Freelancer

7 dicas para aprender a conciliar sua carreira com o trabalho freelancer

Quando uma pessoa resolve fazer freelas como uma maneira de aumentar a própria renda e precisa conciliar a carreira com o trabalho freelancer, ela pode encontrar dificuldades pelo caminho.

O cansaço e aquele sentimento de que estamos fazendo menos do que deveríamos, em ambas as ocupações, podem ser um fator constante e atrapalhar o rendimento do profissional.

Mas é possível lidar com as duas coisas e administrar bem tanto uma carreira como autônomo quanto aquela que você já tem em uma empresa?

Quer aprender como fazer isso? Fique atento às dicas que selecionamos para ajudá-lo a conciliar carreira com trabalho freelancer e entenda quais os benefícios de investir nessa dupla jornada!

Por que trabalho freelancer?

Uma pessoa escolhe o trabalho freelancer como a melhor opção para aumentar seus rendimentos por uma série de motivos. Os principais deles provavelmente tem a ver com a flexibilidade do regime de trabalho e com as habilidades que têm a disposição para comercializar.

Se quiser descobrir diferentes modalidades para atuar como profissional independente, confira esse ebook onde listamos as 23 melhores formas de complementar sua renda.

Mas há muitos benefícios no trabalho freelancer que nem sempre são tão contemplados. Porém tornam possível administrar as tarefas que assumimos assim com um cargo em escritório e uma jornada de trabalho de 6h ou 9h.

Antes de falar sobre como conciliar carreira e trabalho freelancer precisamos levantar quais são esses pontos e mostrar para você que não é uma má ideia investir em trabalhos como freela.

Veja algumas das principais razões pelas quais adoramos esse regime de trabalho!

1. Trabalhe de casa

Um dos principais problemas de conciliar uma jornada dupla é a viagem. Nas grandes cidades, sair de um local para o outro leva tempo (e custa dinheiro).

Então, manter dois empregos pode ser especialmente desafiador e levá-lo a gastar boa parte da sua renda em transporte para conseguir cumprir os horários determinados.

Em uma carreira como freelancer, isso não existe!

Seus horários são definidos por você mesmo e dá para trabalhar do conforto de casa. Essa vantagem faz com que a carreira de freelancer seja ideal para quem precisa juntar uma graninha, mas não pode se comprometer com horas estabelecidas ou a frequência exigida por outro empregador.

2. Maior produtividade

Todos sabemos que há algumas desvantagens de se trabalhar em um escritório. A maior delas? O tanto de distrações enfrentamos diariamente e que já fazem parte da maneira como encaramos o trabalho.

Reuniões, interrupções feitas por colegas e até barulhos comuns a esses ambientes podem minar nossa produtividade. Como freelancer você conseguirá cumprir mais tarefas em menos tempo e não precisará dedicar tantas horas de trabalho para obter um resultado satisfatório e uma renda extra considerável.

3. Escolha seus intervalos

Está se sentindo particularmente produtivo hoje? Encontrou uma oportunidade de entregar um número extra de trabalhos e tirar um tempo para você nos dias seguintes? Quer viajar e precisa acumular um dinheirinho para despesas extraordinárias?

Como freelancers, somos nós que definimos quantas pausas serão feitas ao longo do trabalho e quanto tempo elas terão. Assim fica mais fácil administrar tarefas e encaixá-las no próprio limite, optando pelo que funciona bem para si mesmo.

4. Defina os projetos ideais para você

Nem sempre no trabalho é possível escolher o que fazer. Tarefas são determinadas por nossos superiores e devem ser entregues em determinado prazo. Como freelancer, todavia, é você quem escolhe que tipos de trabalhos vai pegar e quantos deles conseguirá fazer.

Isso significa que dá para identificar jobs com a sua cara e priorizá-los com relação aos demais. Assim fazer o que se gosta fica a seu alcance.

5. Projete seus ganhos

Precisa de um valor X até o trigésimo dia do mês?

O freelancer é quem governa seus ganhos e pode escolher quantas horas trabalhará para atingir esse resultado. Como funcionário é muito difícil encontrar oportunidades de horas extras que se traduzam em um rendimento predeterminado porque elas são oferecidas conforme a necessidade do empregador.

Um profissional autônomo, porém, tem a liberdade de escolher também quanto custa a sua hora de trabalho. Projetos mais complexos ou pacotes de tarefas maiores significam rendimentos aumentados e ajudam você a chegar em sua meta mais rápido.

Quais dificuldades posso enfrentar ao encarar essa dupla jornada?

Como com qualquer outro desafio, como criar filhos e trabalhar ou assumir responsabilidades maiores no seu emprego atual, a dupla jornada de freelancer que mantém o seu emprego pode oferecer dificuldades específicas. Conhecê-las vai ajudá-lo a lidar melhor com elas e a saber exatamente o que esperar.

Hoje, os cinco problemas abaixo são as principais questões que afetam o trabalho do profissional autônomo que não abandonou o seu lugar no mercado de trabalho:

1. Manter o foco

Conseguir obter rendimentos significativos como freelancer vai exigir de você um pouco mais de foco.

Será preciso se cobrar frequentemente para garantir que está fazendo tantas tarefas quanto necessário para chegar às suas metas e a disciplina precisará se tornar uma companheira. Esse é o principal desafio para conciliar carreira com trabalho freelancer.

2. Distribuir bem o trabalho

Demandas exageradas e prazos pouco realistas podem prejudicar o rendimento de um freelancer. Portanto, até aprender a estabelecer uma agenda de trabalho que funcione para você é provável que encontre algumas dificuldades para não ficar exausto com a rotina.

Para que a dupla jornada funcione é preciso conhecer os próprios limites e entender quantas tarefas são tarefas demais.

3. Trabalhar em equipe

Muitas vezes freelancers também precisam trabalhar em equipe, seja porque optaram por plataformas online que oferecem esse tipo de trabalho ou porque têm de lidar com o time do cliente para atingir os resultados desejados.

Alinhar expectativas e não deixar a sua vida como profissional autônomo prejudicar o desempenho no escritório também pode ser desafiador.

4. Tarefas demais ou de menos

Encontrar um equilíbrio no fluxo de trabalho como freelancer é outra grande questão. Em alguns períodos você terá mais ou menos tarefas do que o normal e será preciso entender como lidar com elas para maximizar seus ganhos e não prejudicar o próprio desempenho.

Por isso, fazer uma boa renda extra como freelancer exige acostumar-se à sazonalidade dessa profissão.

5. Especializar-se

Talvez você queira assumir responsabilidades em sua carreira como freela apenas dentro de um grupo específico de tarefas. Isso pode ser complicado porque as demandas do mercado muitas vezes nos colocam no tipo de posição em que é preciso lidar com pelo menos uma etapa a mais do que gostaríamos.

Ver-se em uma posição na qual você oferece apenas o serviço Y pode limitar a quantidade de freelas que você terá em um mês e até se estabelecer como especialista em uma área específica, você precisará percorrer um longo caminho.

Como conciliar carreira e trabalho freelancer?

Agora que você conhece ambas as vantagens e as dificuldades no trabalho autônomo está pronto para conferir as dicas que preparamos para ajudá-lo nessa empreitada. Conciliar carreira e trabalho freelancer é possível se você mantiver em mente os pontos abaixo.

1. Organize-se

O que pode colocar ordem no caos de uma vida como freelancer é a organização. Principalmente se você tem outro cargo ela é imprescindível para que consiga entregar todas as suas tarefas com o desempenho que é esperado de você.

Utilize aplicativos como o Google Keep e o Toggl para administrar os jobs que precisa fazer e quanto tempo dedica a eles e aposte nas planilhas para se organizar financeiramente!

2. Adquira as ferramentas certas

Falando em aplicativos para otimizar a rotina de freelas será preciso conhecer muitos deles. Ferramentas como o Wave podem ajudá-lo a criar orçamentos com mais facilidade e recursos de gestão de projetos tais quais o Runrun.it darão visibilidade para você e para os seus clientes.

Dependendo da área na qual se faz freelas outros recursos poderão ajudar a ser mais produtivo. Listamos mais de 100 aplicativos e ferramentas que podem facilitar sua rotina nessa planilha. Acesse e já comece a aumentar sua produtividade hoje!

3. Encontre o ambiente de trabalho ideal

Trabalhar em casa não significa que será tudo perfeito. Encontrar o ambiente ideal dentro do lugar em que você mora pode ser um desafio em si. Se nele houver todas as distrações do mundo é muito improvável que você consiga os resultados que deseja.

Procure um ambiente que o estimule e permita fazer suas tarefas sem muita enrolação. Isso irá lhe ajudar a administrar melhor o tempo e a quantidade de jobs que precisa completar.

4. Invista em marketing pessoal

Para encontrar clientes parte do tempo que você dedica aos freelas deverá ser colocado na sua autopromoção. Um bom portfólio e um site bem cuidado podem ajudá-lo a conquistar novos parceiros e ampliar as suas opções como profissional autônomo.

5. Trace metas

A fim de trazer sempre um bom resultado no final de cada mês será preciso criar regras. Estabeleça metas de trabalho e tente ater-se a elas sempre que possível. Objetivos claros o ajudarão a ser mais disciplinado e a render mais.

6. Tenha um pé de meia

Talvez algum imprevisto faça com que você tenha de deixar os freelas de lado por um tempo ou quem sabe nas suas férias do emprego tradicional trabalhar nos seus jobs não seja exatamente o que você procura.

Separe algumas economias para lidar tanto com os meses em que o trabalho não é tão constante quanto de costume quanto com aqueles períodos em que descansar é a sua prioridade.

7. Invista na própria saúde

Boas noites de sono, exercícios regulares e hobbies podem ajudá-lo a ser um profissional melhor. Afinal, você não é uma máquina e precisa de alguns incentivos para continuar funcionando.

Invista na própria saúde para conciliar carreira e trabalho freelancer sem que nenhuma de suas atividades seja prejudicada.

Não dá para dizer que será a tarefa mais fácil do mundo conciliar carreira e trabalho freelancer. Você precisará se esforçar de uma maneira como nunca fez antes em sua vida e talvez esse seja o grande desafio.

Ao contrário de trabalhar e estudar, que são atividades muito diferentes, trabalhar e fazer freelas pode pesar na cabeça de uma pessoa e estimulá-la a abandonar uma dessas duas atividades.

Entretanto, com organização, sabendo separar um tempo para as suas atividades pessoais e investindo na própria saúde, você poderá fazer uma renda extra como profissional autônomo e não terá problemas no longo prazo.

E ainda terá a oportunidade de experimentar uma carreira diferente e decidir se, quem sabe, fazer freelas em tempo integral é o que você sempre sonhou.

Buscando conciliar carreira com trabalho freelancer, mas ainda não encontrou a oportunidade certa? Venha ser redator da Plataforma Rock Content! Temos oportunidades abertas para que você comece a trabalhar agora mesmo.

Esse texto foi escrito pela Rock Content, numa parceria com a Profissas. Se quiser conhecer um pouquinho mais sobre eles, é só acessar este link 🙂

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *