Empreendedorismo

Como aprender sobre empreendedorismo vai te permitir ajudar mais pessoas

Você já deve ter ouvido várias coisas sobre as novas gerações: que somos mimados, que vivemos na era da internet e que tivemos tudo sempre na mão. É verdade que nossas vidas foram muito facilitadas pelos avanços tecnológicos, mas é inegável que temos várias qualidades para mostrar pro mundo. Nunca nenhuma geração foi tão preocupada em gerar impacto positivo e ajudar as outras pessoas quanto a nossa. E é o empreendedorismo que vai permitir que a gente faça ainda mais.

A geração do propósito

Mais do que receber promoções, manter um negócio ou ganhar dinheiro, a geração atual quer construir projetos relevantes e viver por um propósito maior. Ao contrário dos nossos pais, não queremos construir uma carreira numa mesma empresa e garantir um salário de encher os olhos. Nossos objetivos não são comprar uma boa casa e um carro de luxo. Queremos garantir o nosso bem-estar (e o dos outros) e deixar um verdadeiro legado no mundo. Em resumo, desejamos ajudar as pessoas e fazemos isso, principalmente, a partir da nossa profissão.

Tudo isso acontece porque hoje em dia não existe mais uma clara distinção entre vida pessoal e trabalho. Às vezes a gente trabalha de casa e se diverte no escritório (e às vezes a gente nem tem um escritório). Assim, nós aprendemos a conciliar a vida profissional com os nossos objetivos pessoais, na tentativa de ser efetivamente felizes naquilo que fazemos. Ou seja, o porquê fazemos importa mais do que o quanto ganhamos. O trabalho é, então, uma fonte de satisfação pessoal e de transformação da sociedade.

É com base nesse desejo de impactar positivamente a vida de outras pessoas que essa geração se torna ideal para a realização de empreendimentos. Tal tipo de modelo de negócio vem se desenvolvendo muito e ainda tem muito espaço para crescer. Nesse tipo de iniciativa o significado do negócio e a criação de valor para a sociedade se sobressai à geração de lucro – de modo que ele se torna somente uma consequência desse processo. Mas nem só de boas ideias vive um projeto, né? E o empreendedorismo pode ser uma grande ferramenta para você criar, viabilizar e expandir o impacto de qualquer iniciativa sua.

Empreender é impactar pessoas

Não é nenhuma novidade que a nossa geração tem um espírito inquieto, dinâmico, curioso… Enfim, empreendedor. Além disso, criatividade e inovação são atitudes quase inconscientes para nós. Todas essas características básicas para fazer a diferença nós já temos. Mas  o empreendedorismo em si é uma ferramenta essencial para gerarmos impacto no mundo de forma sistematizada e escalável. Empreender pode sim ser uma maneira muito proveitosa para aliar rentabilidade e mudança social; profissão e propósito.

Infelizmente, ainda é  comum que empresas tradicionais não nos ofereçam esse espaço. Muitos empregos exigem que a gente repita padrões e faça tarefas que não tem um significado, um “porquê”. Não é à toa que o empreendedorismo: você ter o seu negócio, a sua causa própria, se mostra para muitos como uma alternativa valiosa para uma vida profissional muito mais relevante e realizadora.

No entanto, por melhor que sejam as sua intenções e objetivos, só isso não é suficiente para a sua ideia dar certo. E é aí que estudar sobre empreendedorismo pode te ajudar, e muito. Tal aprendizado vai te permitir planejar e colocar em prática negócios que possuam um propósito forte e bem definido. Dessa forma, você vai conseguir fazer planos de ação e também identificar seu público-alvo; identificar as forças e fraquezas do seu empreendimento, além de entender as oportunidades e ameaças do mercado são outras vantagens de estudar sobre o empreender. Já falamos aqui sobre os principais erros cometidos por empreendedores, e já vimos no que dá, né?

Ainda, ao estudar sobre empreendedorismo você aprende as principais técnicas de atração e manutenção do relacionamento com os clientes. Assim você percebe como desenvolver produtos e serviços relevantes, e mais do que isso, como promover aquilo que você oferece, por meio de técnicas de marketing digital, por exemplo. Com essa estratégia é possível impactar um número muito maior de pessoas através da internet.

Empreendedorismo e a estratégia Golden Circle

A gente falou muito sobre propósito. Mas por que ele é tão importante em um projeto? Depois de alguns anos de estudo, Simon Sinek, grande especialista em marketing, percebeu algumas coisas interessantes sobre isso. Ele notou que os líderes mais inspiradores e algumas das organizações mais bem-sucedidas do mundo agem e se comunicam de uma forma particular. Para ilustrar melhor, Sinek desenvolveu o que chama de Golden Circle.

Na palestra “How great leaders inspire action”, Simon fala sobre o tema e explica porque esse modelo de liderança alcança tanto destaque. Ok, mas o qual é o segredo afinal? De novo, o propósito. Para Sinek, os maiores líderes e empreendedores não trabalham só com o objetivo de lucrar. Eles têm uma motivação pessoal, algo que os move. Ou seja, todos começaram pelo porquê o projeto deles iria existir e não pelo o que eles iriam produzir. É uma lógica de inversão incomum e bem legal de se pensar. Mas, depois que cai a ficha, faz todo o sentido. Afinal, começar a pensar uma iniciativa pela razão de ser dela motiva e inspira muito mais as pessoas. E tudo isso é garantia de muito mais valor agregado à sua marca e possibilidade de crescimento. É só você pensar qualquer exemplo bobo: atrai mais uma loja dizer que “vende equipamentos de saúde” ou que “salva vidas”?

Resumindo, o Golden Circle tem três esferas:

  1. Por quê? Para o sucesso de um projeto o primeiro passo é definir porque ele existe. Ou seja: o que te motiva? Qual é a sua razão de ser? Qual é o seu propósito?
  2. Como? O “como” são os seus objetivos, as ações práticas que você paz para realizar o seu propósito. Em suma, os seus planos de ação. Isso sempre inclui as suas crenças e valores, que devem ser o seu diferencial.
  3. O que? Aqui fica fácil. A terceira e última esfera do golden circle é o que você tem a oferecer ou qual é o seu produto ou serviço.

E começar pelo porquê vale para tudo: negócios, projetos, cursos, empregos. É uma lição do empreendedorismo aplicável a qualquer tentativa de gerar impacto positivo aos outros.

Exemplo de sucesso (e propósito)

Bom, a gente falou muito sobre conciliar lucro e mudança social, mas quem é que já fez isso na prática? O Adam Braum, fundador da Pencils of Promise, é um exemplo de destaque. A Pencils of Promise é uma organização global de educação que atua na construção de escolas e oferece programas educacionais em Gana, Guatemala e Laos. Em só 8 anos, a organização já construiu 400 escolas para garantir educação de qualidade a diversos estudantes.

Adam Braum tinha só 23 anos quando decidiu largar um emprego de prestígio nos EUA para sair de sua zona de conforto e fazer um mochilão pela África, Índia e Vietnam. Adam não estava verdadeiramente feliz garantindo apenas o bem-estar dele no emprego. Ele queria viver fazer algo maior: viver por metas e não por cifrões.

Durante a viagem, Adam encontrou um menino mendigando na Índia e perguntou a ele: “Se nesse momento você pudesse obter qualquer coisa, o que você queria?”. E a resposta que o menino deu foi bem simples: “Um lápis”. O menino nunca havia ido à escola mas via outras crianças escrevendo e desenhando.

Parece história de comercial de TV, mas é um exemplo de como a nossa geração tem um grande potencial para melhorar a vida das outras pessoas por meio de soluções empreendedoras, criativas e bem estruturadas.

E se você já tem um propósito (ou quer descobrir o seu) e quer colocá-lo em prática para impactar diversas pessoas, você precisa aprender sobre empreendedorismo. Nós da Profissas e o pessoal do  Ideia no Ar oferecemos cursos para encurtar essa sua curva de aprendizado. Cursos como Do MEI ao Máximo e Autoconhecimento Prático para Empreendedores te permitem começar com o pé direito.

E aí, vamos usar o empreendedorismo para mudar o mundo?

Este post é fruto de uma parceria entre a Profissas e Ideia no Ar. Pra conhecer mais sobre eles é só clicar aqui! 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)