Marketing

3 Erros terríveis (e comuns) de empresas que tentam vender mais no meio digital

Você tem ou trabalha em uma empresa que procura vender mais no meio digital? Então imagine a seguinte situação:

Você quer fazer a sua empresa crescer de alguma forma, e pesquisando um pouco na internet, decide que deve investir no Inbound Marketing. No dia seguinte você já personalizou todas as suas páginas nas redes sociais, pensou em algumas campanhas para atrair atenção e até mesmo já separou um dinheiro para investir no Google Adwords ou Facebook Ads.

Essas são as “táticas infalíveis” que você leu nos artigos que pesquisou, portanto não tem como dar errado, certo?

Mais ou menos.

Apesar dessas práticas poderem sim trazer ótimos resultados para a sua empresa, fazer tudo isso de forma isolada, sem entender seu público e sem planejamento, provavelmente só vai fazer você perder dinheiro.

A verdade é que o Inbound Marketing é uma estratégia muito mais ampla do que se imagina. Cada etapa do processo deve ser estudada, planejada e reavaliada de forma consistente, baseado em métricas e não “achismos”.

Profissas Inbound Marketing

Como não queremos ver ninguém por aqui perdendo dinheiro com ações inúteis ou pouco eficientes, resolvemos levantar quais são os erros mais terríveis que observamos empresas (principalmente pequenas e médias) fazendo na hora de tentar aumentar as vendas no meio digital com o Inbound Marketing.

Se tiver dúvida com qualquer um dos pontos, recomendamos que você faça o download gratuito do nosso ebook Marketing Digital: O Passo a Passo Completo Para Iniciantes. Nele explicamos de forma simples e prática tudo o que você precisa saber para alavancar suas vendas com a internet.

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1. Não conhecer o seu público

Pode parecer mentira, mas tem muita empresa por ai tentando vender serviços e produtos para todos os lados, sem ao menos saber quem são seus potenciais clientes.

Conhecer seu público na hora de vender na internet é fundamental
Não seja uma dessas empresas

Conhecer bem o seu público alvo vai ajudar a direcionar todos os esforços de Inbound Marketing para as pessoas certas, que possuem um perfil compatível com o que a sua empresa está oferecendo, seja um serviço ou produto.

Além de ser o mínimo necessário para criar uma estratégia de vendas eficiente, conhecer o seu público vai evitar uma série de gastos com campanhas sem segmentação no Facebook Ads, CPC (Custo Por Clique) no Google Adwords e em qualquer outra plataforma de marketing que te ofereça a possibilidade de segmentar o seu público – isto é, todas.

Na pática, conhecer o seu público-alvo significa criar Personas de acordo com as informações que você tem sobre seus possíveis clientes, com base em experiências e não “achismo”.

Para saber mais sobre definição de Personas e como ela é importante para qualquer estratégia de Inbound Marketing, a Rock Content tem um excelente artigo sobre o tema. Clique aqui para ler na íntegra.

2. Achar que o Marketing Digital se limita às redes sociais

Apesar das redes sociais serem praticamente indispensáveis para qualquer empresa que queira vender mais com o Inbound Marketing, se limitar à elas é a mesma coisa que criar uma nave espacial e esperar que ela vá para o espaço sozinha.

Vender mais no meio digital
Certas coisas não acontecem “do nada”

São centenas de aspectos que devem ser levados em consideração, abrangendo desde a escolha das redes sociais até a segmentação das campanhas pagas, como Facebook Ads e Google AdWords.

Só para citar alguns destes aspectos:

  • Escolha da plataforma;
  • Segmentação do público-alvo;
  • Criação de conteúdo;
  • Definição da linha comunicativa;
  • Atendimento ao cliente;
  • Planejamento de campanhas pagas.

Investir em ações dentro das redes sociais sem o mínimo de conhecimento sobre cada um desses aspectos é perda de tempo e dinheiro, além de poder – em alguns casos – acabar mais prejudicando do que aumentando as vendas de sua empresa.

3. Não ter um site com foco em resultados

Com mais de um trilhão de páginas online na internet, você acha mesmo que apenas criar um site comum vai ser o suficiente para se destacar no mercado? Quantidade de sites na internet

Um site eficiente que realmente gere resultados para sua empresa precisa ser responsivo, com conteúdo de qualidade, otimizado para SEO (Search Engine Optimization) e desenvolvido a partir de conceitos modernos de Experiência do Usuário (UX).

Parece que estamos falando grego? Temos um Ebook que explica detalhadamente cada um desses conceitos, clique aqui e faça o download gratuito caso queira se aprofundar no assunto.

Algum desses erros te parecem familiar?

Pode ser desanimador saber que algumas das práticas mais comuns do Inbound Marketing são feitas de forma errada por boa parte das pequenas e médias empresas, principalmente se uma delas for a sua.

Mas pensando pelo lado positivo, pode ser ótimo!

Afinal, se fosse fácil, todo mundo faria e provavelmente o Inbound Marketing não seria tão eficiente o quanto é hoje. E vamos ser sinceros, se todo mundo comete esses erros, as chances de quem faz certo se destacar é muito maior.

Por isso não fique preso à conceitos engessados e generalistas. Estude o Inbound Marketing de forma mais profunda ou busque ajuda com uma empresa que já faz isso – muito bem – há anos.

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