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Como criar uma campanha no Facebook Ads que realmente funcione

Se você já trabalha ou deseja trabalhar com Inbound Marketing, já deve (ou deveria!) saber que o Facebook Ads é uma das ferramentas mais poderosas quando se trata em alcançar uma amostra considerável do seu público alvo nas redes sociais.

Mas será que você sabe como criar uma campanha no Facebook Ads que realmente funcione?

Se não, é hora de aprender.

A partir de agora vamos abordar os três fatores fundamentais que irão garantir o sucesso de sua campanha nessa rede social que amamos tanto. 🙂

1. Imagens

Lembra daquele clichê “uma imagem diz mais do que mil palavras?”.

Nas redes sociais ele é mais verdade ainda, uma vez que alguns estudos já comprovaram que postagens com imagens podem aumentar o engajamento em até 39%.

Não existe nenhuma regra ou fórmula mágica sobre qual a imagem ideal para a sua postagem, uma vez que a escolha vai depender muito do seu nicho de mercado e objetivo com a campanha de Facebook Ads.

Mas algumas dessas práticas podem ser realmente úteis, independente do caso:

a. Use o dimensionamento da imagem de acordo com as recomendações do Facebook para evitar a “quebra” das imagens – principalmente em smartphones, uma vez que até 2015 mais de 30% das pessoas apenas acessavam a rede social através de seus dispositivos móveis.

Os dimensionamentos recomendados são os seguintes:

Qual o tamanho das imagens no Facebook?

b. Escolha imagens nas quais o seu público alvo podem se identificar de alguma forma. Inclusive, imagens “realistas” possuem uma chance muito maior de engajar o público do que imagens profissionais e cheias de efeitos.

c. Obedeça a regra dos 20% do Facebook Ads, que só permite o impulsionamento de postagens cuja imagem não possua mais do que 20% da sua área total preenchida com texto.

Você pode fazer os testes pela ferramenta do próprio Facebook.

d. Tenha um diferencial, e tenha em mente que um usuário típico do Facebook vê centenas {se não milhares) de imagens por dia, e por isso é preciso ter algo realmente diferenciado para ganhar a atenção dele.

2. Chamadas

Lembra daquele estudo que mostrou que imagens podem aumentar o engajamento de uma postagem em até 39%? O mesmo estudo levantou que postagens mais curtas também é um fator importante para garantir o maior engajamento das suas campanhas.

Por isso esqueça os textos gigantes – que no Facebook significa textos maiores de 3 linhas – e foque em “fisgar” o usuário através de frases curtas, objetivas e chamativas. Importante lembrar também o critério de 90 caracteres que é necessário considerar na hora de fazer seu anúncio no Facebook Ads.

Exemplo de Facebook Ads Profissas

É claro que fazer isso é muito mais fácil na teoria do que na prática, principalmente porque a linha comunicativa pode mudar de acordo com o público-alvo e tipo de negócio que está fazendo a campanha.

Mas para não deixar esta parte mais abstrata do que já está, seguem algumas dicas:

  • Use pelo menos um verbo de ação no início da chamada. Ex: “Visite a nossa página para…”
  • Deixe claro o benefício. Ex: “Visite esta página para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo sobre produtividade!”
  • Foque no benefício, não no produto. Ex: Aumente sua produtividade com o Produto X” ao invés de “Use o Produto X para aumentar a sua produtividade”.
  • Faça perguntas para despertar interesse. Ex: Você sabia que pode aumentar a sua produtividade em até 12 vezes?
  • Levante um problema. Ex: Não está conseguindo produzir o suficiente? Visite…”

É importante ressaltar que essas chamadas são exemplos bem simples, e que não devem ser usados como garantia de sucesso da sua campanha – tudo vai depender do seu objetivo, do seu produto e – principalmente – do seu público-alvo  

3. Segmentação

Para começar, é preciso entender que o Facebook Ads pode sim alcançar um número muito grande de pessoas, mas essa não é a sua principal vantagem.

A característica responsável pelo sucesso do Facebook Ads (e do Facebook, para falar a verdade) é a possibilidade de segmentar o público-alvo das campanhas, o que aumenta consideravelmente as chances das pessoas atingidas a se interessarem pelo seu anúncio.

A segmentação do Facebook Ads é relativamente simples, mas pode ficar mais complexa conforme você se aprofunda no assunto. Por isso, se você não é um especialista no assunto, é bom começar com o básico.

E o que é o básico?

Assim que você realiza uma postagem e clica em “Impulsionar Publicação”, no canto inferior direito da imagem da postagem, a seguinte janela aparecerá para você:

Como criar Facebook Ads

Tá vendo a sessão “Público”, ali do lado esquerdo? Então, é ali que você irá segmentar o seu público.

Observação: Certifique-se de que a opção “Pessoas que você seleciona através de direcionamento” esteja marcada para que os próximos passos façam sentido.

Primeiro clique em “Criar novo público” e dê um nome para ele. Essa possibilidade de criar diferentes grupos é extremamente útil para quem trabalha com vários anúncios a partir de uma mesma conta.

Agora você precisa definir a localização, os interesses e a idade do público que você deseja que este anúncio seja direcionado. Isso pode ser feito com base nas suas Personas da sua estratégia de Inbound Marketing.

Se tudo isso parece grego para você, não se preocupe. Entre em contato com a gente e te explicamos tudo passo a passo, ok? 🙂

E agora?

Depois é só clicar em Impulsionar e esperar os clientes aparecem, certo?

Nope.

Para criar uma campanha de Facebook Ads que realmente funcione, é preciso analisar a performance da mesma ao longo do tempo e fazer as alterações conforme forem os resultados.

Como analisar e otimizar as suas campanhas no Facebook Ads pede um artigo exclusivo, e não se preocupe, já estamos trabalhando nisso! 🙂

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