Produtividade

5 dicas para manter uma rotina de trabalho mais produtiva

A rotina estressante do nosso dia a dia pode prejudicar muito nossa saúde mental e física, por consequência não conseguimos desenvolver nossas atividades ou acabamos sempre procrastinando. Para que isso não aconteça mais existe uma série de ferramentas e técnicas. E hoje quero dar 5 dicas para vocês manterem uma rotina de trabalho mais produtiva que são fáceis e muito simples de aplicar!

#1 APRENDA A CRIAR UMA ROTINA QUE FACILITE SEU TRABALHO

É na rotina que desenvolvemos, ou não, nossas atividades e é nela também que podemos observar porque não conseguimos ser mais produtivos.

Por isso, aprenda a desenvolver rotinas para realizar suas tarefas diárias sem procrastinar e tire dela o que te distrai.

Crie uma rotina noturna, rotina matinal, rotina de início e término de expediente e assim por diante.

Use listas de tarefas, aplique os 5s, faça o que for preciso para criar uma rotina produtiva.

Sugestão de leitura para entender de rotina e hábito: O Poder do Hábito

#2 NÃO SEJA MULTI-TAREFA

Erroneamente as pessoas tem a ideia de que alguém que é super produtivo é aquele que faz mil coisas ao mesmo tempo, mas na verdade uma pessoa produtiva é um excelente alternador de tarefas.

Realizar várias tarefas ao mesmo tempo só vão te manter ocupado, e você gastará muita energia em coisas que não precisaria naquele momento, por exemplo.

Para te ajudar faça o seguinte: pegue todas as tarefas que você precisa fazer naquela semana e divida ela entre os dias.  Não gaste toda a energia de uma só vez numa tarefa, pois, ao invés de ter várias grandes tarefas naquele dia você terá  partes de tarefas  que serão alternadas entre suas atividades cotidianas.

Ou, se você conseguir separar 1 dia da semana para cada coisa e conseguir fazer isso, também é super eficaz. Eu por exemplo tenho o dia de produzir textos, de fazer fotos, de estudar, de criar materiais para o trabalho, de revisar meus projetos e planilhas e etc e funciona super bem.

#3 DÊ UM BREAK

Nosso cérebro trabalha com picos de energia e não tem como manter uma linha excelente de produtividade por horas a fio, é preciso breves intervalos para respirar, tomar uma água, alongar os músculos, caminhar um pouco para movimentar o corpo e aí então voltar com foco total.

Eu sempre recomendo dar uma pausa a cada 1 hora a 1h30 de trabalho. Parar de 5 a 10 minutos e depois voltar a ação.

#4 USE SUA ENERGIA COM ESTRATÉGIA

Lembram o que eu falei sobre rotina, não ser um multi-tarefa e dar um break? Agora podemos perceber quando nossa energia/disposição está mais alta.

Por isso, realize tarefas complexas nesses momentos de maior energia. Se deixar para depois, vai acabar não fazendo no dia ou até mesmo tendo um retrabalho por ter cometido erros.

Use sua energia com inteligência! Lembram do break? Você pode fazer um break quando percebe que tem muita coisa pra fazer e não sabe por onde começar. A dica é: faça uma lista, analise o que é prioridade, o que leva mais tempo e reorganize suas atividades sempre que achar necessário.

#5 DIVIRTA-SE PARA RELAXAR

E por último e não menos importante: a diversão.

Em momentos de muito estresse não conseguimos nem pensar direito, por isso encontre alguma forma de se distrair. Você conhece  o que te relaxa ou deixa mais feliz?

Eu, por exemplo, quando estou com fadiga mental, mas preciso concluir alguma tarefa, sempre assisto alguns vídeos engraçados de animais e  isso me deixa mais calma e dá até uma renovada nas minhas energias.

Então, conheça o que te deixa bem para “recarregar suas energias” naqueles momentos mais cansativos durante a sua semana.

Resumindo então: crie rotinas que proporcionem um dia de trabalho mais produtivo, alterne suas tarefas ao longo do dia ou da semana, dê pausas durante o seu trabalho, entenda sua energia e encontre formas de diversão.

Mas isso tudo só vai funcionar se você realmente vê sentido no que está fazendo, algumas vezes procrastinamos ou não somos produtivos por não estar mais gostando no nosso trabalho, então tente entender antes porque você não consegue produzir: é a motivação ou é a falta de organização?

Espero que esse artigo tenha feito sentido para você e te ajude bastante!

Um grande abraço e até a próxima dica!

Comentários (1)
  1. Adorei as dicas! Muito obrigada Milene por compartilhar seu conhecimento.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

×
Ei! Se precisar de algo, estamos aqui pra te ajudar! :)