Vida

7 dicas da Profissas para desacelerar e aproveitar bem o final do ano

O ano de 2021 tem sido bem puxado: pandemia, hospitais lotados, pessoas morrendo, desemprego, a casa que virou ambiente de trabalho… socorro! Pare o mundo que eu quero descer!

Em virtude do coronavírus, muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Estamos mais comedidos em relação à saúde e atentos a todas as informações que chegam pelas redes sociais. Ao menor sinal de uma nova variante, a população fica em estado de alerta, só esperando o que vem pela frente.

Mas nem tudo foi tão ruim assim. A chegada da vacina trouxe esperança e até certa normalidade em meio ao caos vivenciados nos últimos dois anos. Mesmo que os cuidados sanitários ainda não possam ser abandonados, é hora de relaxar, deixar o passado no passado e se preparar para viver o novo.

O que esperar de 2022?

Cada pessoa tem suas expectativas particulares e o desejo de que elas se cumpram totalmente. Mas o mundo está tão virado que até as previsões dos últimos tempos, feitas por especialistas nas mais diversas áreas, não foram muito assertivas.

Diante de tudo que vem acontecendo, e com o aumento da ansiedade e outras condições de saúde mental, podemos dizer com propriedade que não vamos apostar todas as nossas fichas no futuro, mas fazer acontecer no agora.

Para chegar em 2022 com o pé direito e cheio de energia, é preciso começar andar mais devagar, apreciar o simples e deixar a agitação de lado. O momento é de aproveitar as 7 dicas para desacelerar e aproveitar bem o final de ano.

Confira!

Evite a internet

Em tempos em que a tecnologia das redes sociais toma conta do nosso cotidiano, é difícil não dar uma olhadinha no celular. Mesmo que não consiga ficar um dia sem internet, tente ficar mais tempo longe das telas. Você vai ver que existe vida fora delas – e costuma ser bem mais interessante.

O excesso de estímulos que recebemos da internet nos deixa agitados, estressados e até dificulta a pegar no sono. Tirar um momento para se desconectar é importante para melhorar sua qualidade de vida.

Tire um tempo para fazer coisas simples

Existem coisas que nos fazem muito bem e que, com a correria do dia a dia, ficam em segundo plano. Nesse final de ano, reserve um tempo para realizar coisas simples, mas com grandes significados, como conversar com o vizinho, brincar com o cachorro, passar mais tempo com as crianças, molhar as plantas, fazer jardinagem ou mesmo reorganizar os armários.

Leia um livro

Sabe aquele livro que você sempre teve vontade de ler, mas que, por falta de tempo, fica sempre na fila de espera? É hora de recuperar esse hábito tão importante e colocar a leitura em dia.

Em tempos de leituras rápidas e midiáticas como as das redes sociais, é importante manter o cérebro funcionando com livros mais profundos que mexem com a cabeça e alma.

E, pra aproveitar a deixa, se você curte um romance, que tal ler o meu gratuitamente? É só clicar aqui!

Divirta-se na cozinha

Se você adora se aventurar na cozinha e vai ficar em casa nesse finalzinho de ano, é hora de colocar a mão na massa – literalmente – e deixar a criatividade tomar conta.

Faça uma receita nova ou recrie aquilo que você faz todos os dias. O mais importante é não se sentir na obrigação de acertar; apenas se divirta.

Dormir bem

Uma boa noite de sono tem o poder de restaurar a mente, o corpo e ainda acalmar o coração. Então, aproveite para dormir não somente à noite, mas também durante o dia, se você estiver em recesso, sem medo de ser feliz.

Isso vai te ajudar a relaxar e te fazer sentir mais renovada.

Pausa para o chá

Na agitação do dia a dia, mal temos tempo de fazer um lanchinho ou tomar um chá com as amigas. O corre é tão grande que as refeições são feitas na frente do computador mesmo. Alguém se identifica?

O momento é de desacelerar e relaxar. Por isso, faça pausas para o chá da tarde, com biscoitos e bolinhos. Aproveite e chame pessoas queridas para dividir esse momento de pura alegria com você.

Um passeio de bicicleta pode ser incrível

Há quanto tempo você não faz um passeio tranquilo de bicicleta? A vida moderna nos impulsiona à locomoção só com carro, ônibus e outros meios que nos permitam ficar de cabeça baixa, olhando o celular.

Deixe o carro na garagem, esqueça o celular dentro da bolsa e fique longe das áreas agitadas dos grandes centros urbanos. Pegue a bicicleta e pedale buscando outras rotas, aquelas em que se pode apreciar o belo ou aquilo que ainda não foi explorado pelos seus olhos.

Como vimos, existem muitas coisas que se pode fazer para desacelerar, esquecer um pouco dos problemas, do trabalho e aproveitar bem o final de ano. Aproveitando, a Profissas deseja a todos um 2022 cheio de boas energias, alegre, feliz e tranquilo na medida certa!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *