial para seus maiores talentos, e eles devem ser explorados para que você viva seus sonhos sem nenhum obstáculo auto-imposto. Tente sempre perceber o que te faz mais feliz enquanto o tímido e identifique os sinais que podem te ajudar a alavancar sua carreira.


Conhece mais alguma personalidade incrível (além de você, é claro!) que é tímida e pode fazer parte dessa lista? Conta pra gente nos comentários! Ah, e lembre-se que a Profissas tem um curso para vencer a timidez, ele pode te ajudar e muito a superar essa barra 🙂

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)