Timidez

5 maneiras de vencer a timidez um dia de cada vez

Timidez não é defeito, e sim característica. Se você lê nosso blog com frequência, está careca de saber disso. Mas, como qualquer característica, essa, quando incomoda, pode ser mudada. O único problema é saber por onde começar.

Se essa é a sua situação, a primeira dica é manter a calma. Um tímido ansioso acaba criando para si vários impedimentos para reverter sua própria situação. Depois, com os pensamentos no lugar, a dica é viver. Isso mesmo: dia após dia, com pequenas atitudes que despertam coragem, você pode vencer a timidez e encarar qualquer cenário de exposição que antes temia, como falar em público ou, simplesmente, dar bom dia ao crush.

Tudo o que você tem que se lembrar para começar é que sua timidez, em qualquer nível que esteja, não é um defeito e não te faz pior do que ninguém. Ela é apenas uma marca da sua personalidade – e deve ser tratada com carinho, pois também te transformou na pessoa que você é. E, se você quer ser sempre melhor, ela também é um ponto a se agradecer por isso.

Com essa realidade em mente, teste esses cinco passos abaixo para vencer a timidez. E, se quiser agilizar o processo, a Profissas tem um curso que você não pode deixar de espiar. Garantimos que, depois desse combo de formas de vencer a timidez, o difícil vai ser se lembrar da época em que você tinha vergonha até da própria sombra.

#1 Cumprimente

A primeira regra do tímido que quer deixar de ser tímido é cumprimentar as pessoas. Mas não com os olhos caídos, a cabeça baixa, falando mais para dentro do que para fora: endireite esses ombros, olhe firme para as pessoas, sorria e cumprimente em alto e bom som.

Desde um simples bom dia ao motorista do ônibus até um robusto aperto de mão de “oi, como vai?” em uma reunião de trabalho, todas as formas de estabelecer contato, mesmo que rapidamente, vão te deixar mais tímido com o passar dos anos.

Lembre-se que, mesmo no elevador, que é o templo sagrado do constrangimento, as pessoas nunca vão achar ruim de serem bem tratadas, e é esse o cuidado que um cumprimento passa. Melhor receber um sorriso de volta – ou até mesmo nada, se a outra pessoa for tímida (ou arrogante) – do que o título de “mal humorado do prédio”, não é mesmo?

#2 Olhe nos olhos

Por falar nisso, faça contato visual quando estiver falando, com qualquer pessoa, o tempo todo. Dizem que os olhos são o espelho da alma; então, o que você precisa começar a fazer é conhecer a alma, e não apenas o rosto, das pessoas com quem conversa.

Os olhos têm um poder incrível de atração e é por isso que muitos tímidos morrem de medo de olhar nos olhos das outras pessoas. No começo é difícil estabelecer contato visual por um longo período de tempo, mas não desista. Faça disso um hábito e logo, logo você olhará nos olhos com sinceridade e acolhimento, deixando cair mais uma barreira da sua timidez.

#3 Pose de super-herói

Um dos TED talks mais famosos de todos os tempos fala sobre como fazer uma pose de super-herói antes de um acontecimento importante, como uma reunião, entrevista de emprego ou a hora do seu casamento, te dá mais confiança de vencer o desafio.

No caso do tímido, a exposição é sempre um grande desafio. Aparecer para os momentos de exposição todo torto, com o corpo desalinhado, a cabeça baixa, vai sempre trazer desconfiança – e não para os outros, é para você mesmo. Portanto, aprume-se. Mantenha a espinha ereta, a cabeça erguida e a mente aberta ao novo. Se precisar, antes de um acontecimento importante, coloque também as mãos na cintura, na pose de super-herói, dentro do quarto ou banheiro. Acredite que dará tudo certo e siga a vida, porque vai dar tudo certo.

#4 Estabeleça confiança

É acreditando nisso que você começa a estabelecer confiança consigo mesmo e achar que é capaz dos feitos que almeja. Não se culpe por antecipação ou se limite por suas incapacidades. Hoje você pode não conseguir falar em público, mas não há nada que a prática não resolva. Hoje talvez você não consiga expor suas ideias na mesa de reunião, mas amanhã é um outro dia para a tentativa.

Faça o que tem que ser feito para acreditar em si mesmo, e entenda que esse é um caminho que ninguém vai conhecer mais do que você. Tudo o que você precisa para deixar de ser tão tímido é um pouco mais de confiança na sua capacidade. Todos nós sabemos que isso você tem de sobra. 😉

#5 Crie hábitos de exposição

Por fim, não tente fazer tudo isso para, ao fim do dia, se esconder no quarto e sofrer. Enfrente seu medo de exposição e exponha-se.

Participe de grupos de sarau, de teatro, de leitura de poesias ou da pelada do condomínio. Jogue truco – e grite. Quando alguém te perguntar algo na mesa de bar, fale com vontade sobre aquilo, se for um assunto que você domina e gosta. Não tenha medo de chorar em público, se estiver emocionado, de rir ou de sentir raiva.

Todos esses sentimentos são humanos e tudo o que as pessoas podem esperar, ou exigir, de você é humanidade. Se você começa a criar hábitos de exposição, primeiro no seu círculo de amizades ou familiares em quem confia, e depois expande para seu ambiente de trabalho ou locais desconhecidos, logo estará pronto para ver sua timidez ficar guardadinha na gaveta enquanto você desenvolve algo que lhe é importante e exige habilidades sociais.

A timidez não é um defeito, mas pode ser o primeiro passo para que você descubra a sua melhor versão.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *