Marketing

O que é e por que sua empresa precisa de um site responsivo

Em 18 de Março de 2015 o Google lançou uma campanha chamada #MobileMadness para auxiliar webmasters e donos de negócios a se adaptarem às novas atualizações de seu sistema de classificação de resultados (SEO) que, a partir de 21 de Abril, passaria a levar em consideração o desempenho do site responsivo em dispositivos móveis na hora de mostrar os resultados de uma pesquisa.

Enquanto nos Estados Unidos e alguns outros países como a Austrália a notícia ganhou uma atenção especial, principalmente entre os estudantes de marketing, no Brasil ela não teve tanta repercussão, o que é surpreendente em um país em que 51 milhões de pessoas acessam a internet por celular todos os dias e as vendas de smartphones já haviam ultrapassam as vendas de computadores pessoais desde 2012.

Mas afinal, o que é um site responsivo e por que o Google decidiu leva-los em consideração em suas pesquisas?

Conteúdo é como água

Um site responsivo (também conhecido como site flexível) é um site cujo design automaticamente se ajusta ao dispositivo do usuário, como por exemplo os smarphones e tablets. Na prática, um site responsivo faz com que seus clientes possam navegar em seu site com facilidade a partir de qualquer dispositivo móvel ao invés de dependerem exclusivamente de um computador pessoal, como era o caso de alguns anos atrás.

Experimente minimizar e maximizar o nosso site Profissas e repare que os textos e o menu se ajustam automaticamente, mantendo uma navegação fácil e permitindo ao usuário visualizar com clareza todo seu conteúdo, independente do tamanho da janela.

Isso é um site responsivo.

Uma pesquisa realizada pelo site de compras coletivas Groupon indicou que 20,6% dos brasileiros já utilizam os smartphones para fazer compras online. Ou seja, se sua empresa trabalha com vendas e ainda não possui um site responsivo, provavelmente ela está deixando de vender para uma boa parcela da população e também perdendo a oportunidade de conquistar novos clientes, uma vez que apenas em 2014 as vendas de smartphones no Brasil cresceram 55%.

Criar um site responsivo é um processo simples e econômico para qualquer empresa, porém é muito importante selecionar os profissionais certos para que o design e a programação do site seja realmente de qualidade.

Por quê? Sete em cada 10 dez pessoas que acessarem seu site via celular vão esperar no máximo 5 segundos para a página abrir e a cada 10 pessoas que tiverem dificuldades em acessa-lo, quatro não voltarão a tentar.

A partir do momento em que as pessoas começaram a usar os smartphones para acessar a internet com mais frequência do que os computadores pessoais, ter um site responsivo deixou de ser apenas mais uma vantagem e passou a ser fundamental para qualquer empresa que busca crescer.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing ou como dar os seus primeiros passos no Marketing Digital? Confira nosso eBook exclusivo e veja, em alguns minutos, tudo o que você precisa saber para criar a sua primeira estratégia focada em resultados.

Marketing Digital para iniciantes

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *