Carreira

8 tendências para a Educação Corporativa que chegaram para ficar

Em 2020, uma grande questão na educação corporativa que já estava saliente e engatinhando, tornou-se emergencial e precisou andar bem rápido.

Com os profissionais forçados a se estabelecerem em home office,  as empresas precisaram rever as suas estratégias não apenas de gestão de pessoas, mas também o engajamento do time e da educação dos colaboradores, promovendo assim a sinergia da equipe e oferecendo a capacidade de auto-instrução dos funcionários.

Uma tarefa que, inicialmente foi árdua, se mostrou rapidamente efetiva e eficaz, tornando  as tendências para a educação empresarial algo valioso e admirado pelos profissionais que utilizam essas novas formas de aprendizagem.

E quais são as principais tendências da educação corporativa nos próximos anos?

No ano passado, a Deloitte publicou um estudo que mostrou as tendências de capital humano no mundo corporativo e isso incluía a educação corporativa. A realidade é que muita coisa mudou para melhor com a ascensão de novas tendências, de acordo com as necessidades que se moldaram ao longo do ano de 2020.

Pensando nisso, nós aqui na Profissas separamos 8 tendências que farão parte da educação corporativa em  2021.

Microlearning

O conceito de microlearning, que já existia nas universidades com formação modulada, ultrapassou fronteiras e se tornou um grande ingrediente para a capacitação profissional.

Tratam-se de cursos e formações de pequena duração e conteúdos específicos, que promovem a qualificação e especialização em determinado assunto. É como se as disciplinas de uma grande grade de um curso fossem disponibilizadas, separadamente, para que você aprenda apenas o que deseja.

O colaborador ganha em tempo e aprende exatamente o que lhe interessa ou o que é necessário para a execução de suas atividades na corporação.  

Gamificação

Atualmente, quase toda a nossa vida está gamificada e essa é uma das maiores tendências para a educação nas empresas.

Com o distanciamento dos colaboradores, fica difícil manter o time engajado nos estudos de temas de interesse corporativo. É aí que entra a gamificação.

Na gamificação, utilizam-se a metodologia e ferramentas de jogos dentro de uma atividade para que ela seja executada de forma interessada pela equipe. É como se participássemos de um jogo, com marcos (ou milestones) de recompensas para atividades realizadas.

Seres humanos são motivados por curiosidades e desafios e a gamificação promove, com sucesso, a participação dos colaboradores nos estudos.

 E-learning

As paredes das empresas deixaram de existir. Esse limite promoveu a oportunidade de aprendermos através de tecnologias que antes não eram utilizadas com frequência. Ou, pelo menos, não da forma como fazemos hoje.

No conceito de e-learning, o colaborador aprende de forma prática e automatizada por meio de ferramentas digitais, sejam plataformas ou equipamentos, como um celular, por exemplo. Tudo é online e responsivo, além de ágil e pode ser acessado em qualquer lugar.

Base de Conhecimento colaborativa

O conhecimento se tornou uma vantajosa moeda. Não recebemos mais conteúdos para que eles fiquem guardados em pastas de arquivos em nossos HDs.

Agora, a base de conhecimento é promovida pela troca dos aprendizados entre os próprios colaboradores, criando-se assim, um ecossistema de educação retroalimentado e sustentável, onde o que cada um aprende torna-se parte do ganho da equipe na totalidade.

Colaborador como Protagonista

Não precisamos mais de um horário de entrada e saída das escolas ou das universidades corporativas. 

Com o protagonismo do colaborador, ele decide onde, quando e por quanto tempo se dedicará aos estudos. Isso promove não apenas a satisfação humana de ter em suas mãos essa decisão, mas facilita que o colaborador possa de fato estudar dentro do seu tempo.

Essa promoção de protagonismo educacional, faz com que o conhecimento  e o conteúdo realmente chegue à grande maioria das pessoas que precisam acessá-los.   

Chatbot para Dúvidas

Esqueça a demora no tempo de resposta. Essa é a premissa dos chatbots para tirar as dúvidas do colaborador.

Com inteligências artificiais cada vez mais robustas e sofisticadas, o aluno-colaborador consegue tirar todas as suas dúvidas de forma instantânea e intuitiva.  Basta um acesso rápido no menu dos chats das plataformas de educação, que encontramos as respostas de dúvidas sobre conteúdo de aulas e atividades.

Com essa categoria de atendimento aluno-inteligência artificial, os custos com redução de pessoal especializado para esse  atendimento tende a cair e o nível de satisfação do usuário será elevado a uma grande experiência de sucesso e satisfação.

Nada melhor do que ter as nossas dúvidas sanadas rapidinho, não é?

Rotas de Aprendizagem

Outra grande tendência que chegou e vai aumentar são as rotas de aprendizagem.

Agora, mais do que nunca, as empresas procuram profissionais “T-shapped”. E para conseguir mais profissionais desse tipo em curto tempo, traçar rotas de aprendizagem pode gerar muito mais pessoas com skills aprimoradas.

Aqui, define-se um objetivo de melhoria de alguma soft ou hard skill e com base nesse objetivo o aluno-colaborador tem acesso a conteúdos específicos para a melhoria da skill definida.  Entendam como conteúdo, toda espécie de material que possa desenvolver e instruir o usuário: materiais didáticos, notícias, artigos, vídeos, etc.

Vale ressaltar que essas rotas de aprendizagem tem forte vínculo com a outra tendência que já falamos mais acima: a gamificação, que é a principal responsável para que o aluno se mantenha engajado dentro da rota e alcance o seu prêmio. No caso, o objetivo.

Realidade Virtual

Black Mirror nunca foi tão verdadeiro!

Com todas essas tendências, é primordial que exista um alicerce para que tudo aconteça. E isso é a realidade virtual.

Claro que ela continua com o conceito mais clássico que muitos conhecemos, onde somos levados a lugares e coisas onde não estamos ou não temos. Mas  pensar apenas nessa definição não faz mais sentido, pois a realidade virtual é um conceito muito mais abrangente.

Agora ela é o corpo de tudo, o ambiente onde as coisas acontecem de forma natural. É o ambiente que promove a troca de conhecimento para que tudo vire aprendizagem.

No conceito de realidade virtual, todas as tendências que falamos aqui (além de outras que não citamos) tornam-se efetivamente executadas.

E o que pensar sobre o futuro da educação corporativa?

Certamente as tendências de educação (corporativa ou não) irão avançar. Novas metodologias e conceitos serão criados e essa nova realidade é capaz de absorver tudo isso. Não é passageiro.

Cabe às empresas e a nós administrarmos e entendermos melhor o que é útil em nossa jornada de aprendizagem. Com tantas informações é fácil se perder ou se distrair.

Aproveitem essas possibilidades. 

Comentários (2)
  1. Rudá disse:

    Muito bom Felipe! Completo e aprofundado. Abriu minha cabeça para esse tema👏🏾👏🏾

  2. ive gavazza disse:

    Texto incrível. Adorei saber as tendências, ja vejo varias acontecendo nas empresas, cursos e nos processos seletivos

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